Seminário na Noruega leva soluções sustentáveis dos trópicos com impacto global

O Instituto Fórum do Futuro, criado pelo Ex-Ministro Alysson Paolinelli, com apoio do Banco Mundial, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade de Lavras (e de outras instituições), realizará no dia 06 de novembro, em Oslo, o primeiro seminário em escala global destinado a demonstrar a capacidade do Agro Tropical Sustentável e do conhecimento acumulado pelas Ciências Tropicais em oferecer soluções para diversas crises hoje vivenciadas pela humanidade. O Brasil é líder global no acervo de tecnologias e na de capacidade de gestão em sistemas produtivos tropicais que podem colaborar decisivamente o ajuste do setor agroindustrial às mudanças climáticas, acelerar a inclusão social e tecnológica e, através dela, contribuir para mitigar o fluxo migratório forçado do Sul em direção ao Norte.

“Não basta informar sobre a capacidade científica e de empreendedorismo sustentável do Brasil”, comenta Paulo Romano, Presidente do Fórum do Futuro e Ex-Vice Ministro da Agricultura (1974/1979), para quem “é preciso dialogar, debater os caminhos através dos quais a humanidade vai conseguir fazer com que o conhecimento que já desenvolveu alcance produtores rurais e empresas usuárias dos recursos naturais”. Para cumprir esta missão, o Fórum do Futuro organizou uma delegação com lideranças científicas e empresariais, comprometidas com a urgência do ajuste diante das mudanças climáticas.

“O Brasil já dispõe de uma bateria imbatível de tecnologias sustentáveis (biocombustíveis e agricultura tropical regenerativa), mas o desafio global é democratizar esse conhecimento”, diz Cesar Borges de Sousa, CEO do Fórum do Futuro e acionista da Caramuru Alimentos.

O Fórum do Futuro foi criado com a missão principal de produzir reflexão independente e pavimentar caminhos que estimulem a inclusão social e tecnológica no mundo tropical.

“São dezenas de milhões de produtores rurais excluídos de Ciência e Tecnologia na América Latina e na África”, afirma  o jornalista Fernando Barros, Diretor Executivo do Fórum, gestor da agenda de introdução da temática nos debates Nacional e Internacional, ao lembrar que o propósito do fundador do Instituto, o Ex-Ministro Alysson Paolinelli, era provocar um novo olhar sobre o papel do mundo tropical, enquanto “fonte de soluções contemporâneas para as Pessoas e para o Planeta”.

O Conselheiro do Fórum do Futuro, Roberto Rodrigues, acredita que uma nova pactuação em torno das balizas de cooperação a serem levadas ao seminário “é o caminho mais curto e direto para a Paz”.

Serviço:

Formato Híbrido – Presencial e Virtual

Local – Quality33 Hotel – Oslo

Data – 06/11/24

Hora – 9.00 (Oslo) 14h (Brasil)

Informações e contatos – forumdofuturo@institutoforumdofuturo.org

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Brasil vê ciberataques crescerem 38% no primeiro trimestre

Especialista em segurança da informação destaca a importância de empresas adotarem soluções que aumentem a…

13 horas ago

Especialista explica os diferentes tipos de seguro garantia

Seguro garantia confere proteção em caso de não cumprimento de cláusulas de contrato, como obras…

13 horas ago

CSU Digital abre inscrições para o Programa de Trainee 2025

Com duração de dois anos, empresa terá vagas para áreas de tecnologia, marketing, finanças, produtos…

13 horas ago

Check-up regular com gastroenterologista previne câncer

Câncer colorretal pode afetar 136 mil brasileiros no triênio 2023/2025; Dr. Dionatha Kiak Liska explica…

13 horas ago

Lupita aterrissa no MIPJUNIOR 2024 com três novos títulos

Dois longa-metragens e uma temporada da série estão entre as novidades da franquia Lupita que…

13 horas ago

Reatech reúne vozes diversas para combater capacitismo

Congresso abordará temas de ESG pensando na construção de futuras sociedades, redes e comunidades sustentáveis

13 horas ago