HERZOGENAURACH (Alemanha) 5/12/2023 –
A empresa esportiva mundial PUMA anunciou hoje que ampliou sua inovação em reciclagem têxtil, RE:FIBRE, substituindo o poliéster reciclado pela tecnologia RE:FIBRE em todas as réplicas de camisas de clubes e seleções de futebol patrocinados pela PUMA a partir de 2024.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20231205983616/pt/
Global sports company PUMA has today announced that it has scaled up its textile recycling innovation, RE:FIBRE, replacing recycled polyester with RE:FIBRE technology in all PUMA football Club and Federation replica jerseys from 2024 onwards. (Photo: Business Wire)
Desde o lançamento do piloto em 2022, com a produção de roupas de treino recicladas para os times de futebol que estampam a marca PUMA, a tecnologia RE:FIBRE tem sido usada para criar as réplicas dos uniformes da Suíça e Marrocos da Copa do Mundo Feminina, bem como para o terceiro uniforme do Girona na temporada 2023/24. Em 2024, as réplicas das camisas oficiais de futebol da PUMA*, incluindo as da Eurocopa e Copa América, serão fabricadas com materiais reciclados RE:FIBRE feitos de roupas velhas e resíduos de fábrica, em vez de apenas garrafas plásticas recicladas.
Com o programa RE:FIBRE, a PUMA está empenhada em enfrentar o desafio dos resíduos têxteis usando uma solução de reciclagem a longo prazo. A tecnologia também procura diversificar a principal fonte de poliéster reciclado para vestuário da indústria da moda, deixando de depender menos de garrafas de plástico transparentes.
O processo RE:FIBRE utiliza qualquer material de poliéster – desde sobras de fábrica, produtos defeituosos até roupas usadas –, o que permite que novas peças de vestuário sejam recicladas a partir de qualquer cor têxtil para qualquer cor desejada.
O processo de quatro etapas do RE:FIBRE contempla:
A gestão de resíduos se tornou uma necessidade e é por isso que a PUMA está aumentando seu investimento em processos de fabricação eficientes em termos de recursos, com a intenção de reduzir os resíduos têxteis.
“Nosso desejo é que 100% do poliéster de nossos produtos seja proveniente de resíduos têxteis”, disse Anne-Laure Descours, diretora de Fornecimento da PUMA. “O acúmulo de resíduos têxteis em aterros sanitários é um risco ambiental. Repensar a forma como produzimos e avançar para um modelo de negócio mais circular é uma das grandes prioridades da nossa estratégia de sustentabilidade.”
Para ajudar a tornar o processo técnico da RE:FIBRE mais compreensível ao consumidor comum que deseja saber mais, a PUMA aproveitou o poder narrativo das imagens geradas por computador para transportar os espectadores através do processo da RE:FIBRE, até a química molecular em ação. Assista ao vídeo aqui.
O vídeo se baseia no compromisso da marca em simplificar as iniciativas de sustentabilidade da PUMA para que todas as pessoas possam entender e participar. Isso surge depois de uma pesquisa feita pela PUMA revelar que 71% da juventude sente que suas vozes não estão sendo ouvidas no âmbito do meio ambiente e gostaria de ver as marcas assumindo mais compromissos (49%), comunicando melhor seus objetivos (40%) e sendo mais transparente (34%).
Como parte desse compromisso de melhorar a comunicação, a PUMA lançou o podcast RE:GEN REPORTS em junho de 2023. O objetivo que as informações densas do seu Relatório de Sustentabilidade sejam mais acessíveis e adaptadas ao público da geração Z.
O trabalho contínuo da PUMA no campo da sustentabilidade mostra que a marca melhorou sua classificação no Índice de Sustentabilidade Global 100 da Corporate Knight, passando da 77ª para a 47ª posição. Mas a jornada ainda não acabou. Você pode saber mais sobre as metas de sustentabilidade da PUMA e a RE:FIBRE em foreverbetter.com.
* excluindo réplicas locais do Fenerbahçe SK, Shakhtar Donetsk e uniformes de origem local.
Notas de edição:
Danos causados por resíduos têxteis:
Ambições da PUMA:
PUMA
A PUMA é uma das marcas esportivas líderes mundiais, projetando, desenvolvendo, vendendo e comercializando calçados, roupas e acessórios. Por 75 anos, a PUMA impulsionou incansavelmente o esporte e a cultura criando produtos rápidos para os atletas mais rápidos do mundo. A PUMA oferece produtos de desempenho e estilo de vida inspirados no esporte em categorias como futebol, corrida e treinamento, basquete, golfe e esportes motorizados. Ela colabora com designers e marcas de renome para levar as influências do esporte para a cultura de rua e a moda. O Grupo PUMA é proprietário das marcas PUMA, Cobra Golf e stichd. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega cerca de 20 mil pessoas no mundo inteiro e tem sede em Herzogenaurach (Alemanha).
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20231205983616/pt/
Videos:
https://mms.businesswire.com/media/20231205983616/pt/1959128/19/PUMA_ReFibre_Process_Video_16-9.mp4
Contato:
Assessoria de Imprensa:
Samantha Du Plessis
Comunicação Corporativa – PUMA SE
+49 9132 81 2984
MSL Communications Agency
Fonte: BUSINESS WIRE
A NielsenIQ (NIQ) tem o prazer de anunciar que Mohit Kapoor, diretor de tecnologia, foi…
SYDNEY e HONG KONG, May 23, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI-Media Technologies Limited ("AI-Media"),…
De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e…
Ação contempla 148 cidades paulistas e inclui parcerias com 84 municípios para projetos de urbanização…
Cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino participam do projeto que já…
Indicada para pacientes que possuem mieloma múltiplo em estágio avançado, a terapia inovadora reduz em…