Categories: noticias-corporativas

Como uma agência de branding cria a identidade de uma marca?

São Paulo, SP 28/4/2023 – Uma imagem forte e consistente é essencial para gerar uma conexão emocional com o público-alvo e diferenciar uma marca da concorrência

Um planejamento de identidade visual e de comunicação é capaz de dar personalidade e destaque a um negócio

No marketing, branding (ou gestão de marca) é o conjunto de ações que visam criar, implementar e administrar a imagem e a personalidade de uma empresa. Essas estratégias incluem desde a definição da missão e da visão da marca até a escolha do nome, da identidade visual, do tom de voz e da linguagem utilizada em todas as comunicações.

O objetivo do branding é criar uma relação autêntica com o público, diferenciar-se da concorrência e construir uma percepção positiva e consistente da empresa ao longo do tempo. Sendo assim, a criação de uma identidade para uma marca é uma das funções mais importantes de uma agência de branding.

Segundo Rodrigo Gomes, CEO da agência de marketing digital Tupiniquim, a personalidade da marca é a maneira como a empresa se apresenta ao público, sua “voz” e estilo de comunicação. “Uma imagem forte e consistente é essencial para gerar uma conexão emocional com o público-alvo e diferenciar uma marca da concorrência”, explica o sócio fundador da agência paulistana.

A primeira etapa para desenvolver a identidade de uma marca é entender o público-alvo dela e o mercado em que a empresa está inserida. Para isso, a agência de branding faz pesquisas e análises para identificar os valores, hábitos e necessidades do público, além de avaliar a concorrência para definir o posicionamento da marca.

A partir dessas informações, a agência cria a persona do negócio, que é uma representação semifictícia do público-alvo da empresa. Por meio da persona, é possível definir características como idade, gênero, interesses e estilo de vida, e usar esses dados como referência para a elaboração da personalidade da marca.

A imagem de uma marca envolve diversos aspectos, como, por exemplo, a escolha da linguagem e do tom de voz, a definição de valores e princípios, e a criação de um visual que reflita a identidade da marca. “Tudo isso deve ser pensado detalhadamente para criar uma experiência consistente para o público e transmitir a mensagem da marca de forma clara e coerente”, diz Rodrigo Gomes, da Tupiniquim.

É importante lembrar que a identidade de uma marca não é algo estático. Ela pode evoluir e se adaptar ao longo do tempo, de acordo com as mudanças do mercado e das necessidades dos consumidores. Por isso, também é papel de uma agência de branding atuar no monitoramento de tendências e na gestão da personalidade da marca, para garantir que ela continue relevante e conectada com o público que ela pretende impactar e prospectar.

Website: https://www.agenciatupiniquim.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

SICPA líder mundial em marcação de combustíveis por volume, com mais de 60 bilhões de litros marcados por ano

Em menos de uma década, a SICPA tornou-se líder de mercado global em serviços de…

8 horas ago

SLB anunciará resultados do terceiro trimestre de 2024

A SLB (NYSE: SLB) realizará uma teleconferência em 18 de outubro de 2024 para expor…

8 horas ago

SLB e ADNOC Drilling fazem parceria para desenvolvimento de petróleo e gás não convencional

O acordo acelerará o escopo inicial de 144 poços não convencionais para entrega até o…

1 dia ago

A Bitget Wallet lança Kit de Desenvolvimento OmniConnect, conectando um bilhão de usuários do Telegram ao ecossistema Web3 multichain

VICTORIA, Seychelles, Sept. 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget Wallet, uma das principais carteiras…

1 dia ago

Copeland revela identidade de marca unificada em todo o portfólio de produtos

Líder do setor se concentra em proporcionar experiências perfeitas aos clientes, fornecendo soluções climáticas de…

1 dia ago

Brasil está entre principais alvos de ataques de ransomware

Dados recentes evidenciam a vulnerabilidade que os negócios enfrentam, avalia especialista da Brasiline Tecnologia. Investimentos…

1 dia ago