Portal Comunique-se

Novembro Azul reforça cuidados para previnir câncer de próstata em idosos

Novembro Azul reforça cuidados para previnir câncer de próstata em idosos
Novembro Azul reforça cuidados para previnir câncer de próstata em idosos

Entre 2023 e 2025, a previsão é do surgimento de 3.430 novos casos da doença no Paraná, conforme o Inca

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Durante o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde masculina, o foco se volta principalmente à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, especialmente entre os idosos. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 71.730 novos casos da doença entre 2023 e 2025, o que configura 30% do valor total de incidências no país. Em relação ao estado do Paraná, a previsão é que despontem 3.430 novos casos no período.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre homens no Brasil, sendo o grupo acima dos 65 anos o mais vulnerável. As doenças crônicas, juntamente com alterações na mobilidade, declínio cognitivo e da saúde mental, são alguns dos principais problemas em relação à saúde enfrentados pela população idosa, de acordo com a médica da Versania Seniors Club, Carla Lagomarsino. Nesse contexto, promover a saúde e o bem-estar dos idosos é uma das melhores estratégias para reduzir os riscos da doença e melhorar a qualidade de vida.

Com a chegada do Novembro Azul, o foco na saúde masculina e na prevenção do câncer de próstata ganha destaque. No caso dos idosos, a atenção aos cuidados preventivos é fundamental, e espaços como a Versania Seniors Club propõem um modelo de assistência que integra saúde, qualidade de vida e bem-estar, fortalecendo a prevenção contra doenças, inclusive o câncer de próstata. “O homem idoso apresenta diferenças significativas no seu corpo em comparação com outras fases da vida, influenciadas por fatores biológicos, hormonais, sociais e comportamentais, o que justifica a importância do trabalho realizado no residencial”, explica a médica.

O câncer de próstata é mais comum entre homens a partir dos 65 anos, e adotar um estilo de vida saudável pode auxiliar na redução dos fatores de risco. Na Versania Seniors Club, em Curitiba (PR), o ambiente foi projetado para unir cuidados médicos a uma rotina ativa e socialmente envolvente. Em formato de hotel e acolhimento como um lar, o residencial promove atividades regulares de socialização e estímulo cognitivo, essenciais para a saúde mental e para a criação de laços afetivos, que também impactam positivamente a saúde física.

O acompanhamento médico constante é outra peça-chave na prevenção de doenças, segundo a médica. “Nossos hóspedes passam por monitoramento médico, que permite identificar sintomas precocemente e ajustar cuidados conforme a necessidade de cada paciente. Esse cuidado inclui orientação sobre a realização de exames de rotina, como o PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal, fundamentais para a detecção precoce do câncer de próstata”.

De acordo com Carla Lagomarsino, a nutrição também é tratada com prioridade na Versania Seniors Club. Uma alimentação saudável e equilibrada é uma das medidas de prevenção ao câncer de próstata, e a equipe de nutrição da unidade elabora cardápios personalizados, respeitando as necessidades e restrições de cada idoso. Uma dieta rica em nutrientes pode fortalecer o sistema imunológico e, aliada a uma rotina ativa e equilibrada, ajuda a reduzir os riscos de doenças.

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner