Projeto do Grupo Açotubo ultrapassa a marca de 100 plantas fabris

O “Qualificar”, projeto do Grupo Açotubo voltado para treinamentos específicos em usinas e campos relacionados, chegou ao número de 100 plantas fabris de empresas do setor sucroenergético no país. O número foi divulgado no aniversário de 6 anos do programa, criado para reduzir riscos e minimizar falhas, garantindo maior retorno.

Foram realizados 20 treinamentos em 2023, com previsão de outros 25 neste ano. Recebem a capacitação os diretores e gerentes de fábricas, especialistas em projetos, responsáveis de manutenção, recebimento, dentre outras áreas diretamente impactadas pelos materiais comprados durante a entressafra. O projeto, atualmente em expansão, foi ampliado para segmentos como mineração, papel e celulose, petroquímico e combate a incêndio para clientes nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Treinamentos identificaram problemas como material de segunda mão e documentação adulterada

Dentre os conteúdos que tiveram maior destaque nesses seis anos, estão as principais características que garantem a rastreabilidade total dos materiais siderúrgicos; as técnicas de prevenção da entrada de materiais adulterados nas empresas consumidoras; o guia rápido de prevenção, além de cases reais que demonstram a necessidade de equipes qualificadas nas inspeções de entrada.

Um dos principais cases do projeto decorreu de um incidente, onde um tubo se rompeu no exato momento que estava acontecendo o treinamento. Depois da apresentação, o gerente de manutenção e utilidades da planta convidou o especialista da Açotubo a verificar um tubo de 12” STD que teve um desgaste prematuro conduzindo vapor em média pressão. O tubo tinha sido instalado há 5 meses e, na visão da Açotubo, deveria permanecer intacto para aquela aplicação por no mínimo 3 anos. O especialista analisou, então, que devido às circunstâncias, poderia se tratar de um material de segunda mão recondicionado ou fornecido com a parede fora da especificação.

Como parte do reforço do Qualificar em 2024, a Açotubo levou o programa para seu estande na Fenasucro & Agrocana, que foi realizada de 13 a 16 de agosto, na cidade de Sertãozinho, São Paulo.  Além do material que aborda como conseguir realizar o treinamento, os visitantes tiveram acesso a mais informações de maneira interativa em um toten digital e  contato direto com equipe técnica responsável pelo Qualificar.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

11 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

11 horas ago

Mercado de certificação digital cresce e busca modernização

ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…

11 horas ago

Mercado americano é o novo foco da Holding Zanon Group

Uma das maiores holdings de franquias do Brasil, o Grupo Zanon aposta alto no mercado…

11 horas ago

Estudo aponta dados da indústria no mundo

O estudo aponta que a Indústria de Transformação brasileira manteve sua posição no ranking mundial…

11 horas ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre

A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…

1 dia ago