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3 fatos sobre prospecção de clientes que impactam diretamente nas vendas das pequenas e médias empresas

8/4/2020 – Segundo a revista Venda Mais – Melhores vendedores terminam sempre a ligação deixando próximos passos claramente definidos.

É muito perceptível o quanto milhares de empresas ainda ignoram muitos fatores ligados à prospecção de clientes, nos quais podem impactar negativamente o seu setor comercial.

O que acontece na maioria das vezes em pequenas e médias empresas é que o processo de vendas não é muito bem estruturado e a prospecção de clientes é feita de qualquer maneira, o que acaba impactando diretamente nas vendas.

Quando uma empresa tem um processo de vendas mal estruturado e não tem profissionais dedicados a cada etapa da venda, é comum que todas as etapas (prospecção, qualificação, e fechamento) não sejam muito eficazes.

1 – Ter um profissional para cada área do comercial

Para que um setor comercial possa ter o máximo desempenho, as empresas criam um funil de vendas que basicamente consiste em 3 etapas: Topo meio e fundo do funil.

Para cada etapa do funil existe um profissional que melhor se adapta.

Geralmente quem trabalha com topo do funil são conhecidos como SDR ou Hunters.

Esse tipo de profissional se dedica inteiramente a fazer uma prospecção de clientes assertiva.

Seu papel é conseguir belas oportunidades e passá-las para o responsável pelo fechamento de vendas, o Closer .

Para que isso aconteça é importante que a empresa tenha um único local (uma ferramenta como CRM, por exemplo) no qual todas as anotações de negociações sejam inseridas.

2 – Manter as informações da prospecção centralizadas

Atualmente existem muitas ferramentas no mercado que ajudam nesse aspecto.

Mas é importante que a empresa se atente a qual ferramenta irá utilizar, pois muitas delas exigem uma grande experiência e maturidade do time comercial.

É ideal que empresas que estejam com problemas com a prospecção, ou com as vendas, invista numa ferramenta mais simples e intuitiva para armazenar o histórico de atendimentos de todos os vendedores.

Uma excelente ferramenta para prospecção de clientes existente no mercado, que é bastante intuitiva e acessível, é o Ziptime .

Ele possui um funil de vendas que pode ser adaptado para a empresa que a utiliza e não possui tantas notificações como outras ferramentas do mercado.

Isso faz com que o único foco na prospecção seja manter um follow-up ativo e ter o registro de todos os históricos de anotações das reuniões em um único local.

Neste ponto, vale conferir um vídeo demonstrativo dessa ferramenta: Assistir apresentação do Ziptime

3 – Os detalhes fazem muita diferença

Quem trabalha com vendas há um bom tempo já sabe o quanto um pequeno deslize na negociação pode impactar no resultado final.

Sabendo disso, empresas que costumam dar uma atenção especial nos detalhes tendem a conseguir maiores taxas de conversão na prospecção.

Esses pequenos deslizes podem ser:

– Um atraso em uma reunião presencial ou online;

– Um esquecimento de follow-up;

– Uma falta de estudo do prospecto;

– Ou até mesmo um desalinhamento na troca de bastão da equipe comercial.

Sabendo que esses são apenas alguns de muitos fatores influentes em uma negociação, é importante destacá-los aqui devido à sua alta frequência encontrada na maioria das equipes comerciais.

Além dos detalhes citados acima, a revista Exame possui um ótimo artigo que cita outros detalhes que valem dar uma atenção especial. Confira em 7 hábitos que destroem vendas .

O importante para que uma empresa continue avançando e melhorando seus resultados de vendas, é que ela evolua sempre, seja no setor comercial ou em qualquer outro.

O que se espera é que esse não seja o caso de qualquer empresa, mas se alguma se identificar com um os tópicos citados acima.

Website: http://ziptime.com.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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