Dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que o grupo dos 1% mais ricos do Brasil tem um rendimento médio mensal 39,2 vezes maior que os 40% com os menores rendimentos.
De acordo com o estudo, o rendimento médio mensal real domiciliar per capita – que consiste na renda média de uma residência dividida por seus moradores – do 1% mais rico foi de R$ 20.664 em 2023.
Para Vinicius Chaves de Mello, diretor executivo do Grupo Riopae – empreendimento com mais de 57 anos no segmento do luto, responsável pelo Crematório Metropolitano São João Batista, localizado em São João de Meriti (RJ) -, o alto índice desse grupo, em específico, tem impulsionado o mercado de luxo no Brasil.
Como resultado, segundo Mello, nos últimos anos também foi possível observar o aumento no interesse pelos chamados “funerais premium” entre a classe média alta e alta. “As funerárias premium emergem como um segmento inovador, oferecendo um conjunto de serviços e facilidades que transformam a experiência do luto e redefinem o padrão de cuidado e respeito”, afirma.
Para ele, o crescimento pode ser atribuído a uma série de fatores, como o aumento da renda, a mudança nas expectativas sociais e a influência das tendências globais. “As famílias brasileiras estão cada vez mais dispostas a investir em serviços que ofereçam um suporte mais completo e humanizado durante o luto”.
O especialista explica que as chamadas “funerárias premium” são empresas especializadas em fornecer serviços fúnebres de alto padrão, combinando personalização e suporte emocional. “Essas empresas visam oferecer uma experiência diferenciada, atendendo a um público que busca um serviço mais personalizado e uma abordagem mais sofisticada ao luto”, esclarece.
De acordo com Mello, a ideia central por trás das funerárias premium é transformar um momento de tristeza em uma ocasião de celebração da vida por meio de serviços personalizados. “Elas [funerárias premium] buscam manter um padrão de excelência na execução dos serviços a fim de atender às necessidades emocionais e culturais dos clientes de forma mais sensível e atenciosa”.
O diretor executivo do Grupo Riopae lista os principais serviços oferecidos pelas funerárias premium nos tópicos a seguir:
Funerárias premium ganham espaço no mercado brasileiro
Na visão de Mello, a ascensão das funerárias premium no Brasil é um reflexo de uma sociedade que, cada vez mais, valoriza a personalização e a qualidade em todos os aspectos da vida – inclusive na gestão do luto. “A presença dessas empresas no mercado brasileiro é uma tendência crescente que merece atenção e análise, pois oferece insights sobre mudanças culturais e econômicas no nosso país”.
Ele ressalta que, historicamente, o setor funerário no Brasil era dominado por um modelo tradicional e, muitas vezes, padronizado, que focava mais na solução do que na experiência do cliente. “No entanto, a crescente demanda por serviços personalizados e de alto padrão tem impulsionado a entrada de funerárias premium que se destacam pela atenção aos detalhes e pela capacidade de proporcionar um atendimento diferenciado”.
Na visão do especialista, a presença das funerárias premium no Brasil vem contribuindo para a transformação da percepção social sobre os serviços funerários. Isso porque, tradicionalmente, o setor era visto como algo apenas necessário e utilitário.
“Com a introdução de serviços premium o funeral é, cada vez mais, visto como uma oportunidade para homenagear e celebrar a vida do falecido de forma única e memorável. Essa mudança de perspectiva reflete um desejo mais amplo de reconhecer e valorizar a individualidade e os momentos significativos da vida”, considera.
Para Mello, a expansão das funerárias premium também está alinhada com o crescimento do mercado de luxo no Brasil. “À medida que a economia brasileira se desenvolve e a classe média alta se expande, há uma maior demanda por produtos e serviços considerados de alta qualidade”, afirma. “As funerárias premium se inserem nesse contexto, oferecendo uma experiência que atende às expectativas de um público exigente”, complementa.
Para concluir, o diretor executivo do Grupo Riopae pontua que a entrada de funerárias premium no mercado tem gerado uma “competição saudável ”, que impulsiona a inovação e eleva o padrão dos serviços oferecidos. “Empresas tradicionais são desafiadas a melhorarem a sua oferta e a incorporar novas práticas para se manterem relevantes. Esse movimento cria um ambiente mais dinâmico e centrado no cliente, beneficiando toda a indústria”, finaliza.
Para mais informações, basta acessar: https://www.crematoriosaojoao.com.br/home
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente
Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…