Práticas de ESG aumentam entre empresas brasileiras

De acordo com o estudo anual Panorama ESG 2024, realizado pela Amcham Brasil e noticiado pela CNN, 7 em cada 10 empresas brasileiras já adotaram práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) no último ano. Ou seja, 71% das respondentes estão integradas a ações sustentáveis ligadas aos próprios negócios.

Além disso, a fidelização de clientes (53%) e as equipes de alta performance (50%) têm ganhado destaque no cenário interno das empresas, mostrando foco em ganho de produtividade por meio de pessoas e em investimentos relacionados à manutenção da base já existente, informa a pesquisa.

Para o cofundador da Zen Brindes, empresa especializada na confecção de brindes personalizados e sustentáveis, Erick Badanai, a sustentabilidade deixou de ser um diferencial e se tornou uma necessidade, com cada vez mais empresas entendendo seu papel na preservação dos recursos e na melhoria da sociedade.

“Isso mostra que a responsabilidade corporativa vai além da imagem e tem um impacto real na forma como as organizações estão lidando com questões ambientais, sociais e de governança.”

O levantamento aponta ainda que as perspectivas dos empresários indicam otimismo para o mercado brasileiro em 2024, 56% prevendo crescimento acima de 10%.

“A oferta de itens personalizados sustentáveis é uma estratégia para atuar no engajamento dos funcionários e no fortalecimento da cultura ESG dentro das empresas. Ao adotarem brindes ecológicos, por exemplo, as empresas não apenas reforçam seu compromisso com o meio ambiente, mas também inspiram seus colaboradores a adotarem práticas mais conscientes no dia a dia”, afirma o empresário.

Quanto aos fatores internos com maior potencial de impulsionar o crescimento, 43% das respondentes afirmam investir na customização de produtos e serviços, 42% na gestão de marca e reputação, mas apenas 29% no fortalecimento de ações ESG.

“A escolha por brindes sustentáveis e não descartáveis vai além de um simples presente corporativo. É uma forma de as empresas consolidarem seu posicionamento de responsabilidade social e ambiental”, avalia Badanai.

O empresário ressalta ainda que ao integrar esses itens ao cotidiano dos colaboradores, “as empresas não apenas fortalecem a cultura ESG, mas também incentivam uma mudança de mentalidade que pode beneficiar a sociedade como um todo”.

Para saber mais, basta acessar: https://zenbrindes.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tū Ātea e Mavenir Fazem Parceria Para Liderar o Futuro das Redes com Ativos de Espectro Maori

RICHARDSON, Texas, Nov. 16, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Mavenir, fornecedora de infraestrutura de rede…

18 horas ago

LambdaTest expande capacidade do KaneAI para aprimorar a eficiência e flexibilidade dos testes

As atualizações mais recentes do KaneAI auxiliam as equipes a realizarem testes de maneira mais…

2 dias ago

Lenovo Group: resultados financeiros do segundo trimestre de 2024/25

Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…

2 dias ago

Abertura do Fórum de Cooperação Econômica ASEAN-China GBA de 2024 (Qianhai)

SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…

2 dias ago

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

2 dias ago

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

2 dias ago