30/4/2024 –
Entrada de vapores de combustível para dentro do servo freio e dano ou obstrução da mangueira de alimentação de vácuo podem prejudicar a frenagem
Responsável por aumentar e distribuir a força exercida pelo pedal por meio do diferencial de pressão e proporcionar a frenagem com maior conforto, o servo freio é parte fundamental no sistema de frenagem e, portanto, item essencial para a segurança no trânsito. Também é um dos componentes que deve ser revisado na hora da avaliar o sistema de freio, especialmente, se houver ineficiência de frenagem, normalmente identificada através do sintoma de “pedal duro”.
Entre os vários problemas que podem ocorrer com pedal do freio, a perda da eficiência de frenagem pode significar problemas no servo freio. A relação do funcionamento do pedal com o servo freio, para manter todo o sistema em boas condições, o reparador deve fazer uma revisão para verificar todos os componentes, como pastilhas, discos, tambor, sapatas, entre outros, tanto da parte da frente, como de trás.
Segundo Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil, a relação do funcionamento do pedal com o servo freio, para manter todo o sistema em boas condições, é necessário fazer uma revisão para verificar todos os componentes, como pastilhas, discos, tambor, sapatas, entre outros, tanto da parte da frente, como de trás. “O problema pode estar associado à contaminação por combustível pelo servo freio”, alerta.
Marchiniak explica que isso ocorre quando o veículo está com a mistura muito rica no sistema de admissão, com isso, existe entrada de vapores de combustível para dentro do servo freio. “Os vapores degradam os componentes de vedação servo freio, em especial o diafragma central, fazendo com que ele perca eficiência”, revela. É importante observar dentro do servo freio, se há odor de combustível. Caso apresente odor, será preciso revisar o sistema de admissão do veículo.
“Outra possível causa da perda de freio relacionada ao servo é quando a mangueira de alimentação desse componente está obstruída ou danificada”, comenta Marchiniak.
Por isso, em toda a revisão do sistema de freio, a recomendação é verificar as mangueiras de alimentação de vácuo e, caso estejam rasgadas, obstruídas ou comprometidas, é importante que se faça a substituição delas.
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