Categories: noticias-corporativas

Excesso de peso pode atingir 68% dos brasileiros em 2030

Belo Horizonte (MG) 5/7/2024 – Diante desse cenário, uma alternativa promissora que vem ganhando destaque é o balão intragástrico

Dados acendem alerta para o aumento do risco de diversas doenças crônicas

Obesidade é considerada um dos maiores desafios da saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de uma doença crônica, progressiva e com impacto epidêmico global. No Brasil, uma pesquisa revelou que dentro de seis anos, 68% da população poderá estar com excesso de peso e 26% poderá ser considerada obesa. Esses dados emergem do estudo “A Epidemia de Obesidade e as DCNT – Causas, custos e sobrecarga no SUS“, realizado por uma equipe de 17 pesquisadores de diversas universidades brasileiras e uma chilena.

Os números revelam um cenário preocupante para a saúde dos brasileiros. Segundo o estudo, sete em cada dez pessoas poderão estar com sobrepeso e uma em cada quatro será obesa. Diante desse cenário, uma alternativa promissora que vem ganhando destaque é o balão intragástrico, um método não cirúrgico indicado para o tratamento do sobrepeso e da obesidade. É o que explica Leonardo Salles, médico e presidente do Instituto Mineiro de Obesidade (IMO). 

“O balão é inserido vazio através da boca e preenchido com uma solução salina dentro do estômago. Quando já colocada a prótese, que é feita de silicone, ela ocupa o espaço do alimento e diminui a velocidade de passagem pelo órgão do sistema digestório, permitindo que a pessoa submetida ao tratamento tenha mais saciedade por um período muito maior, mesmo comendo pouco”, explica Leonardo Salles.

O procedimento tem se mostrado uma solução para muitos pacientes que procuram uma abordagem menos invasiva em comparação com as cirurgias bariátricas tradicionais. “Além de ser uma opção segura, é reversível e tem demonstrado resultados positivos na perda de peso. O balão deve permanecer no estômago no período de seis a 12 meses, dependendo da necessidade de cada paciente. Dentro de um ano, há uma projeção de queda em torno de 20% a 30% do peso”, analisa o médico do Hospital IMO.

Diante das projeções para 2030, o especialista aponta que a adoção de uma abordagem multidisciplinar, combinando o uso do balão intragástrico com mudanças no estilo de vida, é fundamental para o sucesso do tratamento. “Isso inclui a implementação de dietas balanceadas, programas de exercícios físicos e suporte psicológico, garantindo que o paciente mantenha os resultados a longo prazo”, finaliza.

Website: https://www.instagram.com/imobesidade/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Background Check: etapa se tornou crucial no recrutamento

Empresas priorizam competências interpessoais em contratações, mas enfrentam desafios para identificar perfis ideais

13 horas ago

E-commerce projeta faturamento de R$ 9,3 bi na Black Friday

Especialista em marketing da Proads explica quais as estratégias que as marcas devem adotar para…

13 horas ago

Cotas de consórcio podem ser comercializadas via leilão

Mercado de consórcios no Brasil já ultrapassa 11 milhões de participantes e a venda de…

13 horas ago

Helping Hand expande atuação com novas filiais no Brasil

Enquanto o mercado global de M&A enfrenta desafios, o Brasil se mantém como destaque na…

13 horas ago

Doces saudáveis ajudam a puxar mercado de US$ 69 bilhões

Para Fabiano Zettel, CEO da Moriah Asset, Brasil tem enorme potencial para destacar-se no mercado…

13 horas ago

Consciência ao comprar ajuda no orçamento na Black Friday

Fazer compras conscientes ajuda a economizar e usufruir das ofertas sem arrependimentos

13 horas ago