Categories: noticias-corporativas

Importância de dados em Marketing digital é cada vez maior

26/6/2023 –

Uso de Dados no marketing digital otimiza resultados, mas, de acordo com pesquisa da TOTVS realizada em 2020, 43% das empresas não têm condições nem mesmo de captar dados explicitados por seus clientes em compras on-line e canais de comunicação

Uma pesquisa realizada pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas apontou que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados e quase metade (43%) das marcas não são capazes de captar, através de canais de comunicação e de venda online, padrões de consumo de seus clientes.

Neste mesmo estudo, porém, 33% dos entrevistados concordaram que a inteligência de dados é um dos principais desafios a serem trabalhados no meio corporativo nos próximos anos. Isso porque, com o chamado “data abundance”, volume de dados disponíveis cada vez maior, é de grande importância que empresas analisem de forma assertiva estas informações, de modo a obter melhores insights para o desenvolvimento do negócio.

“Se não tiver uma grande análise do funil de vendas, do site, das campanhas, o negócio já estará fadado ao fracasso. Na era do Marketing Digital os dados são mais que valiosos, são necessários”, afirma o fundador da agência de marketing digital Performister Group, Guilherme Freitas.

Em 2019, a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil já havia levantado a questão do despreparo das empresas para lidar, de forma específica, com dados em estratégias de marketing. Segundo o estudo, o percentual de empresas que não acreditavam na eficiência de suas estratégias online (32,5%) e das que não mensuravam suas ações de marketing digital (35%) estavam muito próximos. E apenas 4% dos empreendimentos tinham uma estrutura sólida de gestão de dados à época da pesquisa.

Para Guilherme Freitas, o Marketing Digital não existe sem as decisões tomadas a partir de análises de dados. “Somente com dados é possível entender o comportamento do usuário e analisar o funil de vendas, peças fundamentais para desenvolver campanhas assertivas para evolução de compras”, exemplifica.

Análise de dados como estratégia de negócio

A utilização de dados para nortear a gestão empresarial é também conhecida como Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI, na sigla em inglês). Esta estratégia é composta, entre outras coisas, pelo desenvolvimento de Indicadores-Chave de Desempenho, ou Key Performance Indicators (KPIs, na sigla em inglês), e Dashboards, uma espécie de painéis para apresentar os indicadores e as métricas. O crescimento desta metodologia é exponencial, mostrando que uma empresa não pode tomar decisões sem dados.

“Com a experiência de mercado e Marketing Digital, ajudando empresas a desenvolver KPIs e Dashboards de acompanhamento, é possível afirmar que ou uma empresa utiliza os dados com eficiência ou ela está propensa a naufragar”, reforça Guilherme Freitas. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.performister.com.br/

Website: https://www.performister.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

AWS lança região de infraestrutura na Tailândia

A região da AWS na Ásia-Pacífico (Tailândia) oferece aos clientes mais opções para executar cargas…

16 horas ago

Ververica anuncia a disponibilidade pública da opção de implementação BYOC (traga sua própria nuvem) no AWS Marketplace

Isso possibilita soluções de streaming de dados em tempo real de altíssimo desempenho e dimensionáveis…

16 horas ago

Turismo em Guarapari impulsiona o mercado imobiliário

Imóveis de alto padrão em Guarapari seguem tendência de valorização observada em destinos turísticos nacionais

16 horas ago

Celular seminovo requer procedimentos de segurança contra riscos cibernéticos

Mercado de smartphone usado cresce mais de 50% em quatro anos; especialista detalha o que…

16 horas ago

Proibição do uso de celular vai além da sala de aula em SP

Para CEO da Plataforma AZ de Aprendizagem, a tecnologia evoluiu mais rápido do que a…

16 horas ago

Estética minimalista cresce no mercado dermatológico mundial

Tratamento desenvolvido na Coreia do Sul chega ao Brasil em 2025

16 horas ago