A Black Friday deve levar 85% dos consumidores brasileiros às compras nesta sexta-feira (29), segundo pesquisa realizada pelo Mercado Livre e Mercado Pago. A data é aguardada por muitos consumidores que aproveitam os descontos para antecipar compras de fim de ano e adquirir produtos a preços mais baixos.
No entanto, as ofertas tentadoras podem levar a gastos que comprometem o orçamento e que, muitas vezes, geram arrependimento pós-compra. Segundo Claudia Kalim, especialista em Estratégia e Comportamento do Consumidor e diretora de estratégia e marketing internacional do Hub de Negócios e Comunicação Gotcha, mesmo que parte do consumo nesta época seja planejado justamente para antecipar compras de Natal e Ano Novo, o apelo comercial da Black Friday pode levar a compras por impulso.
“Para aproveitar uma oferta com desconto, visto como tentador, ou para ter aquela marca desejada, é comum ocorrerem compras por impulso”, afirma Kalim. A especialista destaca ainda que “grande parte do consumo se dá no e-commerce, que conta com inúmeros dados, preditivos, inclusive, para programar promoções para grupos específicos, analisando o comportamento de compra antes da Black Friday para criar ofertas mais direcionadas”. Este alto nível de personalização dos anúncios, que faz chegar até o consumidor ofertas de produtos que realmente lhe interessam, torna ainda mais atrativa a possibilidade de compra.
A fim de evitar gastos que comprometem o orçamento e garantir que as compras sejam realmente vantajosas, Kalim alerta que “há muitas variáveis a serem consideradas na decisão de compra da Black Friday, como o preço, a qualidade e a marca do produto, a gratuidade do frete, a agilidade no prazo de entrega e a facilidade de pagamento”. Para uma Black Friday mais consciente e controlada, algumas estratégias podem ser colocadas em prática:
Com a promoção “É Hora de Cashback”, do Cartão de TODOS, que ocorre entre os dias 25 e 30 de novembro, novos clientes e refiliados terão R$10,00 de cashback, mediante cadastro da carteirinha no app, e isenção da primeira mensalidade. Os consumidores terão ainda anuidade grátis da carteirinha do time do coração do Cartão de TODOS Esportes, seis meses livres para utilizar o app de exercícios físicos Allp Fit Home e acesso à plataforma de cursos on-line Refuturiza com primeira mensalidade a R$ 4,99, que serão revertidos em cashback.
Para participar da promoção “É Hora do Cashback”, os interessados podem fazer o processo de filiação pelo site do Cartão de TODOS, pelo telefone 0800 729-2072, pelo WhatsApp (011 4003-5818), pelo app do Cartão ou ainda, presencialmente, em uma das unidades distribuídas pelo território nacional.
A Black Friday pode ser uma oportunidade real para economizar, mas é preciso cautela. Com planejamento e atenção aos detalhes, é possível aproveitar as promoções sem comprometer o orçamento e sem arrependimentos.
O uso de escovas especializadas auxilia no cumprimento de normas de segurança e higiene, especialmente…
A Rede Governança Brasil (RGB) e o Instituto IGCP realizam, em 2 de dezembro, a…
Conforme informado na publicação, enquanto o faturamento real e as horas trabalhadas na produção registraram…
Empresas priorizam competências interpessoais em contratações, mas enfrentam desafios para identificar perfis ideais
Especialista em marketing da Proads explica quais as estratégias que as marcas devem adotar para…
Mercado de consórcios no Brasil já ultrapassa 11 milhões de participantes e a venda de…