Como os apps ajudam a impulsionar a produtividade de equipes

A busca por mais produtividade e eficiência dentro das empresas aponta para a necessidade de se investir em inovações tecnológicas, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A entidade defende que as ferramentas de inovação e produtividade podem ajudar a reorganizar processos e implementar mudanças significativas nos negócios.

As afirmações têm como base um estudo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que mostrou que as inovações tecnológicas aumentaram a produtividade de micro, pequenas e médias empresas em 22%, sem a necessidade de alteração no quadro de funcionários. A pesquisa do Senai avaliou o impacto do uso de ferramentas de baixo custo, sensoriamento, computação em nuvem e internet das coisas (IoT) em empresas de diferentes setores nas cinco regiões do Brasil. 

Vantagens do uso da tecnologia nas empresas

A necessidade da implementação de ferramentas de produtividade nas empresas é destacada não apenas por empregadores, mas também por quem as utiliza no trabalho diário. Uma pesquisa da Zendesk, empresa de desenvolvimento de software dinamarquesa, mostrou que 35% dos trabalhadores acreditam que é necessário ter as ferramentas certas para fazer bem o trabalho.

O uso da tecnologia permite, entre outras coisas, maior flexibilidade nos processos administrativos, produtivos e organizacionais, como apontam dados do módulo temático de Tecnologias Digitais Avançadas, Teletrabalho e Cibersegurança, da PINTEC Semestral 2022 – uma pesquisa estatística realizada pelo IBGE junto às empresas. Além da flexibilidade, os entrevistados pelo instituto apontaram a eficiência como um dos maiores benefícios das ferramentas tecnológicas para as empresas. 

Por que utilizar apps e ferramentas tecnológicas

Existem inúmeras ferramentas de produtividade disponíveis no mercado, com diferentes funções, indo do armazenamento de dados até o gerenciamento de processos. Além disso, há aquelas que facilitam tarefas diárias rotineiras, desde ler um texto até converter um arquivo, como é o caso da PDF Guru.

Mas, de modo geral, essas ferramentas aprimoram a gestão, contribuindo para a organização, comunicação e otimização da execução das tarefas, conforme destaca a Totvs, empresa de software brasileira. Ou seja, oferecem recursos que facilitam o trabalho tanto dos gestores quanto dos trabalhadores.

Um exemplo são as ferramentas de gerenciamento de projetos online indicadas pelo Sebrae, como o Trello e a Asana. Através delas, empresas conseguem designar e acompanhar a realização de tarefas de seus colaboradores mesmo com times em home office. Isto porque as interfaces disponibilizam recursos de controle e podem ser acessadas de qualquer lugar.

Ainda segundo a publicação do Sebrae, empresas que precisam de ferramentas mais abrangentes encontram no Notion uma plataforma com banco de dados, gerenciamento de projetos e outras funcionalidades. Já startups que trabalham em sistema remoto e necessitam de ferramentas com foco em comunicação podem utilizar plataformas como a Teams, da Microsoft, que permite a realização de reuniões online.

Novos apps surgem com o avanço da inteligência artificial 

O futuro das tecnologias está diretamente relacionado à implementação da inteligência artificial, inclusive no mundo corporativo. Especialistas apontam que o uso da inteligência artificial tende a melhorar a produtividade das empresas. Isto porque permite automatizar processos, liberando funcionários para tarefas mais estratégicas, e tomar decisões mais rápidas e informadas, já que a IA consegue analisar grandes volumes de dados em tempo real.

Nesse sentido, o estudo “The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise“, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), mostrou que 51% das empresas que adotaram a inteligência artificial na América Latina lucram com o uso da tecnologia. Destas, 7% tiveram retorno financeiro elevado em comparação com os resultados antes da implementação da IA. No mundo, 55% das empresas que passaram a usar a inteligência artificial registraram lucro, sendo que 11% delas lucraram significativamente, segundo a pesquisa.

E o uso da IA já é uma realidade no Brasil. Em um relatório recente encomendado pela Microsoft e pela Edelman Comunicação revelou que 74% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras já estão utilizando a inteligência artificial. A pesquisa mostrou que as empresas adotaram a IA, principalmente, para melhorar a experiência do cliente, aumentar a eficiência e agilizar os processos de seus negócios. Os assistentes virtuais e ferramentas de produtividade lideram os usos da inteligência artificial pelas empresas brasileiras atualmente, segundo o estudo.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Duck Creek Technologies Lança Facilitador de Pagamentos para Criação de Solução Completa de Pagamentos de Seguros

Nova Solução Simplifica os Pagamentos das Seguradoras, Oferecendo Recursos de Transação Seguros como Parte da…

19 horas ago

PUMA explora couro versus couro vegano com embaixadora de metas globais

A PUMA convida o público da geração Z a participar da conversa acerca de um…

19 horas ago

FGM Dental Group e dOne 3D apresentam a Voxelprint Ceramic

Resina 3D é indicada para próteses dentárias sobre dentes e implantes

19 horas ago

Empresa de logística investe em responsabilidade social

Com sede em Santos, São Paulo, FAM Cargo BR Logística abraça ações voltadas à contribuição…

19 horas ago

Pesquisa: 73% das pessoas priorizam produtos sustentáveis

Os dados indicam também que 46% das pessoas se dizem dispostas a pagar mais caro…

19 horas ago