IA traz desafios e oportunidades para o marketing

Nos últimos tempos, os profissionais de marketing e comunicação têm passado por diversas transformações na sua forma de atuar e até mesmo no papel que desempenham junto às organizações.

Desde o início dos anos 90, com os primeiros passos da Internet comercial, a efervescência se tornou marca na área. O surgimento dos motores de busca a partir de 93, o crescimento da comunicação nas redes sociais no início dos anos 2000, o fenômeno dos influencers e tantas outras etapas da “revolução digital” obrigaram os profissionais que atuam no marketing e na comunicação a abraçarem a tecnologia como parte do seu dia a dia.

Foi também nos anos 90 que a sustentabilidade passou a fazer parte efetivamente do discurso das organizações empresariais. A emergência climática e o consumo “irresponsável” se tornaram desafios para qualquer empresa que quisesse estar próxima de seus consumidores e demais stakeholders.

Porém, na visão do professor e pesquisador da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – Dr. Leandro Tadeu Novi, “o que se pôde vivenciar a partir de 2022, com a liberação do ChatGPT para o público em geral, tem potencial para ser a maior revolução na maneira que os profissionais de marketing e comunicadores atuarão”.

Leandro afirma que as bases da IA vêm sendo fundadas há muito mais tempo e que as grandes empresas já davam seus primeiros passos na sua utilização desde os anos 2010. Porém, quando o tema se popularizou e as ferramentas gratuitas e interativas passaram a fazer parte do cotidiano, uma transformação sem precedentes começou a ocorrer.

Na opinião do pesquisador, chatbots e assistentes virtuais vêm se tornando cada vez mais frequentes e “humanizados” e a criação de conteúdos assumiu proporções inimagináveis. “Isso tudo, porém, é apenas a ponta do iceberg. Há muito mais a ser explorado como a personalização em escala, as análises preditivas e a automação de tarefas repetitivas que pouco acrescem valor ao nosso trabalho”, explica Leandro.

O professor aponta para a seguinte questão: “Até que ponto os profissionais estão dispostos a mergulhar nesse enorme potencial e aprofundar seu conhecimento? Será que a inteligência artificial, ao invés de contribuir para uma melhor performance nas áreas de marketing e comunicação, irá diminuir a ‘inteligência natural’, tirando a sensibilidade e o bom senso”?

Leandro afirma que, se o devido cuidado não for tomado, a sociedade verá um crescimento enorme de conteúdos iguais e sem estratégia sendo compartilhados, bem como imagens sem vida e repletas de erros sendo distribuídas, comprometendo a imagem de marcas que foram construídas ao longo de anos de muito trabalho. O pesquisador destaca ainda que o ponto ainda mais crítico é que os profissionais de marketing e comunicação não aproveitarão tudo aquilo que realmente a tecnologia oferece.

O Dr. Leandro Novi desenvolveu uma aplicação baseada em IA para facilitar o uso de ferramentas complexas de análise mercadológica e planejamento estratégico. A ideia é viabilizar o uso dessas ferramentas por micro e pequenas empresas, que não dispõem de verba para contratação de consultorias ou mesmo de profissionais destas áreas. O objetivo é diminuir o índice de mortalidade destas organizações, que hoje, segundo dados do SEBRAE, gira em torno de 21,6% até os cinco anos de atividade.

A solução já foi testada em nível acadêmico e agora começa a ser aplicada em situações reais.

Sobre Leandro Tadeu Novi:

Mestre em Comunicação e Doutor em Administração de Empresas – Marketing.

É sócio e fundador da Nova Atitude Comunicação, autor de livros e artigos científicos e palestrante.

leandro@novaatitude.com.br

www.linkedin.com/in/leandro-novi

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Saúde suplementar tem crescimento de processos judiciais

No primeiro semestre de 2024, foram mais de 137 mil novos processos. Advogada explica que,…

15 horas ago

Empresa de bilhetagem conquista cinco prêmios em 2024

Além do reconhecimento nos prêmios nacionais, a Riocard Mais foi finalista do Transport Ticketing Awards,…

15 horas ago

Piknic Électronik acontece pela 8ª vez no Brasil

Desta vez, em uma parceria exclusiva com a Label de festas Red Room

15 horas ago

Assinatura de celulares corporativos reduz custos de empresas

A assinatura de celular corporativo pode auxiliar na redução de custos operacionais das empresas, já…

15 horas ago

Pesquisas relacionam esporte e saúde mental

A Cia Athletica destaca a variedade de exercícios e os diversos benefícios de incluir atividades…

15 horas ago

Evento debate tendências e inovações do segmento de FIDC

O 7º encontro nacional ANFIDC será realizado no próximo mês, na capital paulista

15 horas ago