Categories: noticias-corporativas

Dia Nacional da Educação: empresas investem no avanço educacional de jovens

2/5/2023 –

Levantamento mostra que em 2020, a iniciativa privada investiu R$ 5,3 bilhões em projetos sociais, dos quais 70% deles tinham foco na educação

O Dia Nacional da Educação é comemorado neste 28 de abril e marca a importância do incentivo e conscientização do estímulo a educação nas escolas, no ambiente familiar e em sociedade. Além das ações que o Governo realiza nos estados do Brasil a anos, percebe-se cada vez mais a atuação de empresas privadas, que têm como propósito aumentar sua responsabilidade social, contribuindo com ações práticas para o desenvolvimento escolar com foco na inovação e estímulo ao aprendizado.

De acordo com o censo realizado pelo GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), a iniciativa privada investiu R$ 5,3 bilhões em projetos sociais em 2020. Os investimentos realizados na área educacional se sobressaem a projetos desenvolvidos em outras áreas, tanto que 70% desse valor foi destinado a iniciativas relacionadas à educação pública. O valor é 53% maior do que o registrado no censo realizado pelo GIFE em 2018.  

O aporte destinado pelas empresas para esses tipos de projetos proporciona que meninos e meninas das comunidades onde estas estão inseridas recebam mais acesso a projetos educacionais de desenvolvimento pessoal e profissional. Assim como permitem que os alunos façam atividades complementares como, por exemplo, robótica, teatro e música.

Um exemplo prático de como isso acontece fica na cidade de Belo Jardim, localizada na região agreste de Pernambuco. Lá, a Baterias Moura, por meio do Instituto Conceição Moura, investe ao longo dos últimos 8 anos em projetos sociais e educacionais na cidade. Alguns deles acontecem em parceria com a Prefeitura de Belo Jardim e outros são promovidos diretamente pelo próprio Instituto. Tais ações impactam diversas áreas, com crianças e jovens das mais variadas idades, como na primeira infância, na educação de qualidade, na formação de jovens e na arte e cultura. 

“Ao longo do ano de 2022, atingimos com nossos 21 projetos áreas como educação, cultura, inovação e cidadania, atingindo um marco de quase 30 mil inscrições que, consequentemente, impactaram a vida de crianças, jovens e adultos. Foi um investimento de cerca de R$ 3 milhões pela Baterias Moura”, destaca a coordenadora executiva do Instituto, Lorena Tenório.

Em artigo publicado no site do BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo), é destacada a importância do investimento social privado para a educação. No texto, é feito um alerta pelo Banco Mundial sobre o impacto negativo na educação por conta da pandemia, principalmente, em países da América Latina e Caribe. Diante desse contexto, os aportes feitos por empresas privadas em projetos na área de educação, que visem o desenvolvimento de estudantes, são de extrema importância, contribuindo de forma efetiva para a redução da defasagem educacional no Brasil.

Website: https://www.moura.com.br/sobre-nos/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Andersen Global acrescenta recursos de fusões e aquisições e de banco de investimentos à plataforma na África do Sul

A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…

23 horas ago

Cloudera Lança Novo Assistente de IA para Ajudar a Aumentar a Eficiência dos Profissionais de Dados

O Cloudera Copilot for Cloudera AI acelera a produtividade, aprimora a colaboração e apoia o…

23 horas ago

Inovação revolucionária: Suécia perto do status de país livre de fumo

Em uma conquista espetacular para a saúde pública, a Suécia anunciou que está quase alcançando…

23 horas ago

GoFundMe lança Profiles: uma nova abordagem para compartilhar e apoiar causas

A GoFundMe está lançando o GoFundMe Profiles, uma nova ferramenta criada para capacitar as pessoas…

23 horas ago

Na 12ª edição, Tattoo Week começa nesta sexta-feira em São Paulo

Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros são tatuados e o mercado do setor cresce 25%…

23 horas ago

Grupo BBF contribui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

23 horas ago