6/6/2024 –
Além de fornecer energia a propriedades rurais sem ligação direta com sistemas de abastecimento, os geradores também atuam de forma emergencial, em casos de apagões. Suas funções envolvem manutenção de matéria-prima, controle de maquinário e estoque, explica especialista
O uso de geradores de energia é comum nas atividades do agronegócio, setor que alcançou um valor recorde de US$ 52,39 bilhões (aproximadamente R$ 270 bilhões, na cotação atual) em exportações nos primeiros quatro meses de 2024. O montante representa um crescimento de 3,7% em relação ao que foi exportado nesse mesmo período em 2023, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Como não são todas as propriedades rurais que têm ligação direta com sistemas de abastecimento de energia, os geradores são a alternativa que garante o funcionamento de uma unidade produtiva. É o que explica Arthur Lavieri, CEO da Tecnogera, empresa especialista em soluções de energia.
“O agronegócio requer fornecimento contínuo de energia, seja para manutenção de matéria-prima, para controle de maquinário ou estoque. A verdade é que são inúmeras aplicações, que garantem que as produções do agro se manterão ativas”, afirma Lavieri.
Além disso, há aqueles casos em que, mesmo tendo conexão com um sistema de abastecimento, o produtor opta por ter um gerador de emergência em caso de quedas de fornecimento. Isto é, se houver algum apagão, a propriedade não fica sem energia e não corre o risco de sofrer danos.
“É um equipamento que se mantém no ‘modo de espera’, pronto para ser acionado assim que seu funcionamento for necessário. Em qualquer necessidade, o gerador de energia em standby entra em ação para evitar problemas’”, explica.
“Os produtores rurais e empresários do agro ainda têm a prática de comprar geradores de energia, por entenderem que é um investimento para o seu negócio, mas têm notado que o aluguel, com serviços agregados como logística, manutenção e monitoramento remoto é mais vantajoso”, acrescenta Lavieri. O especialista ressalta a importância de adquirir sempre equipamentos em boas condições de uso e revisados.
“Temos notado a demanda crescente por este tipo de oferta onde o cliente pode se concentrar em suas atividades principais e empresas como a Tecnogera assumem a gestão do ativo de geração” , ressalta.
Um diferencial que muitos buscam, segundo ele, é a possibilidade de integrar instalação, logística e manutenção em um só serviço contratado. No entanto, alguns optam por alugar o equipamento, principalmente em casos de geração energética temporária ‒ por exemplo, durante a realização de um evento agropecuário.
Para saber mais, basta acessar: https://www.tecnogera.com.br
Estudos indicam que a aparência tem impacto significativo em áreas como vendas, direito e medicina,…
Iniciativa discutirá marco regulatório para trazer segurança e transparência ao mercado; objetivo é democratizar o…
Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…
Principais consequências que as empresas podem enfrentar envolvem perda de receitas, atrasos na entrega de…
A formação em odontologia proporciona uma base de conhecimento em anatomia facial, o que é…
Doutora em educação aponta fatores que contribuem para o desempenho do Brasil e ressalta importância…