Como a arte impulsiona o turismo em locais já consagrados

As grandes esculturas públicas estão transformando o turismo em locais já consagrados por outras atrações. Segundo a pesquisa internacional feita pelo MyTravelResearch.com, 50% dos entrevistados concordaram que a história e a cultura são fortes influências em sua escolha de destino de férias. Isso porque os visitantes não são somente atraídos pela beleza do local, mas também pela sensação que ele passa — algo que a arte ajuda a deixar mais perceptível.

Chamado de turismo cultural, este segmento representa cerca de 40% das receitas totais do setor ao redor do mundo, conforme dados da Organização Mundial do Turismo (OMT). É o caso do trabalho realizado pelo artista plástico Rafael Brancatelli, o autor do Touro de Ouro da Bolsa de Valores de São Paulo e que, nos últimos anos, tem sido um dos motores desse fenômeno em várias regiões do Brasil. Conhecido por suas criações que valorizam o reino animal, o artista tem ampliado o apelo turístico de cidades, atraindo visitantes e gerando novos fluxos de turismo para esses destinos icônicos.

Rio de Janeiro

A escultura de Bira, novo mascote do Botafogo, instalada no Estádio Nilton Santos, vem gerando um novo tipo de visitante ao local: os torcedores que passam pelo local em dias que não há jogos. Com mais de quatro metros de altura, a obra atrai o público pela sua representatividade e já virou um ponto de parada obrigatório para quem visita o estádio. Muitos amantes de futebol que buscam entender um pouco da magnitude do clube e da paixão de seu torcedor, veem o Bira como uma experiência cultural, ampliando a visitação ao estádio fora da temporada de jogos.

Jaguariúna

Popularmente conhecida por sediar um dos maiores e mais tradicionais eventos de rodeio do Brasil e considerada a “Capital Nacional do Cavalo”, Jaguariúna ganhou três obras em homenagem aos 70 anos de sua emancipação. O “Jaguar Negro”, o “Touro Indomável” e os “Cavalos Brancos”, todas concebidas por Rafael Brancatelli, têm se tornado pontos de interesse para quem chega à cidade. Os turistas, que antes seguiam direto para o centro e as atrações tradicionais, agora se deparam no caminho com esculturas monumentais, que celebram a força e a tradição da região. Os novos pontos de visitação vem atraindo centenas de visitantes e fortalecendo o turismo na cidade.

Campos do Jordão

A famosa cidade turística de inverno inaugurou, com a assinatura de Rafael, o “Elefante Bambuí”, localizado em um dos principais parques da cidade, o Parque Bambuí. Em meio à exuberante natureza e arquitetura europeia da região, a escultura do animal se destaca através de formas geométricas em meio à natureza local. Campos do Jordão, que já atrai mais de 1,5 milhão de turistas anualmente, agora oferece aos visitantes uma experiência artística a céu aberto, complementando o charme da cidade com uma nova camada de apelo cultural.

“Para mim, é emocionante ver como a arte pública pode despertar sentimentos tão profundos nas pessoas e transformar a experiência de um lugar. Cada obra que crio carrega não apenas uma mensagem visual, mas um impacto emocional que se reflete nas interações dos visitantes. Ver o turismo florescer em torno dessas esculturas é a prova de que a arte tem um papel central em criar conexões, memórias e um senso de pertencimento que vai além da paisagem”, diz Rafael Brancatelli.

Em cidades ao redor do mundo, como Nova York e Paris, esculturas icônicas são responsáveis por atrair milhões de turistas anualmente, e o Brasil está começando a trilhar esse caminho com nomes como Rafael Brancatelli. Suas obras, além de comporem a paisagem local, geram identidade e autenticidade, contribuindo para o fortalecimento de destinos já consagrados.

Sobre Rafael Brancatelli

Rafael Brancatelli é um artista brasileiro conhecido por representar a natureza através da arte. Suas obras são verdadeiras celebrações do reino animal, elas captam a sua essência e significado em cada escultura. Liderando uma equipe multidisciplinar, vem fazendo esculturas e pinturas exclusivas para clientes ao redor do mundo, além de obras para as maiores empresas nacionais e internacionais. Ganhou destaque pela criação da obra “Touro de Ouro” da Bolsa de Valores – B3 e pela escultura do Bira, um dos principais mascotes do Botafogo, em comemoração do aniversário de 130 anos do time.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

23 horas ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

23 horas ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

23 horas ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

23 horas ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

23 horas ago

Congresso de Cidadania Digital discute inclusão e segurança

A primeira edição do encontro de Identificação e Cidadania do Brasil aconteceu entre os dias…

23 horas ago