Estudo revela fatores que influenciam a percepção de valor na reforma de pneus

Um artigo publicado na Revista de Gestão Social e Ambiental em janeiro de 2025, conduzido pelos pesquisadores Mateus Silva Santos, Roberto Flores Falcão e Francisco Carlos Barbosa dos Santos, lança um olhar aprofundado sobre o comportamento de compra de pequenos frotistas no Brasil. O estudo é focado na percepção de valor na decisão de reforma de pneus.

No Brasil, onde o transporte rodoviário domina o modal logístico, a reforma de pneus se destaca como solução essencial para a redução de custos, podendo diminuir em até 57% o gasto por quilômetro rodado. Além disso, os autores destacam que a decisão de reformar pneus não depende apenas do preço, mas também de fatores como segurança, conveniência, fidelidade e reputação das empresas reformadoras.

O estudo analisou dados de 109 caminhoneiros autônomos e pequenos frotistas das regiões do Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e Norte de São Paulo. Foram identificados seis principais construtos que impactam a percepção de valor: segurança, fidelidade, custo-benefício, reputação, conveniência e aspectos sentimentais. Entre os quatro perfis de frotistas agrupados, a segurança e fidelidade foram, unanimemente, apontadas como os critérios mais relevantes. Posteriormente, as principais dimensões observadas em seu comportamento, em ordem decrescente, são:

Cluster 1: caminhoneiros casados, com 1 caminhão, de 30 a 39 anos, priorizam reputação, custo-benefício, conveniência e sentimental;

Cluster 2: frotistas com até 4 caminhões, de 50 a 59 anos, valorizam reputação, sentimental, custo-benefício, conveniência;

Cluster 3: donos de 1 ou 2 caminhões, de 40 a 49 anos, valorizam sentimental, um equilíbrio entre custo-benefício e reputação e por ultimo conveniência;

Cluster 4: jovens autônomos, com até 5 caminhões priorizam reputação, custo-benefício, conveniência e sentimentalImpacto no Setor

Como enfatiza um dos autores da pesquisa, Mateus Silva Santos, também vice-coordenador do núcleo COMJOVEM do Triângulo Mineiro, “entender os fatores que moldam a decisão de compra é essencial para criar relações mais sólidas com o cliente e impulsionar a eficiência do transporte rodoviário no Brasil”.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Expensify expande suporte global para cartões corporativos, idiomas, faturamento e reembolsos

O superaplicativo financeiro agora é compatível com cartões corporativos emitidos por milhares de bancos em…

22 horas ago

VeriSilicon amplia portfólio de DSP com a série ZSP5000 Vision Core comprovada em silício para inteligência de borda

Arquitetura altamente escalávelotimizada para visão computacional e cargas de trabalho de imagem com conjunto de…

22 horas ago

Synchronoss Obtém Certificação de Estrutura de Privacidade de Dados UE-EUA

Confirmando a Liderança Global em Proteção de Dados, Conformidade e Confiança do Consumidor

22 horas ago

Versa é a tecnologia por trás do beem da Swisscom: o primeiro serviço de conectividade SASE soberano do mundo

Desenvolvido com base no Versa Sovereign SASE e hospedado na infraestrutura de rede da Swisscom…

22 horas ago

Intelsat faz parceria com Whitaker Peace & Development Initiative para expandir acesso à educação na África Oriental

A conectividade via satélite dará suporte ao ensino online aprimorado em regiões afetadas por conflitos…

22 horas ago

Andersen Consulting aperfeiçoa capacidades de transformação empresarial ao incorporar The Clearing

A Andersen Consulting aprofunda sua plataforma ao incorporar a empresa colaboradora The Clearing, uma consultoria…

22 horas ago