Rodoviária do Rio estima aumento de 40% no movimento de passageiros no RIR 2024

O movimento de turistas e passageiros utilizando a Rodoviária do Rio a partir de 12 de setembro deverá ser 40% maior em comparação ao movimento normal. Segundo a previsão estatística da concessionária, no período de 12 a 23 de setembro, em função do Rock in Rio, a Rodoviária do Rio deve receber 225.500 passageiros em 7.161 ônibus (1.161 extras), principalmente vindos das regiões Sudeste (MG, SP e interior do RJ) e Brasília, transportando mais de 225 mil passageiros. Grande parte desse número é composto pelo público do festival. Ao todo, considerando o número de embarques e desembarques, o terminal deve movimentar 449.790 pessoas e um total de 14.086 ônibus.

Para os viajantes que estiverem chegando, além do público em geral, o terminal contará com o serviço Primeira Classe com embarque direto para a Cidade do Rock. Os ônibus sairão das plataformas 56 a 58 permitindo que os passageiros que desembarcarem no Rio sigam direto para o evento de ônibus. “A Rodoviária está totalmente preparada para receber os turistas e o público do Rock in Rio, como em todos os anos de festival, oferecendo uma estrutura completa de recepção e serviços. Além disso, contaremos novamente com o serviço Primeira Classe, sendo um dos pontos de embarque oficiais do Rock in Rio para o transporte até a Cidade do Rock”, afirma Roberta Faria, diretora geral da concessionária.

As empresas de ônibus também registraram alta na demanda por passagens para o festival. O Grupo JCA (responsável pelas viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão) já está sentindo um reflexo na movimentação de passageiros com um aumento de 44% na procura por viagens de ônibus de suas linhas até o Rio de Janeiro durante os dias de festival. Entre as principais cidades de origem estão: São Paulo e Sorocaba (SP), Campos dos Goytacazes (RJ) e Belo Horizonte (MG). Com a mesma expectativa, a Guanabara (UTIL, Sampaio, Brisa, Real Expresso, Rápido Federal, Expresso Guanabara), espera um aumento de 20% no total de suas rotas nas linhas das regiões mais remotas do país. Nas rotas vindas de cidades mais próximas como Juiz de Fora e Sul de Minas Gerais, São José dos Campos, Taubaté e Santos, e nestas, esse aumento deverá superar 50%, por isso a empresa deve dobrar a grade de horários para essas cidades. Já a Viação Águia Branca espera um aumento de 53% no total de viagens.

Segundo um levantamento, feito dia 3/9, pela Clickbus, que opera o sistema de vendas de passagens do site oficial da rodoviária (rodoviariadorio.com.br), houve um aumento de 439% nas vendas de bilhetes entre 2023 e 2024. No ranking de rotas em direção ao Rio estão as cidades de São Paulo (capital), que representa quase metade desse total, além de Campinas, Sorocaba, Santos e Barra Funda (SP) e BH e Juiz de Fora (MG). Se o número for comparado com a última edição do evento, em 2022, houve um aumento de 176% de comercialização de tickets. E, se a comparação for desta edição com a de 2022, o número deste ano já está bem maior e o evento nem chegou ainda, um incremento total de 237% para a data do evento, de acordo com a marketplace.

Conforme explica a Associação Brasileira das Empresas de Transportes Terrestres (ABRATI), os preços das passagens de ônibus podem variar de acordo com a companhia, o horário e o tipo de ônibus e quem quiser vir ao Rio nesse período pode encontrar diversas opções de horários, em diversas categorias de viagem desde a convencional até o leito. Na semana de 9 a 13 de setembro, e tomando como exemplo o trecho SP – RJ, que lidera o ranking de maior demanda de passagens em direção à cidade maravilhosa, a entidade ressalta que o viajante encontra opções em 10 viações do transporte regular certificados com a segurança e o conforto e que as empresas possuem mais de 200 opções de horários com preços que variam em média em torno de R$ 200, por trecho.

Ainda há muitas opções de viagem disponíveis no sistema de buscas da Clickbus no site oficial da Rodoviária do Rio para esse período e com tarifas reduzidas. Na rota mais demandada SP -RJ, os passageiros encontram passagens a partir de R$ 99,90 (semileito da Expresso do Sul) ou a partir de R$ 134,91 (leito da Águia Branca). Bilhetes tendo como origem as cidades de MG, que também apresentam maior procura, custam a partir de R$ 77,90 (Juiz de Fora – RJ, no executivo da Guanabara) ou a partir de R$ 139,99 (BH – RJ, no semileito premium da Guanabara) e a partir de R$ 259,99 (BH-RJ, no leito da Cometa). A cidade de Vitória (ES) também registra bilhetes a partir de R$ 159,91 (semileito da Águia Branca). Quem sai de Curitiba para aproveitar o festival encontra passagens para o Rio a partir de R$ 239,55, no semileito. A Rodoviária reitera, quanto maior a antecedência na compra, maior os descontos. Então quem vai ao Rock in Rio e vem de ônibus deve adquirir logo sua passagem.

O Rio se prepara para mais uma alta também na ocupação de turistas por conta do evento. A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro disponibiliza um espaço para o receptivo dos turistas no setor de desembarque da rodoviária. Segundo o presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, a maioria do público do evento é formada por jovens. “A expectativa em relação a ocupação hoteleira no período do Rock in Rio é a melhor possível. A tendência é que a ocupação hoteleira cresça mais próxima ao evento”, complementa. De acordo com os dados do HotéisRio, a média de ocupação turística na cidade já está superior a 54%.

A Rodoviária do Rio recebeu mais de R$ 90 milhões em melhorias da iniciativa privada e, hoje, além de estar localizada em região central, próxima aos principais acessos às rodovias, conta com instalações reformadas, climatizadas e seguras (com monitoramento 24h por 98 câmeras integradas ao sistema de reconhecimento facial da Polícia Militar, vigilantes patrimoniais e posto de policiamento do BPTur), disponibiliza mais de 55 lojas e quiosques e possui carrinhos de bagagens gratuitos no estacionamento e no hall de entrada e o primeiro Uber lounge do mundo dentro de um terminal, com embarque exclusivo de clientes do app no G1 do edifício garagem. Mais informações através das redes sociais @rodoviariadorio.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago