À medida que o mundo dos negócios e o mercado de trabalho mudam e evoluem, novos termos vão surgindo e ganhando força. Um deles é o lifelong learning, expressão originária do inglês cuja tradução em português é “aprendizado ao longo da vida”.
Como explica matéria da Exame, trata-se de uma ideia na qual o aprendizado de uma pessoa deve ir além da educação tradicional e não se limitar a um diploma ou certificado em sua área.
Em outras palavras, o time precisa estar em constante aprendizado, atualizado com as novas tendências e tecnologias. O lifelong learning abrange cursos on-line, palestras, podcasts, treinamentos ‒ toda metodologia formal ou informal que permita o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos.
“Em um contexto no qual a produção e disseminação de informação é constante, estar sempre aprendendo e evoluindo é uma habilidade essencial para o profissional. As empresas precisam investir e direcionar esse aprendizado, para que ele seja construtivo, e até ajude os colaboradores a lidarem com esse fluxo constante de informação”, avalia Suzana Lordelo, co-founder e COO do Lingopass, edtech brasileira que oferece programas de idiomas personalizados para o mercado corporativo. “O aprendizado de uma língua estrangeira é um exemplo de lifelong learning, especialmente em um mundo globalizado e conectado”, explica Lordelo.
“Se antes a formação do ensino superior era a ‘garantia’, hoje estar sempre aprendendo e estudando é o que determina quem vai ser um bom profissional. O conhecimento, mais do que nunca, está constantemente mudando e evoluindo e agora em uma velocidade acelerada. Cabe a nós acompanhar”, defende.
Lordelo acrescenta que as empresas e profissionais adeptos do lifelong learning conseguem garantir uma evolução constante em suas atividades e criam um ambiente de trabalho mais inovador.
Lifelong Learning Summit discutiu o tema em SP
O Lingopass foi um dos organizadores do Lifelong Learning Summit, evento realizado em 20 de setembro, no Learning Village, em São Paulo (SP), que contou, também, com as empresas HSM, SINGULARITY, Humanecer, Inovenow, ABRH SP e People Strat como parceiras e co-participadoras.
Estiveram presentes lideranças das áreas de recursos humanos, treinamento e inovação de diferentes empresas com o objetivo de explorar e vivenciar as mais recentes experiências em lifelong learning.
A programação contou com:
Lordelo conduziu, como parte do evento, a mentoria “Como criar uma cultura de aprendizagem contínua na sua empresa”, na qual compartilhou o impacto do lifelong learning no crescimento do Lingopass e no desenvolvimento educacional de milhares de alunos. Segundo ele, a mentoria contribui com o mercado ao abordar sua jornada empreendedora trazendo temas como gestão de tempo e energia, desafios do cenário start-up, desenvolvimento pessoal e de pessoas dentro do universo corporativo.
“Estou muito feliz de ter estado entre os líderes que defendem que o aprendizado contínuo é essencial para a realização e produtividade profissional dos seus times. Foram trocas e conexões muito ricas para todos os envolvidos e espero que tenha sido só o primeiro evento de muitos”, celebrou a especialista.
Para saber mais, basta acessar: https://www.lingopass.com.br/
Com apoio da indústria química nacional, setor de produtos de limpeza deve crescer mais de…
Marca refinada destaca as principais capacidades e abordagem personalizada da Curia em pequenas moléculas, APIs…
Opengear revela soluções avançadas para simplificar o gerenciamento de TI para inovação, segurança e conformidade…
Grupo do Viva Experience entra nas big techs americanas, incluindo conversa com engenheiro que vendeu…
Realizado no último dia 29, em São Paulo, o Gulf Speed Festival atraiu milhares de…
O Uptodown Turbo foi lançado oficialmente no plano global. Este novo serviço de assinatura oferece…