Categories: noticias-corporativas

ABB vai integrar projeto de lítio zero carbono

São Paulo, SP 16/5/2024 –

Empresa assina acordo com Vulcan Energy Resources para implantar usina geotérmica de eletricidade integrada à uma extração da empresa em implantação na Alemanha

A empresa de automação ABB vai integrar um projeto de extração mineral em desenvolvimento na Alemanha que promete ser o primeiro no mundo a disponibilizar lítio dissociado de emissões para o mercado de baterias. A organização assinou um memorando de entendimento com a Vulcan Energy Resources para integrar o projeto Zero Carbon Lithium, que pretende extrair lítio de água salobra do subsolo do Alto Rio Reno, onde estão os maiores depósitos do metal na Europa.

Pelo acordo anunciado, ABB e Vulcan vão combinar expertises e tecnologias para tirar do papel a primeira fase do projeto, que consiste na implantação de uma usina de eletricidade geotérmica, gerada com o calor do subsolo, peça central no objetivo de extrair e beneficiar lítio no local sem o uso de combustíveis fósseis. De acordo com as empresas, a ABB vai colaborar com a Vulcan para conceber, otimizar e consolidar projetos de eletrificação e automação para os processos de extração, beneficiamento e produção de energia na planta. A empresa também vai se envolver nas tratativas com os demais parceiros e provedores de tecnologias recrutados para o projeto.

“A associação da ABB com a Vulcan oferece perspectivas empolgantes porque, se conjugadas, nossas abordagens, expertises e tecnologias têm potencial de impactar a produção de baterias para usos industriais e domésticos”, afirmou em comunicado Michael Marti, diretor global da Divisão de Growth Industries, da ABB. “A ação tomada hoje visa garantir oferta de energia estável e segura ao longo da década de 2030.”

No texto, reforçando a importância da parceria, as empresas destacaram que a meta da União Europeia de somente comercializar veículos elétricos a partir de 2035 vai multiplicar a demanda por lítio no continente em mais de 50 vezes até o ano de 2050, em relação à atual. Além de usar a eletricidade renovável para produzir lítio, a Vulcan também pretende disponibilizar energia e aquecimento da futura usina para as comunidades do entorno da extração. O projeto é o maior do tipo já anunciado na Europa, segundo a organização.

 

Website: https://global.abb/group/en

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Educação financeira para crianças pode representar um futuro mais seguro

No Brasil, onde o endividamento familiar é um desafio, educar os filhos sobre o valor…

16 horas ago

Core42 expande sua oferta de nuvem de IA usando computação acelerada da NVIDIA

A Core42, uma empresa G42 especializada em nuvem soberana, infraestrutura de IA e serviços digitais,…

16 horas ago

Megaport é lançada na Itália e leva sua rede como serviço (NaaS) para Milão

A plataforma NaaS da Megaport permite uma conectividade rápida, fácil e segura na nuvem para…

16 horas ago

Kinaxis Inc. realizará teleconferência sobre os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2024 em 31 de outubro de 2024

A Kinaxis® Inc. (TSX:KXS), líder global em orquestração de cadeia de suprimentos de ponta a…

16 horas ago

Curitiba inicia preparativos para a 29ª Expo Turismo Paraná

O evento, que acontece em março, é um dos primeiros do calendário nacional para a…

16 horas ago

Curitiba pode se tornar Capital do Turismo Ferroviário

Projeto de lei busca promover o desenvolvimento econômico e cultural da capital paranaense a partir…

16 horas ago