Categories: noticias-corporativas

Importância de dados em Marketing digital é cada vez maior

26/6/2023 –

Uso de Dados no marketing digital otimiza resultados, mas, de acordo com pesquisa da TOTVS realizada em 2020, 43% das empresas não têm condições nem mesmo de captar dados explicitados por seus clientes em compras on-line e canais de comunicação

Uma pesquisa realizada pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas apontou que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados e quase metade (43%) das marcas não são capazes de captar, através de canais de comunicação e de venda online, padrões de consumo de seus clientes.

Neste mesmo estudo, porém, 33% dos entrevistados concordaram que a inteligência de dados é um dos principais desafios a serem trabalhados no meio corporativo nos próximos anos. Isso porque, com o chamado “data abundance”, volume de dados disponíveis cada vez maior, é de grande importância que empresas analisem de forma assertiva estas informações, de modo a obter melhores insights para o desenvolvimento do negócio.

“Se não tiver uma grande análise do funil de vendas, do site, das campanhas, o negócio já estará fadado ao fracasso. Na era do Marketing Digital os dados são mais que valiosos, são necessários”, afirma o fundador da agência de marketing digital Performister Group, Guilherme Freitas.

Em 2019, a pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil já havia levantado a questão do despreparo das empresas para lidar, de forma específica, com dados em estratégias de marketing. Segundo o estudo, o percentual de empresas que não acreditavam na eficiência de suas estratégias online (32,5%) e das que não mensuravam suas ações de marketing digital (35%) estavam muito próximos. E apenas 4% dos empreendimentos tinham uma estrutura sólida de gestão de dados à época da pesquisa.

Para Guilherme Freitas, o Marketing Digital não existe sem as decisões tomadas a partir de análises de dados. “Somente com dados é possível entender o comportamento do usuário e analisar o funil de vendas, peças fundamentais para desenvolver campanhas assertivas para evolução de compras”, exemplifica.

Análise de dados como estratégia de negócio

A utilização de dados para nortear a gestão empresarial é também conhecida como Inteligência de Negócios, ou Business Intelligence (BI, na sigla em inglês). Esta estratégia é composta, entre outras coisas, pelo desenvolvimento de Indicadores-Chave de Desempenho, ou Key Performance Indicators (KPIs, na sigla em inglês), e Dashboards, uma espécie de painéis para apresentar os indicadores e as métricas. O crescimento desta metodologia é exponencial, mostrando que uma empresa não pode tomar decisões sem dados.

“Com a experiência de mercado e Marketing Digital, ajudando empresas a desenvolver KPIs e Dashboards de acompanhamento, é possível afirmar que ou uma empresa utiliza os dados com eficiência ou ela está propensa a naufragar”, reforça Guilherme Freitas. 

Para saber mais, basta acessar: https://www.performister.com.br/

Website: https://www.performister.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

6 horas ago

Experian é nomeada pela Fortune e pelo Great Place to Work® como um dos melhores locais de trabalho do mundo em 2024

O reconhecimento homenageia as 25 principais empresas que desenvolvem as melhores culturas de local de…

6 horas ago

Keturah finaliza obras de infraestrutura do The Ritz-Carlton Residences, Dubai, Creekside e inicia sua construção

A Keturah, o revolucionário conceito imobiliário e hoteleiro de luxo e bem-estar, anunciou marcos importantes…

1 dia ago

Cloudera Adquire Plataforma da Octopai para Fornecer Dados Confiáveis em Todo o Acervo de Dados da Nuvem Híbrida

A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…

1 dia ago

Andersen Global acrescenta recursos de fusões e aquisições e de banco de investimentos à plataforma na África do Sul

A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…

1 dia ago