17/5/2023 – A internet via rádio, especificamente, permite que moradores de regiões que não são atendidas pela rede cabeada também possam acessar o mundo virtual
A taxa de conexão da população brasileira é de 84%, acima da média global (64%); técnico da Multpontos explica como funciona a internet via rádio e as características da modalidade
A proporção de brasileiros conectados cresceu de 70% em 2019 para 84,3% em 2023. A informação integra o relatório “Digital 2023: Brazil, de We Are Social e Meltwater”, da Kepios. Segundo o levantamento, o Brasil chegou à marca de 181,3 milhões de internautas.
Paralelamente, dados da pesquisa “Global Overview Report”, também da Kepios, produzido em parceria com a Meltwater e a We Are Social, revelam que a taxa de conexão da população é de 64%. Em 2012, 2,18 bilhões de pessoas do país acessavam a web, número que saltou para 4,95 bilhões em 2022.
“Cada vez mais, a internet conecta pessoas e possibilita o acesso ao entretenimento, educação e trabalho à distância – e ninguém quer ficar de fora”, observa Tiago Salema Pereira, técnico em redes da Multpontos Internet Franca. A empresa atua com internet fibra óptica em Franca, no interior do Estado de São Paulo.
Pereira explica que a internet via rádio, especificamente, permite que moradores de regiões que não são atendidas pela rede cabeada também possam acessar o mundo virtual. Para isso, a modalidade utiliza um par de antenas: uma na torre de transmissão e outra na casa do cliente, permitindo a transmissão e recepção do sinal emitido por ondas.
“Geralmente, as regiões que mais utilizam a conexão via rádio são as áreas rurais, ou seja, imóveis de mais difícil acesso à rede de internet”, afirma o técnico em redes da Multpontos Internet Franca.
Em média, 13 milhões de brasileiros que vivem em zonas rurais não possuem acesso à internet de qualidade, de acordo com uma pesquisa realizada pelo IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) em parceria com Banco Mundial, Bayer, Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Microsoft e Syngenta.
“Para quem mora, ou mesmo estuda ou trabalha em residências e empresas localizadas em lugares mais afastados, a internet via rádio oferece conexão frequência 5.8 Ghz de uma boa capacidade de dado”, explica Pereira.
“Para muitos, a internet via rádio é considerada uma alternativa relevante porque oferece uma conexão estável por um custo-benefício atrativo”, conclui.
Para mais informações, basta acessar: https://multpontosfranca.com.br/
Website: https://multpontosfranca.com.br/
A Indústria 4.0 representa uma oportunidade significativa para o Brasil, permitindo que as empresas adotem…
Mais de 200 horas de conteúdo, rodadas de negócios e ativações realizadas por 90 marcas…
Ao se tornar um parceiro estratégico do Centro de Comércio Internacional no SeaPort Manatee, o…
A plataforma já foi apontada por especialistas como Lily Ray, especialista em SEO para jornais…
Incorporadora repete evento neste final de semana com apartamentos localizados em São Paulo, Alphaville, Osasco…
Entre 2023 e 2025, a previsão é do surgimento de 3.430 novos casos da doença…