Setor de suplementos aposta em inovação e fórmulas novas

O mercado de suplementos alimentares no Brasil vive uma fase de transformação. Impulsionado pelo crescimento do interesse por saúde e bem-estar, o setor, que movimentou R$ 6,4 bilhões em 2023, segundo a Yourside, busca se reposicionar para além da performance esportiva, apostando em produtos funcionais, identidade de marca e comunicação acessível.

Um dos nomes que ilustram esse novo cenário é Davi, jovem fundador da marca brasileira Nowhey. Após uma breve experiência como lojista no setor, ele identificou uma saturação de produtos com visual padronizado, nomes genéricos e pouca inovação. “Não via sentido em continuar vendendo os mesmos produtos que todo mundo já oferecia. Queria desenvolver algo novo, com fórmulas exclusivas, rótulos que falassem a língua do consumidor e uma identidade própria”, afirma.

No mercado brasileiro de suplementos, diversas marcas têm adotado estratégias que priorizam a inovação nas fórmulas e uma comunicação mais próxima do consumidor. De acordo com levantamento da Bloomberg Línea, esse comportamento está atrelado à diversificação do público consumidor. Há um movimento de diferenciação, tanto nos nomes e embalagens quanto na proposta de uso, voltada a rotinas diversas e necessidades mais amplas.

Mudanças no posicionamento

Mais do que produtos voltados exclusivamente ao ganho de massa muscular ou perda de peso, cresce a busca por soluções que contribuam com foco, energia, controle do apetite e qualidade do sono. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais (ABIAD), para 85% dos entrevistados, a principal motivação para o consumo de suplementos é a manutenção da saúde e bem-estar.

Com isso, ganha força o desenvolvimento de composições multifuncionais, com ingredientes naturais e menor presença de aditivos genéricos ou estimulantes como a cafeína. De acordo com a consultoria Mintel, consumidores jovens entre 25 e 34 anos representam a maior parcela de interesse por suplementos que associam bem-estar e conveniência no país.

Nesse contexto, marcas como a Nowhey têm investido em produtos com composições exclusivas, voltadas a momentos do cotidiano, como o descanso e a disposição matinal. Segundo Davi, “o consumidor quer praticidade, mas também quer entender o que está consumindo e por quê. Por isso, tudo que lançamos é testado com base em critérios nutricionais e feedback real”.

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Interactive Brokers lança versão 1.0 do IBKR Desktop, oferecendo uma experiência de negociação abrangente em uma única plataforma

Nova plataforma combina inteligência de mercado, descoberta de produtos e ferramentas de execução em uma…

1 dia ago

O novo Experian Assistant for Model Risk Management, com tecnologia de IA, simplifica e acelera os processos de governança

A mais nova adição à família de produtos Experian Assistant permite que instituições financeiras documentem,…

1 dia ago

Andersen Consulting amplia sua atuação em desenvolvimento organizacional com a Omni HR Consulting

A Andersen Consulting fortalece seus recursos de capital humano por meio de um Acordo de…

1 dia ago

Lojas Avenida promove nove inaugurações em sete estados em 2025

Rede varejista pretende atingir a marca de 200 unidades ainda neste ano

1 dia ago

World FZO levará seu 12º Congresso Mundial para o Panamá em 2026

A Organização Mundial de Zonas Francas anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento com…

1 dia ago

Exposições temáticas podem aliar diversão e aprendizado

Atualmente, são seis mostras simultâneas distribuídas por cinco estados brasileiros

1 dia ago