Segunda edição do evento 3F acontece em 10 de outubro

A segunda edição do 3F – Futuro, Finanças e Florestas, acontece em 10 de outubro, no Auditório Octávio Gouvêa de Bulhões, localizado no edifício sede do Banco Central do Brasil, em Brasília. O evento é promovido pela Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac) com apoio do Banco Central do Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link:  https://lu.ma/3F2024

O encontro, voltado para profissionais do setor financeiro, ambientalistas, acadêmicos e empresários, é um dos importantes fóruns de discussão sobre a interseção entre sustentabilidade, inovação e o Sistema Financeiro Nacional (SFN), e busca tratar das oportunidades que surgem a partir da transição sustentável do setor. 

Natália Braulio, especialista de Finanças Sustentáveis da Fenasbac, afirma que o papel das instituições financeiras é fundamental na redefinição de estratégias para enfrentar os desafios climáticos, gerando valor de longo prazo para a sociedade e o meio ambiente.

“A transição para uma economia sustentável não é mais uma escolha, mas uma necessidade urgente. No Brasil, o setor financeiro tem a oportunidade de liderar essa transformação, promovendo práticas que alinhem crescimento econômico com a preservação dos nossos recursos naturais”, destaca Braulio. 

Para a especialista, o momento é crucial, com a transformação do sistema financeiro como chave para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável no Brasil e no mundo. Segundo Braulio, o 3F é um espaço importante para discussão do futuro do sistema financeiro alinhado às práticas sustentáveis. 

“As expectativas para esta edição são de que possamos não apenas debater as inovações e soluções que já estão em curso, mas também fortalecer a colaboração entre diferentes setores”, pontua a especialista.

Programação e temas abordados

O 3F – Futuro, Finanças e Florestas trará luz sobre as resoluções da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que exige que as empresas publiquem relatórios sustentáveis até 2026, além de destaques do Relatório de Riscos e Oportunidades Sociais, Ambientais e Climáticos 2024, do Banco Central com dados e informações sobre os desafios e oportunidades que as mudanças climáticas apresentam para o sistema financeiro nacional.

A programação do evento conta com painéis para discussão de temas atuais como Finanças Sustentáveis, Investimento de Impacto e Filantropia, Sistemas Agroflorestais (SAFs), Finanças Climáticas e soluções digitais, Tecnologia de Dados e Riscos Climáticos e Transição para uma Economia Verde.

Braulio enfatiza a importância da inovação financeira como motor para a sustentabilidade. “Inovar no sistema financeiro nacional significa integrar soluções tecnológicas que também beneficiem o planeta. Quando o mercado começa a precificar corretamente os riscos climáticos, cria-se uma força poderosa para a mudança, e estamos em um ponto crítico para que essa mudança ocorra”, ressalta. 

Para mais informações, basta acessar: lu.ma/3F2024

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Sodali & Co nomeia Andrew Benett como CEO

A Sodali & Co (a “empresa” ou “Sodali” e, anteriormente, Morrow Sodali), uma importante empresa…

13 horas ago

Educação ambiental promove a conscientização e o engajamento

A comunicação efetiva sobre educação ambiental é um processo dinâmico que envolve a troca de…

13 horas ago

Mesmerise colabora com a Mayo Clinic para transformar a educação médica e o treinamento da força de trabalho da área de saúde

A Mesmerise tem o orgulho de anunciar a criação da NeuRealities, Inc., uma empresa transformadora…

13 horas ago

Starr nomeia Peter Hirs para suceder Howard Smith como CFO

Starr anunciou que Peter Hirs foi nomeado diretor financeiro (CFO) da empresa, a partir de…

13 horas ago