Categories: noticias-corporativas

Autoteste ajuda a prevenir abortos espontâneos

5/8/2024 –

Produto farmacêutico é uma nova ferramenta para auxiliar mulheres que querem engravidar a medir seus níveis hormonais a fim de evitar a interrupção indesejada da gestação

Para quem sonha em ser mãe, sofrer um aborto espontâneo pode ser uma experiência bastante dolorosa — independentemente da idade da mulher. Segundo dados de uma pesquisa divulgada na revista médica Lancet e repercutida pela CNN, estima-se que cerca de 23 milhões de gestações terminem com um aborto espontâneo. 

O número representa 15% do total de gestações anuais em todo o mundo, resultando em uma média de 44 abortos a cada minuto. Em linhas gerais, um aborto é considerado espontâneo ou natural quando ocorre de forma involuntária nas primeiras semanas de gestação. 

A pesquisa aponta, ainda, que a chance de aborto recorrente, ou seja, um seguido do outro, é pequena: cerca de 2% das mulheres que engravidam sofrem dois em sequência e menos de 1% lidam com três ou mais. 

Uma das causas mais comuns para que o problema ocorra é a formação de um embrião com alterações genéticas. Contudo, existem outras causas para a interrupção involuntária da gravidez acontecer de forma recorrente, como a questão hormonal. 

“A progesterona é um dos principais hormônios que mantém a gestação. Sem progesterona, a fecundação pode acontecer, mas a gravidez não vai pra frente. Por isso, uma causa de abortos recorrentes pode ser a baixa do hormônio”, explica a especialista Barbara Jucá, CEO da LC Plus, empresa que oferece o Proov Confirm, teste que mede a progesterona e está disponível nas farmácias e no site online.

Acompanhar para prevenir

Segundo a Associação Brasileira de Reprodução Assistida, mesmo após passar por um aborto recorrente, uma mulher tem até 70% de chances de engravidar novamente e ter uma gestação tranquila. 

Assim, uma das formas de evitar passar por uma situação que pode ser traumatizante como a perda de um bebê é conhecendo o próprio organismo. Entender como funciona o ciclo e os próprios níveis hormonais não apenas ajudam a engravidar como também a manter a gestação.

Um levantamento feito pelo portal Trocando Fraldas apontou que 52% das brasileiras que estão tentando engravidar – as chamadas tentantes – não sabem identificar o próprio período fértil, por exemplo. Hoje em dia, no entanto, essas mulheres podem lançar mão de uma série de testes farmacêuticos que as auxiliam nesse processo. 

Existem produtos, como o Proov Confirm, que medem os níveis de progesterona na urina, indicando, assim, a ovulação e o melhor período para engravidar. No entanto, acompanhar os níveis de progesterona também é importante ao longo da gestação. 

A possibilidade de fazer isso em casa com testes farmacêuticos é algo que traz praticidade à vida da mulher. “A possibilidade de realizar o monitoramento em casa tem o diferencial de ser possível um acompanhamento quase diário da situação. Isso traz uma vantagem que até então não existia”, enfatiza a especialista.

Com preços acessíveis, esses autotestes costumam ser de simples manuseio e seguros, uma vez que não são invasivos e utilizam, geralmente, a urina. Assim, uma mulher que queira engravidar pode acompanhar seus níveis hormonais para saber o período mais propício para uma gestação bem como se os mesmos estão de acordo com o esperado para manter a gravidez.

“Acompanhando e medindo [periodicamente], a paciente e o seu médico podem tomar decisões precocemente e a gestação ganha mais chances de acontecer com saúde”, finaliza.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

PipeRun anuncia parceria com a Horus BI

Parceria visa integrar funcionalidades de Business Intelligence ao CRM de Vendas PipeRun

15 horas ago

Instituto Mario Gazin inaugura novo Centro Cirúrgico em RO

O espaço recebeu o nome do fundador do grupo e recebeu o investimento de mais…

15 horas ago

Setor médico busca crescimento com adoção de inovações tecnológicas

Movimento está ligado a soluções trazidas por empreendedores

15 horas ago

Redtrust traça panorama da cibersegurança em 2024

Dados do setor trazem uma perspectiva de alerta para as empresas. José Luiz Vendramini, representante…

15 horas ago

Profissionais com pós-graduação no currículo ganham mais

Ruy Astrath, diretor geral da Faculdade Focus, destaca quais são as principais tendências de especialização…

15 horas ago

Projeto arquitetônico pode baixar custos e valorizar imóveis

Planejamento eficiente evita desperdícios, otimiza espaços e agrega valor patrimonial

15 horas ago