Categories: noticias-corporativas

Plataforma ajuda produtores artesanais a vender alimentos

27/6/2024 –

A Casa do Produtor comercializa alimentos artesanais em sua plataforma online, como queijos, charcutaria, cafés, doces de leite, sucos e pães artesanais. Segundo os sócios, foco da empresa é garantir uma entrega rápida ao consumidor para que os produtos cheguem frescos

Uma plataforma on-line que conecta produtores artesanais ao consumidor final. Essa é A Casa do Produtor, e-commerce idealizado por um grupo de empreendedores de São Paulo (SP) que buscavam uma forma de facilitar a venda de alimentos do campo para a cidade.

O projeto surgiu primeiramente em 2019 e foi amadurecendo até se tornar realidade em meio à pandemia de Covid-19. Naquela época, muitos comércios e estabelecimentos físicos tiveram seu funcionamento afetado e a internet tornou-se a alternativa para vender. 

A iniciativa deu certo: hoje já são mais de 50 mil consumidores atendidos e 50 produtores de diferentes estados que comercializam produtos artesanais por meio do e-commerce, muitos sendo produzidos através de tradições familiares. 

O objetivo é proporcionar opções diferentes dos alimentos industrializados e ultraprocessados de marcas convencionais, normalmente encontrados nas prateleiras dos supermercados.

“A Casa do Produtor busca criar não apenas transações comerciais, mas uma comunidade que valoriza o trabalho artesanal e promove o apoio mútuo. É o compromisso com uma mudança positiva no cenário comercial, fortalecendo laços sociais e econômicos”, explica Henrique Tanaka, um dos sócios da empresa.

Tanaka acrescenta que A Casa do Produtor tem três pilares fundamentais que norteiam sua atuação profissional. O primeiro deles é a sustentabilidade, princípio presente em todas as operações do e-commerce, da seleção de parceiros ao material usado no dia a dia.

“Priorizamos os parceiros que aderem a métodos de produção, de manejo animal e de flora sustentáveis. Todas as caixas que utilizamos são feitas de outras caixas recicladas, não usamos plástico-bolha, mas, sim, materiais naturais como palha de madeira. Em breve, teremos entregas sem emissão de dióxido de carbono [CO2, que contribui para o efeito estufa]”, afirma o sócio Carlo Caruso.

O segundo pilar da empresa é o fair trade, termo em inglês que significa “comércio justo”. Como não tem intermediários, A Casa do Produtor oferece margens mais vantajosas para os produtores e preços mais acessíveis aos consumidores finais. Ou seja, os dois lados ganham, dizem os representantes da empresa.

“Visamos divulgar a cultura e a história dos produtores artesanais do Brasil. Nosso foco são eles, pois cada produto que as pessoas recebem é fruto de dedicação e trabalho duro de gerações”, alega o sócio Herbert Gieg.

A empresa também segue o princípio do farm-to-table ‒ “da fazenda para a mesa”, em tradução literal ao português. “Proporcionamos uma conexão direta do campo à mesa, para que as propriedades dos alimentos não sejam perdidas ao longo do trajeto até a casa dos consumidores”, esclarece Luis Deluqui, sócio da Casa do Produtor.

Para que o alimento chegue rápido ao cliente, a empresa possui um hub logístico em São Paulo, onde os produtos são recebidos e distribuídos semanalmente. Em relação ao futuro do negócio, os empreendedores se dizem otimistas. “É um mercado ainda pequeno no Brasil comparado com países mais desenvolvidos, mas que tem enorme potencial de crescimento”, resume Deluqui.

Em 2024, A Casa do Produtor foi convidada pela Rede Globo para participar do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios

Para saber mais sobre a empresa, basta acessar: https://acasadoprodutor.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Carbon Trade eXchange (CTX) lança leilão de carbono ITMO: investidores podem entrar agora no mercado de carbono mais importante do planeta

LONDRES e BRISBANE, Austrália 3/7/2024 - O tão aguardado Leilão ITMO está pronto para receber…

11 horas ago

Evento em São Paulo destaca excelência operacional

Conferência internacional da Consultoria Staufen reuniu centenas de executivos para discutir como melhorias operacionais impactam…

13 horas ago

Brasil planeja ser exemplo na produção de cacau sustentável

Para Fabiano Zettel, CEO da Moriah Asset, conscientização dos consumidores aumenta a demanda por produtos…

13 horas ago

Como os novos dispositivos mudaram a forma de criar sites

Desde 2015, sites responsivos se tornaram essenciais para que empresas apareçam nos resultados do Google…

13 horas ago

Caso raro de doença fúngica é tratado e vira estudo

Mais raro que a incidência da doença na população mundial é o sucesso no tratamento…

13 horas ago