Staufen recebe Prêmio Internacional de Excelência da Forbes

Mais uma vez, a consultoria de gestão Staufen foi reconhecida pela Forbes como uma das “Melhores Consultorias de Gestão do Mundo”. O prêmio destaca a atuação da consultoria, que atende tanto grandes corporações internacionais quanto empresas familiares de médio porte. Em um cenário de crises globais e incertezas, a Staufen, com presença internacional e foco em operações, apoia empresas na resolução de desafios imediatos e na preparação para o futuro.

O reconhecimento da Forbes, em parceria com a empresa de pesquisa de mercado Statista, reflete a crescente relevância das consultorias de gestão no cenário empresarial. Em 2024, as empresas enfrentaram um ambiente de negócios caracterizado por imprevisibilidade, desafios e oportunidades. Entre as principais interrupções econômicas estão a crise climática, a recuperação pós-pandemia, conflitos globais, ameaças cibernéticas, demandas na cadeia de suprimentos e inovações em inteligência artificial. Muitas organizações recorrem a consultorias especializadas para lidar com esses desafios, devido à falta de expertise interna.

A lista da Forbes foi baseada em três pesquisas nacionais realizadas com consultores (sócios e gestores de empresas de consultoria) e clientes (executivos) nos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha; além de uma pesquisa global com 8.500 consultores e clientes em 29 países. As empresas foram recomendadas em 13 setores, como tecnologia, serviços financeiros e saúde, e 14 áreas funcionais, como fusões e aquisições, marketing e sustentabilidade. As empresas com o maior número de recomendações foram incluídas na lista e receberam uma classificação por estrelas.

A Staufen foi reconhecida em 11 segmentos, entre eles Gestão de Operações, Automotivo, Aeroespacial, Transformação Digital, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Serviços.

 

Mercado de consultoria em franco crescimento

A demanda por serviços de consultoria de gestão tem crescido significativamente. De acordo com a plataforma de pesquisa Global Data Intelligence Center, o mercado global de consultoria, avaliado em US$ 343,47 bilhões em 2022, deve crescer a uma taxa anual composta de 7,56%, alcançando US$ 494,57 bilhões até 2027. Esse crescimento ressalta a importância dessas consultorias na preparação das empresas para um ambiente de negócios cada vez mais complexo e dinâmico.

“Embora utilizemos as mais recentes tecnologias digitais, nossa atuação vai além dos laptops e dashboards. Estamos diariamente onde a mudança precisa ser vivida e implementada: nos escritórios e fábricas de nossos clientes. Nosso objetivo principal é otimizar a cadeia de valor de ponta a ponta. Essa abordagem está se tornando cada vez mais crucial diante da crescente concorrência, tecnologias disruptivas e crises globais”, afirma Wilhelm Goschy, CEO da Staufen. “O novo reconhecimento da Forbes reforça nosso compromisso com o desenvolvimento e implementação de soluções para nossos clientes”, complementa o CEO da Staufen.

 

Complexo ambiente de negócios impulsiona a busca por consultorias no Brasil

No Brasil, o mercado de consultorias de gestão tem demonstrado crescimento contínuo, com uma tendência de expansão ao ritmo de dois dígitos, o que reflete a crescente demanda por serviços especializados que ajudem as empresas a enfrentar os desafios de um ambiente de negócios cada vez mais complexo. 

De acordo com informações divulgadas pela própria Revista Forbes, o Brasil representa 1% dos negócios globais e 31% do faturamento no mercado latino-americano de consultoria. Movimentou, assim, US$ 14,4 bilhões (R$ 74 bilhões) em 2021, segundo dados do Euromonitor, com destaque para a crescente procura por consultorias em áreas como transformação digital, eficiência operacional e gestão de crises. Esse aumento na demanda está diretamente relacionado à necessidade das empresas de se adaptarem rapidamente a mudanças no mercado e de otimizar seus processos para se manterem competitivas.

O managing director da Staufen no Brasil, Dário Spinola, explica que a empresa desenvolve soluções adaptadas às particularidades do cenário econômico brasileiro. “Com um ambiente regulatório dinâmico e uma economia marcada por ciclos de instabilidade, as empresas precisam de consultorias que ofereçam não apenas expertise técnica, mas também conhecimento profundo do contexto local. Além disso, a crescente pressão por sustentabilidade e responsabilidade social tem levado as consultorias a desenvolverem estratégias que alinhem os objetivos econômicos das empresas com práticas mais sustentáveis e éticas”, explica Spinola.

As perspectivas para o futuro do setor são promissoras, especialmente com o avanço da digitalização e a adoção de novas tecnologias, como inteligência artificial e análise de dados. “Esses recursos têm permitido às consultorias oferecerem insights mais precisos e soluções mais eficientes, impulsionando o desempenho de empresas de diversos portes e setores da economia”, finaliza o managing director da Staufen no Brasil.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

22 horas ago

Dubai Future Foundation publica relatório especial “Global 50” sobre a juventude antes da Cúpula da ONU

Elaborado com contribuições de especialistas internacionais e de especialistas estabelecidos dos Emirados Árabes Unidos, o…

22 horas ago

Além do salário: a desigualdade de gênero persiste

Ambiente de trabalho saudável, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento igualitárias são fatores importantes para a…

22 horas ago

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Biscoito é um alimento que tem penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Marca traz versão…

22 horas ago

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Executivo explica que as ligações clandestinas de energia geram um custo que acaba sendo repassado…

22 horas ago