Cirurgião-dentista usa botox para fins estéticos e funcionais

 

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), a toxina botulínica, ou Botox, como é popularmente conhecida, é o procedimento estético mais realizado no mundo. Geralmente feito em consultórios médicos e clínicas de estética, o Botox também passou a ser encontrado na odontologia, desde que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) permitiu que cirurgiões-dentistas realizem tratamentos com botox e preenchedores, como o ácido hialurônico.

O cirurgião bucomaxilofacial Denilson Couto da Silva (CRO 126964) explica que o Botox oferece resultados eficazes e seguros quando aplicado por profissionais capacitados. “A aplicação de toxina botulínica por cirurgiões-dentistas é uma prática reconhecida, uma vez que temos pleno domínio da anatomia da face, o que garante precisão e segurança no tratamento”, afirma Denilson.

O Botox atua interrompendo a comunicação entre os nervos motores e os músculos faciais, relaxando-os e prevenindo a formação de rugas de expressão. No entanto, sua aplicação não se restringe ao campo estético.

Além de suavizar rugas, a toxina botulínica tem demonstrado benefícios funcionais em tratamentos médicos. Denilson Couto destaca que o uso funcional do Botox também está ganhando espaço, sendo indicado para condições como bruxismo, hiperidrose (excesso de suor) e até enxaquecas. “A toxina botulínica vai além da estética. Ela oferece soluções para problemas que afetam diretamente a qualidade de vida dos pacientes, como o ranger de dentes durante o sono e o sorriso gengival excessivo”, ressalta o cirurgião.

Como o Botox é aplicado?

Denilson esclarece que a aplicação de Botox ocorre diretamente nos músculos faciais. O procedimento consiste em injetar a toxina botulínica em áreas específicas, de acordo com o objetivo estético ou funcional do paciente. O efeito do Botox geralmente dura entre quatro e seis meses, sendo necessário, após esse período, realizar novas sessões para manter os resultados.

Cuidados com o Botox

Para Denilson, embora o Botox seja um procedimento relativamente simples e seguro, ele aponta que existem contraindicações importantes a serem consideradas. “O uso da toxina botulínica não é recomendado para pessoas com infecções ativas, que tenham recebido recentemente a vacina antitetânica, que tenham doenças neuromusculares, ou que estejam utilizando determinados antibióticos e relaxantes musculares. Além disso, gestantes, lactantes e pessoas alérgicas à toxina ou seus componentes devem evitar o procedimento.”

 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

FGM Dental Group e dOne 3D apresentam a Voxelprint Ceramic

Resina 3D é indicada para próteses dentárias sobre dentes e implantes

15 horas ago

Empresa de logística investe em responsabilidade social

Com sede em Santos, São Paulo, FAM Cargo BR Logística abraça ações voltadas à contribuição…

15 horas ago

Pesquisa: 73% das pessoas priorizam produtos sustentáveis

Os dados indicam também que 46% das pessoas se dizem dispostas a pagar mais caro…

15 horas ago

Laboratório Fleming recebe novo certificado de qualidade

O laboratório da cidade de Jundiaí (SP) está entre as empresas certificadas no estado de…

15 horas ago

Medicina do tráfego atua na segurança do trânsito

Entre as funções de um médico perito de tráfego estão avaliação física e mental de…

15 horas ago

Cuidados masculinos: mercado cresce e fomenta novos produtos

Brasil representa 13% do mercado global de beleza masculina; Bruno Gilliard, diretor da You Man…

15 horas ago