Belo Horizonte, MG 6/6/2024 – O diferencial entre as empresas que crescem e aquelas que estagnam é a capacidade de utilizar dados de forma assertiva
Em um mundo cada vez mais conectado pelos avanços tecnológicos, é crucial buscar acesso a dados em tempo real, visualizações intuitivas, integração completa, relatórios automatizados e fazer uso da inteligência artificial, o que permite decisões informadas e estratégicas, explica a diretora executiva da Beirama.
Nos últimos anos, com a aceleração da transformação digital, é difícil pensar em um aspecto da rotina das empresas modernas que não seja apoiado pelo uso de tecnologias como softwares atualizados, inteligência artificial (IA) e gestão de dados precisos. Para se ter uma noção, o uso de dados no Brasil gerou cerca de R$14,9 bilhões em 2022, de acordo com o estudo “Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2022”, da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), mencionado pelo Portal G1.
Já de acordo com a “Pesquisa Global de Gestão de Dados”, realizada pela Serasa Experian em 2021 nos Estados Unidos, Reino Unido e Brasil, 72% das empresas afirmaram que a aceleração da transformação digital tornou seus negócios mais dependentes de dados e insights de dados.
Para Silvielen Couto, diretora executiva da Beirama, tomar decisões empresariais com base em achismos e intuições, embora possa ocasionalmente ter sucesso, frequentemente resulta em erros que poderiam ser evitados. “A importância da análise de dados vai além do simples conceito de Business Intelligence; ela busca fornecer os recursos certos para levar a empresa a um novo patamar. Ou seja, ao utilizar os dados já disponíveis, é possível gerar insights valiosos que podem ajudar na tomada de decisões informadas e estratégicas, a verdade é que achismo pode falir a sua empresa”, completa.
Com uma gestão de dados adequada, é possível coletar e interpretar os dados de consumo existentes e, assim, solucionar alguma dor ou necessidade que precisa ser atendida de forma mais rápida e eficiente, reforça a diretora da Beirama. “É fundamental ter uma empresa parceira que proporcione aos seus clientes todo o apoio consultivo necessário para monitorar o desempenho da empresa a qualquer momento através de visualizações intuitivas que fornecem dashboards que facilitam a interpretação dos dados, permitindo uma tomada de decisão mais informada.”, destaca.
Por fim, Silvielen avalia que a capacidade da análise de dados pode não parecer um diferencial competitivo para quem não tem familiaridade com gestão de dados, mas é de fato o que determina a capacidade de uma empresa crescer, uma vez que influi em todos os setores da empresa. “O diferencial entre as empresas que crescem e aquelas que estagnam é a capacidade de utilizar seus dados de forma assertiva. Uma boa análise visa realizar previsões, o que permite ao empresário se preparar para os imprevistos, e assim obter um retorno significativo no mercado que atua”, conclui.
Para mais informações a respeito da análise de dados, basta acessar: SITE (beirama.com.br)
Website: https://www.beirama.com.br
A empresa esportiva PUMA foi incluída no Índice Laureus Sport for Good por meio do…
A multinacional indiana Vedanta Limited (“Vedanta”) (NSE: VEDL), conglomerado líder mundial em minerais críticos e…
A OAG, a principal plataforma de dados do mundo para o setor global de viagens,…
Nova funcionalidade une soluções do Pix e cartão de crédito para ajudar o empreendedor a…
Programas internacionais de contratação, LinkedIn atualizado e inglês para negócios ajudam a quebrar teto de…
Práticas de Continuous Testing e Application Quality Assurance aprimoram desenvolvimento de software no Brasil. Segundo…