A tecnologia de controle de acesso tem se expandido rapidamente em diversas áreas, e um estudo global indica que o setor pode quase dobrar de tamanho nos próximos anos, impulsionado por inovações contínuas. Conforme o relatório da The Business Research Company, o mercado poderá encerrar 2024 com crescimento de 10,4% em relação ao ano anterior, movimentando 13,7 bilhões de dólares. Contudo, o que chama a atenção é a estimativa de que até 2028, o setor poderá atingir 22,14 bilhões de dólares e uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 12,7%.
Desde a pandemia, as soluções de controle de acesso ganharam destaque nos projetos de segurança e já demonstram que vieram para se consolidar como uma tecnologia indispensável para a segurança e comodidade em diversos setores, desde residências, a empresas, escolas ou hospitais.
Segundo Paulo Santos, diretor da ASSA ABLOY Controle de Acesso, “com a rápida urbanização e recursos cada vez mais avançados, as pessoas esperam conectividade e conveniência em todos os lugares para tornar as experiências mais rápidas e fáceis para todos”.
Tendências para controle de acesso
Santos destaca que há um grande investimento para edifícios mais inteligentes. Nesse cenário, cada entrada e saída equipada com soluções de controle de acesso é a certeza de uma gestão de pessoas e recursos mais eficiente. Outra tendência que vem impulsionando o crescimento do mercado é a preocupação com a sustentabilidade. A eficiência energética, principalmente, é uma preocupação constante, pois além do impacto nos recursos naturais, também pode fazer a diferença no preço pago na conta de energia elétrica.
“Hoje e para o futuro, o controle de acesso se tornou uma ferramenta de segurança que impacta diretamente no atendimento, manutenção, sustentabilidade e orçamento, entre outras áreas. É possível obter análises em tempo real sobre quantas pessoas estão no local, ajustar o uso de energia de acordo com este número ou averiguar se há necessidade de enviar mais profissionais para determinado setor. Particularmente levando em conta o atendimento, quando pensamos neste uso para hospitais, isso pode representar salvar mais vidas”, aponta.
Nesse sentido, a evolução dos softwares desempenha um papel crucial neste crescimento, uma vez que asseguram capacidade de processamento de dados com precisão e agilidade. Por exemplo, o software Vault Next, da ASSA ABLOY, traduz os dados em informações úteis, como a quantidade de pessoas nas áreas, posicionamento em tempo real, alarmes de intrusão, entre outras aplicações. “Ainda é possível otimizar a infraestrutura de espaços compartilhados, reduzindo os custos de ar-condicionado, iluminação e limpeza, sem armazenar nenhum dado sensível dos clientes, cuidando da cibersegurança, que é outro tema inadiável para assegurar o crescimento do mercado”, conclui o especialista.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente