Categories: noticias-corporativas

Compositor une heavy metal, baião e orquestrações de cinema

20/7/2023 – Produzo os arranjos orquestrais usando softwares de instrumentos virtuais, fazendo sua programação para soar realístico, como uma orquestra de verdade

O músico, compositor e orquestrador Bruno Oliveira produz as orquestrações através de instrumentos virtuais com software de computador

Um compositor pernambucano uniu elementos de heavy metal e música nordestina com orquestrações trabalhando com artistas de renome. Bruno Oliveira, músico, orquestrador, produtor e guitarrista natural de Recife (PE) que se formou na Berklee College of Music, participou como orquestrador para o cantor solo James LaBrie no álbum Beautiful Shade of Grey, da banda ganhadora do Grammy, Dream Theater -, lançado pela InsideOut Music.

O profissional conta que desde a infância ouvia e tocava heavy metal, formando-se como músico nesse gênero, além de ter estudado música clássica em conservatório. Porém, por ser naturalmente de Recife, os ritmos locais como baião, maracatu e frevo sempre fizeram parte de sua realidade, o que despertou a curiosidade e a vontade de explorá-los em suas músicas. 

“Bandas dos anos 90 no Brasil como Angra e Sepultura, das quais sou admirador, já haviam colocado elementos de música brasileira em seus álbuns. Entretanto, quando comecei a estudar música orquestral, percebi que havia muita coisa ainda não explorada em termos de possibilidades sonoras que a orquestra oferece ao heavy metal”, explica. “Então, imaginei como seria unir o metal, que é um som energético e agressivo, ao poder de uma orquestra sinfônica e toda a sua coloração à música nordestina”. 

Bruno começou a colocar essa ideia em prática em sua colaboração como orquestrador para a banda estadunidense NorthTale, no álbum Eternal Flame, que inclui a nova sonoridade. “A música “Land of Mystic Rites”, influenciada pelo baião, contém uma citação de “Asa Branca” de Luiz Gonzaga e ganhou uma versão bônus especial orquestral na edição japonesa do disco”, conta. 

Também é possível notar a mistura em sua colaboração com a banda de metal sinfônico Americano-Brasileira FireWing em seu álbum Resurrection, que possui como principal elemento as orquestrações e assinou contrato com o selo Outono Music, criado pela Universal Music no Brasil, focado em música pesada.

Em suas produções, o compositor utiliza softwares de instrumentos virtuais para criar as orquestrações, programando-as para soar de forma realística. 

Recentemente o músico também colaborou com um maestro de Manaus e produziu as orquestrações para os arranjos dele, que são de músicas regionais da Amazônia. “Sinto que essa mistura vem sendo muito bem recebida. A geração atual é muito eclética e a constante evolução e fusão de estilos é um grande atrativo”. Bruno ainda conta que desenvolveu essa técnica enquanto estudou trilha sonora na Berklee e quando esteve em contato com a indústria de Hollywood através de sua colaboração com a Bleeding Fingers Music, companhia de trilha sonora fundada pelo compositor, ganhador do Oscar, Hans Zimmer.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago