Libras é a segunda língua oficial do Brasil, mas ainda enfrenta equívocos

A Língua Brasileira de Sinais, popularmente conhecida como Libras, é um sistema linguístico completo e a segunda língua oficial do Brasil desde 2002, com a aprovação da Lei 10.436. No entanto, apesar de sua importância, muitas pessoas ainda têm uma compreensão limitada ou equivocada sobre o que realmente significa essa forma de comunicação.

De acordo com a Especialista em Literatura e Mestra em Educação, e professora do Centro Universitário Paulistana – UniPaulistana, Thaís Diniz, é comum que a Libras seja erroneamente concebida como uma linguagem e não como uma língua. “Estamos tratando de um sistema linguístico completo, formado por códigos e canais diversificados, o que não significa que por ser diferente seja inferior à nossa língua portuguesa oralizada”, explica Thaís.

Um dos equívocos mais difundidos é a ideia de que a língua de sinais é universal. Na verdade, cada país possui sua própria língua de sinais, com particularidades e regionalismos, assim como acontece com os idiomas orais. 

Outro ponto importante é a falácia de que todo surdo é mudo. Nem todo surdo é mudo, aliás, a grande maioria tem o aparelho fonador totalmente preservado”, pontua a professora. Ela ressalta que o uso da expressão “surdo-mudo” é incorreto e preconceituoso.

Thaís Diniz também destaca que o termo “deficiente auditivo” não é adequado para se referir a quem não escuta e já nasceu assim. “O surdo não se considera deficiente, uma vez que ele tem uma língua própria, e utiliza seus olhos como ouvidos e suas mãos como boca”, esclarece. Segundo ela, o termo “deficiente” foi atribuído por médicos como diagnóstico clínico, mas não reflete a realidade cultural dos surdos, que se comunicam por um canal visual-motor, diferente das línguas orais, que utilizam a modalidade oral-auditiva.

Outro ponto de confusão é sobre a estrutura da Libras. Segundo o livro “Libras? Que língua é essa?” da linguista Audrei Gesser que aborda as crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda, ao contrário do que muitos pensam, a linguagem de sinais não se trata de mímica, mas sim de uma língua com gramática e estrutura próprias, composta por parâmetros que formam os sinais. 

“Ela não se restringe ao alfabeto manual, ou datilologia, já que o uso do alfabeto é restrito aos nomes próprios e a palavras que ainda não tenham sinais”, explica Thais.

A necessidade de promover a inclusão também passa pela aprendizagem da Libras. Thaís defende que a sociedade deve refletir sobre o motivo de se aprender tantos idiomas estrangeiros e, ao mesmo tempo, ignorar a segunda língua oficial do país. “É fundamental refletirmos sobre a necessidade que se tem de aprender tantos idiomas novos e o porquê não aprender a nossa segunda língua e contribuirmos com uma sociedade inclusiva de fato.”

Com isso, é evidente que a Libras é uma língua tão complexa e rica quanto qualquer outra. Reconhecer suas características e respeitar a comunidade surda é um passo essencial para uma convivência mais inclusiva e consciente.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

ABS Aprova Sistema de Fornecimento de Combustível de Amônia da Nikkiso Clean Energy & Industrial Gases

HOUSTON e TEMECULA, Califórnia, Sept. 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A ABS emitiu uma aprovação…

15 horas ago

Mapeamento da construção aponta aumento no volume de obras

Em uma recente apuração, a Hoff Analytics constatou que o mercado revelou um crescimento no…

15 horas ago

Além do diploma: empresas focam em habilidade comportamental

Segundo estudo, 82% das empresas estão dispostas a investir nas suas equipes; além da qualificação…

15 horas ago

Sites de notícias têm potencial para incorporar retail media

Nova fonte de receitas para os publishers, estratégia centraliza etapas do funil de compras em…

15 horas ago

Mahindra & Mahindra seleciona Kinaxis para impulsionar eficiências da cadeia de fornecimento para o crescente portfólio automotivo

O principal fabricante de veículos da Índia irá implantar uma plataforma de orquestração da cadeia…

15 horas ago

Instituto Não Aceito Corrupção debate a ética na educação, nesta segunda (30)

Evento "Ética Imortal”, ciclo de dez conferências presenciais seguidas de debate será realizado no Teatro…

15 horas ago