Volta às aulas 2025: período fortalece mercado de gráficas

Passado o período de festas de fim de ano, o comércio se prepara para a volta às aulas, um evento significativo para o setor. As gráficas, que produzem itens essenciais para os estudantes, estão implementando campanhas antecipadas para impulsionar as vendas.

Entretanto, o aumento previsto nos preços dos materiais escolares em 2025 pode representar um desafio. 

A Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), estima uma variação de 5% e 9% nos preços dos itens escolares. Um levantamento do Procon, realizado em dezembro, revelou uma variação de até 269% no valor de uma régua de 30 centímetros nas papelarias de São Paulo.

“Estamos entusiasmados com a primeira grande campanha de peso do ano e, mesmo com a previsão de alta, esperançosos com as vendas de materiais que fazem a diferença no dia a dia das jovens, crianças e adultos”, comenta Victor Nakamura, coordenador de marketing da gráfica online FuturaIM.

Os produtos mais procurados nesta época incluem lápis, cadernos e canetas, conforme pesquisa do Procon do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, o e-commerce brasileiro alcançou um faturamento de R$ 204,3 bilhões em 2024, evidenciando a importância das vendas online para facilitar o acesso das famílias aos produtos.

As famílias, por sua vez, se preparam para parcelar as despesas do ano letivo, como informa o levantamento do Instituto Locomotiva em parceria com a QuestionPro, devido ao alto custo dos materiais.

Diante desse cenário, o comércio, composto pelas papelarias e gráficas, deve escolher alternativas para driblar esse sentimento e lucrar com as adversidades.

“A personalização é uma possibilidade atrativa que atende uma demanda do público, na busca por produtos modernos e inovadores que tenham a ver com a cara do consumidor”, pontua Nakamura.

Um dos exemplos de personalização mencionados por Nakamura é o da nostalgia, percebida em cadernos e agendas com desenhos clássicos que marcaram pais e filhos. O fator é levantado pelo Canva, uma das principais plataformas voltadas para o design, área intimamente ligada com o setor gráfico.

“A necessidade de ter um kit escolar completo faz com que possamos ajudar a criar uma experiência rica para as famílias nesse início ano”, finaliza Nakamura.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Empreendedora Geotérmica Ignis H2 Energy levanta US$ 12,5 milhões no primeiro desfecho da Série A

Fundos para avançar em projetos de exploração nos EUA, Turquia, Indonésia e Itália

1 dia ago

Blockchain, além das criptomoedas, também está na logística

Esta tecnologia, que surgiu em 2008 como suporte ao bitcoin e às criptomoedas, já vem…

2 dias ago

Abordagem integrativa potencializa procedimentos estéticos

Brasil é o país que mais realiza procedimentos estéticos cirúrgicos; medicina integrativa enxerga o paciente…

2 dias ago

Tecnologia facilita turismo em São Carlos

A tecnologia facilita o acesso ao turismo em São Carlos por meio de um aplicativo…

2 dias ago

Interior de São Paulo tem opção de lazer para a família no Carnaval

Resort oferece pacotes com opções de recreação infantil, quartos pet friendly e gastronomia diversificada

2 dias ago

Aquacoco expande e anuncia Italo Ferreira como embaixador

A Aquacoco conta a história de Italo Ferreira no documentário Viva o Agora! e leva…

2 dias ago