Portal Comunique-se

Número de mulheres que não investem ainda é alto no Brasil

Número de mulheres que não investem ainda é alto no Brasil
Número de mulheres que não investem ainda é alto no Brasil

Com foco em diminuir esse gap, encontro de investimentos voltado para mulheres espera reunir mais de mil investidoras no dia 26 de setembro, no Hotel Unique

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O número de mulheres que não investem no país e no mundo é relevante. Hoje, cerca de 63% da população brasileira está nesse grupo, sendo 53% desses brasileiros mulheres. Os dados são da 7ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada este ano pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), e mostra a falta de incentivo para que as mulheres entrem no universo das finanças e possam gerir o próprio patrimônio. Ainda de acordo com estudo, 51% das mulheres entrevistadas não têm conhecimento de como lidar com dinheiro, o que dificulta ainda mais o início dos investimentos.

“Historicamente, as mulheres são afastadas da gestão do dinheiro da família e do mercado financeiro, pouco voltado ou não receptivo a elas. Precisamos ampliar esse alcance e trazer as mulheres para conversar sobre investimentos com os interlocutores do mercado, que também estão iniciando seu trabalho de reconhecimento da mulher como investidora e grande cliente em potencial. Além de capacidade para gerir seu próprio patrimônio, a independência financeira e autonomia são essenciais para qualidade de vida e estabilidade financeira da mulher”, explica Maria Helena Válio, fundadora da Women Invest.

O Women Invest Summit, congresso de investimentos anual voltado para o público feminino no Brasil, realiza a terceira edição no dia 26 de setembro, no Hotel Unique. O Encontro espera reunir mais de mil investidoras que não são profissionais do mercado financeiro, incluindo executivas, empresárias, profissionais liberais e herdeiras; proporcionando uma plataforma de aprendizado e networking com grandes nomes do mercado de investimentos, marketing, influência e negócios. Entre os palestrantes confirmados estão Mansueto Almeida – Economista-chefe do BTG Pacual e ex-secretário da Fazenda; Gina Bacceli, economista-chefe Itaú Private Bank, Ana Claudia Leoni, da Planejar; Carolina Dostal, do LinkedIn; Beatriz Bottesi, da Meta; Vivian Lee e Mario Torós, da Ibiuna; Mari Emmanouilides, da Galapagos; Vanessa Faleiros, da Rio Bravo; e Luiza Trajano, do Grupo Mulheres do Brasil e Magazine Luiza.

O congresso terá 12 horas de duração e condensará mais de 50 horas de conteúdo simultâneo. Com foco em gestão de patrimônio e educação financeira, as palestras terão temas como o perfil da mulher investidora, o mundo moderno dos investimentos, cenário macroeconômico e investimentos internacionais. Além das palestras, serão ministrados workshops sobre assuntos financeiros ou do universo feminino, como saúde, beleza, moda e contemporaneidades. Pela primeira vez, o evento será transmitido ao vivo pelos canais da plataforma Women Invest.

“Em 2019, identifiquei o início de uma demanda das mulheres (principalmente as mais maduras, como eu) por aprender a como cuidar corretamente dos seus recursos. Como sempre trabalhei no mercado financeiro, dentro e fora do Brasil, consegui criar uma ponte entre estes dois universos. Já moderava os eventos que organizávamos e fui aos poucos me tornando uma referência para estas mulheres. Automaticamente comecei a atuar como uma facilitadora, e assim surgiu a Women Invest no modelo que está hoje”, conta Maria Helena.

O congresso ainda irá revelar as vencedoras da primeira edição do Prêmio Women Invest Awards, nas categorias Inteligência de Mercado, Conselho, Sucessão, Empreendedorismo e ESG, este ano em parceria com a Money Report. Dentre os patrocinadores e apoiadores, estão BTG Pactual, Ibiuna Investimentos, Íon Itaú e Itaú Personnalité, Nomad, Ágora Investimentos, Warren, Deal Comunicações, Galápagos Capital, Rio Bravo, Z-Invest, Est Gestão de Patrimônio, O3 Capital, RB Asset, SOMMA e SulAmérica Investimentos, entre outros.

“Se durante nossas palestras ao longo do ano levamos as mulheres até o mercado financeiro, no nosso congresso fazemos o contrário: trazemos o mercado financeiro até nossas mulheres, num ambiente amigável e acolhedor para elas”, finaliza.

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner