Portal Comunique-se

Brasil é o 2º país com maior intenção de investimentos em TI

Estudo realizado pela consultoria Grant Thornton ouviu 5 mil líderes empresariais de 28 países. Intenção de investimento em TI no Brasil segue empatado com a Índia e a Indonésia, atrás apenas na Nigéria

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

4/7/2024 –

Estudo realizado pela consultoria Grant Thornton ouviu 5 mil líderes empresariais de 28 países. Intenção de investimento em TI no Brasil segue empatado com a Índia e a Indonésia, atrás apenas na Nigéria

Como estratégia para alavancar seus negócios, ganhar competitividade e reduzir custos, empresas de médio porte brasileiras querem aumentar os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) em 2024. O percentual de empresas brasileiras (80%) que vão direcionar mais investimentos em TI neste ano chama atenção especialmente quando comparado à América Latina, onde 69% dos ouvidos se mostraram dispostos a elevar o aporte de aplicação nessa área – esse número também é superior quando confrontado com o índice global, de 61%.

Os números foram revelados no estudo International Business Report (IBR), produzido pela consultoria Grant Thornton e publicado no portal TI Inside. O levantamento foi realizado com cerca de 5 mil líderes empresariais de 28 países, no final do segundo semestre de 2023.

De acordo com a CEO da companhia de TI Global Web, Bruna Boner, a pesquisa reflete uma tendência positiva no desenvolvimento tecnológico e na modernização das empresas brasileiras. “Esse dado mostra que o mercado nacional está reconhecendo a importância estratégica da tecnologia da informação para o crescimento e a competitividade. Além disso, é um indicativo de que as empresas estão dispostas a inovar, adotando novas tecnologias para melhorar seus processos, produtos e serviços”, afirma.

O índice de 80% das empresas que planejam esse investimento, evidenciados na pesquisa, coloca o Brasil em segundo lugar no ranking global de investimento em TI, empatado com a Índia e a Indonésia, ficando abaixo apenas da Nigéria (83%). “À medida que as empresas investem mais em tecnologia, elas também precisam estar atentas à proteção de seus dados e sistemas contra ameaças cibernéticas. Investir em cibersegurança não só protege a empresa contra ataques, mas também fortalece a confiança de clientes e parceiros”, explica Boner.

O estudo mostra ainda que os 80% também representam o segundo maior percentual desde o primeiro semestre de 2019, quando 81% dos líderes de empresas de médio porte tinham a expectativa de investir mais em TI. O indicador tem se mantido igual ou acima de 75% desde o segundo semestre de 2020. A CEO da Global Web pontua que “os investimentos em TI devem ser acompanhados de programas de treinamento e desenvolvimento, para garantir que os colaboradores saibam utilizar as novas tecnologias de maneira eficaz”.

“A TI pode ser um fator decisivo para o sucesso de uma empresa como, por exemplo, permitindo a automação de processos, aumentando a eficiência operacional e reduzindo custos. Em um cenário onde a experiência do cliente é cada vez mais valorizada, esse setor desempenha um papel fundamental na personalização e na melhoria do atendimento ao cliente”, conclui Boner.

Website: https://www.globalweb.com.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner