Portal Comunique-se

Datopotamabe deruxtecana mostrou melhora clinicamente significativa na sobrevida global em comparação com a quimioterapia em pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas não escamoso avançado no estudo de Fase III TROPION-Lung01

Na população geral do estudo, os resultados de sobrevida favoreceram numericamente o datopotamabe deruxtecana da AstraZenecae da Daiichi Sankyo, mas não alcançaram significância estatísticaO TROPION-Lung01 atingiu anteriormente o endpoint primário duplo desobrevida livre de progressão na população geral do estudoOs resultados apoiam as aplicações atualmente em análise pelasautoridades regulatórias do mundo inteiro, inclusive nos EUA e na UEEste anúncio contém informações privilegiadas

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

CAMBRIDGE, Inglaterra 27/5/2024 –

Na população geral do estudo, os resultados de sobrevida favoreceram numericamente o datopotamabe deruxtecana da AstraZenecae da Daiichi Sankyo, mas não alcançaram significância estatísticaO TROPION-Lung01 atingiu anteriormente o endpoint primário duplo desobrevida livre de progressão na população geral do estudoOs resultados apoiam as aplicações atualmente em análise pelasautoridades regulatórias do mundo inteiro, inclusive nos EUA e na UEEste anúncio contém informações privilegiadas

Os resultados de alto nível de sobrevida global (OS) do estudo de Fase III TROPION-Lung01, que anteriormente cumpriu o objetivo primário duplo de sobrevida livre de progressão (PFS), favoreceram numericamente o datopotamabe deruxtecana (Dato-DXd) em comparação com o docetaxel na população geral do estudo de pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas (NSCLC) localmente avançado ou metastático tratados com pelo menos uma linha anterior de terapia. Os resultados de sobrevida não alcançaram significância estatística na população geral do estudo. No subgrupo pré-especificado de pacientes com NSCLC não escamoso, o datopotamabe deruxtecana demonstrou uma melhora clinicamente significativa na OS em comparação com o docetaxel, a quimioterapia padrão de tratamento atual.

A análise final da OS se baseia nos resultados positivos de sobrevida livre de progressão (PFS) apresentados no Congresso da Sociedade Europeia de Oncologia Médica de 2023, que mostrou que o datopotamabe deruxtecana demonstrou uma melhora estatisticamente significativa na PFS na população geral do estudo e um benefício clinicamente significativo na PFS em pacientes com NSCLC não escamoso. No TROPION-Lung01, a inscrição de pacientes por histologia do tumor foi equilibrada entre os braços de tratamento e consistente com a incidência no mundo real, com aproximadamente 75% dos pacientes com NSCLC não escamoso.1,2

O perfil de segurança do datopotamabe deruxtecana no TROPION-Lung01 foi consistente com a análise anterior, incluindo menos reduções de dose ou descontinuações devido a eventos adversos em comparação com o docetaxel, e nenhuma nova preocupação de segurança foi identificada. Nenhum novo evento de doença pulmonar intersticial de qualquer grau foi julgado como relacionado ao medicamento.

Susan Galbraith, vice-presidente executiva de P&D em Oncologia da AstraZeneca, disse: “O datopotamabe deruxtecana é a única terapia em investigação que demonstrou uma melhora clinicamente significativa na sobrevida de pacientes com câncer de pulmão células não pequenas não escamoso previamente tratados, em comparação com o docetaxel, que há muito tempo é insuperável nesse cenário de tratamento pós-imunoterapia e pós-alvo. Esses resultados reforçam o potencial do datopotamabe deruxtecana para substituir a quimioterapia convencional nesse cenário de linha tardia e ressaltam nossa confiança nos estudos em andamento que avaliam essa terapia no câncer de pulmão de primeira linha.”

Ken Takeshita, MD, diretor global de P&D da Daiichi Sankyo, disse: “A melhora na sobrevida global observada com datopotamabe deruxtecana, juntamente com a sobrevida livre de progressão clinicamente significativa relatada anteriormente, mais do que o dobro da resposta global e a duração prolongada da resposta em comparação com o docetaxel, sugerem que esse conjugado de medicamento e anticorpo direcionado a TROP2 pode se tornar um novo e importante tratamento para pacientes com câncer de pulmão de células não pequenas não escamosas nesse cenário avançado. Esses dados darão suporte às nossas discussões em andamento com as autoridades regulatórias em todo o mundo para potencialmente levar o datopotamabe deruxtecana aos pacientes o mais rápido possível e marcar mais um passoàfrente na criação de novos padrões de tratamento para pacientes com câncer.”

O datopotamabe deruxtecana é um conjugado de anticorpo DXd dirigido por TROP2, especificamente projetado, descoberto pela Daiichi Sankyo e que está sendo desenvolvido em conjunto pela AstraZeneca e pela Daiichi Sankyo.

Os dados serão apresentados em uma próxima reunião médica e darão suporte a aplicações regulatórias atualmente em análise em todo o mundo, inclusive nos EUA e na UE, para o tratamento de pacientes adultos com NSCLC não escamoso localmente avançado ou metastático que tenham recebido terapia sistêmica prévia.

Observações

Câncer de pulmão avançado de células não pequenas

Cerca de 2,5 milhões de casos de câncer de pulmão foram diagnosticados globalmente em 2022.3 O NSCLC é o tipo mais comum de câncer de pulmão, sendo responsável por cerca de 80% dos casos.4 Aproximadamente 75% e 25% dos tumores NSCLC são de histologia não escamosa ou escamosa, respectivamente.1 Embora a imunoterapia e as terapias direcionadas tenham melhorado os resultados no cenário de primeira linha, a maioria dos pacientes acaba sofrendo progressão da doença e recebe quimioterapia.5-7 Durante décadas, a quimioterapia foi o último tratamento disponível para pacientes com CPNPC avançado, apesar da eficácia limitada e dos efeitos colaterais conhecidos.5-7

A TROP2 é uma proteína amplamente expressa na maioria dos tumores NSCLC.8 Atualmente, não há nenhum ADC direcionadoàTROP2 aprovado para o tratamento de câncer de pulmão.9,10

TROPION-Lung01

O TROPION-Lung01 é um estudo de Fase III, global, randomizado, multicêntrico e aberto que avalia a eficácia e a segurança do datopotamabe deruxtecana (6,0mg/kg) versus docetaxel (75mg/m2) em pacientes adultos com CPNPC localmente avançado ou metastático com e sem alterações genômicas acionáveis que necessitam de terapia sistêmica após tratamento prévio. Os pacientes com alterações genômicas acionáveis foram tratados anteriormente com quimioterapiaàbase de platina e uma terapia direcionada aprovada. Os pacientes sem alterações genômicas acionáveis conhecidas foram tratados anteriormente, de forma concomitante ou sequencial, com quimioterapiaàbase de platina e um inibidor de PD-1 ou PD-L1.

Os desfechos primários duplos do TROPION-Lung01 são PFS, conforme avaliado pela revisão central independente e cega (BICR) e OS. Os principais desfechos secundários incluem PFS avaliada pelo investigador, taxa de resposta objetiva, duração da resposta, tempo de resposta, taxa de controle da doença, conforme avaliado pelo BICR e pelo investigador, e segurança.

O TROPION-Lung01 inscreveu aproximadamente 600 pacientes na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. Para obter mais informações, acesse ClinicalTrials.gov.

Datopotamabe deruxtecana (Dato-DXd)

Datopotamabe deruxtecana (Dato-DXd) é um ADC experimental direcionado para TROP2. Desenvolvido com a tecnologia DXd ADC, de propriedade da Daiichi Sankyo, o datopotamabe deruxtecana é um dos seis ADCs DXd no pipeline oncológico da Daiichi Sankyo e um dos programas mais avançados da plataforma científica de ADC da AstraZeneca. O Datopotamabe deruxtecana é composto por um anticorpo monoclonal anti-TROP2 IgG1 humanizado, desenvolvido em colaboração com a Sapporo Medical University, ligado a várias cargas úteis de inibidores da topoisomerase I (um derivado do exatecan, DXd) por meio de ligantes cliváveis baseados em tetrapeptídeos.

Um programa de desenvolvimento clínico global abrangente está em andamento com mais de 20 estudos que avaliam a eficácia e a segurança do datopotamabe deruxtecana em vários tipos de câncer, incluindo NSCLC, câncer de mama triplo-negativo e câncer de mama HER2-negativo e HR-positivo.

Colaboração com a Daiichi Sankyo

A AstraZeneca e a Daiichi Sankyo firmaram uma colaboração global para desenvolver e comercializar conjuntamente o Enhertu em março de 2019 e o datopotamabe deruxtecana em julho de 2020, exceto no Japão, onde a Daiichi Sankyo mantém direitos exclusivos para cada ADC. A Daiichi Sankyo é responsável pela fabricação e fornecimento do Enhertu e do datopotamabe deruxtecana.

AstraZeneca no câncer de pulmão

A AstraZeneca está trabalhando para aproximar os pacientes com câncer de pulmão da cura por meio da detecção e do tratamento da doença em estágio inicial, ao mesmo tempo em que amplia os limites da ciência para melhorar os resultados nos estágios resistentes e avançados. Ao definir novos alvos terapêuticos e investigar abordagens inovadoras, a empresa tem como objetivo adequar os medicamentos aos pacientes que mais podem se beneficiar.

O portfólio abrangente da empresa inclui os principais medicamentos para câncer de pulmão e a próxima onda de inovações, incluindo Tagrisso (osimertinib) e Iressa (gefitinib); Imfinzi (durvalumab) and Imjudo (tremelimumab); Enhertu (trastuzumab deruxtecan) e datopotamabe deruxtecana em colaboração com a Daiichi Sankyo; Orpathys Orpathys (savolitinib) em colaboração com a HUTCHMED; como também um pipeline de potenciais novos medicamentos e combinações em diversos mecanismos de ação.

A AstraZeneca é membro fundador da Lung Ambition Alliance, uma coalizão global que trabalha para acelerar a inovação e proporcionar melhorias significativas para pessoas com câncer de pulmão, incluindo e além do tratamento.

AstraZeneca em oncologia

A AstraZeneca está liderando uma revolução na oncologia com a ambição de oferecer curas para o câncer em todas as suas formas, seguindo a ciência para entender o câncer e todas as suas complexidades para descobrir, desenvolver e fornecer medicamentos que mudam a vida dos pacientes.

O foco da empresa está em alguns dos cânceres mais desafiadores. É por meio da inovação persistente que a AstraZeneca construiu um dos portfólios e pipelines mais diversificados do setor, com o potencial de catalisar mudanças na prática da medicina e transformar a experiência do paciente.

A AstraZeneca tem a visão de redefinir o tratamento do câncer e, um dia, eliminar o câncer como causa de morte

AstraZeneca

A AstraZeneca (LSE/STO/Nasdaq: AZN) é uma empresa biofarmacêutica global, de base científica, que se concentra na descoberta, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição em Oncologia, Doenças Raras e Biofarmacêuticos, incluindo Cardiovascular, Renal & Metabolismo e Respiratório & Imunologia. Com sede em Cambridge, no Reino Unido, a AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Visite astrazeneca.com astrazeneca.com e siga a empresa nas mídias sociais @AstraZeneca.

Contatos

F Para obter detalhes sobre como entrar em contato com a Equipe de Relações com Investidores, clique aqui. Para contatos com a mídia, clique aqui.

References

1.

National Cancer Institute. SEER Cancer Statistics Factsheets: Lung and Bronchus Cancer, 1975-2017. Acessado em maio de 2024.

2.

Ahn M-J, et al . Datopotamab deruxtecan (Dato-DXd) vs doxetaxel in previously treated advanced/metastatic (adv/met) non-small cell lung cancer (NSCLC): results of the randomized phase 3 study TROPION-Lung01. Presented at: ESMO Congress 2023, De 20 a 24 de outubro de 2023; Madrid, Spain. LBA12.

3.

World Health Organization. Global Cancer Observatory: Lung. Disponível em: https://gco.iarc.who.int/media/globocan/factsheets/cancers/15-trachea-bronchus-and-lung-fact-sheet.pdf. Acessado em maio de 2024.

4.

Cancer.net. Lung Cancer – Non-Small Cell: Statistics. Disponível em: https://www.cancer.net/cancer-types/lung-cancer-non-small-cell/statistics#:~:text=NSCLC%20is%20the%20most%20common,be%20diagnosed%20with%20lung%20cancer. Acessado em maio de 2024.

5.

Chen R, et al . Emerging therapeutic agents for advanced non-small cell lung cancer. J Hematol Oncol . 2020;13(1):58.

6.

Majeed U, et al . Targeted therapy in advanced non-small cell lung cancer: current advances and future trends. J Hematol Oncol . 2021;14(1):108.

7.

Pircher, A, et al . Docetaxel in the Treatment of Non-small Cell Lung Cancer (NSCLC) – An Observational Study Focusing on Symptom Improvement. Anticancer Research . 2013;33(9):3831-3836.

8.

Mito R, et al . Clinical impact of TROP2 in non‐small lung cancers and its correlation with abnormal p53 nuclear accumulation. Pathol Int . 2020;70(5):287-294.

9.

Rodríguez-Abreau D, et al . Pemetrexed plus platinum with or without pembrolizumab in patients with previously untreated metastatic nonsquamous NSCLC: protocol-specified final analysis from KEYNOTE-189. Ann Onc . Julho de 2021;32(7): 881-895.

10.

American Cancer Society. Targeted Drug Therapy for Non-Small Cell Lung Cancer. Disponível em: https://www.cancer.org/cancer/types/lung-cancer/treating-non-small-cell/targeted-therapies.html. Acessado em maio de 2024.

Adrian Kemp

Secretário da empresa

AstraZeneca PLC

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Equipe de Relações com a Mídia Global

global-mediateam@astrazeneca.com

+44 (0)1223 344 800

Fonte: BUSINESS WIRE

Compartilhe
0
0

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner