Full Sail divulga resultados de teste vocacional

A Full Sail University, universidade com sede em Orlando, nos Estados Unidos, acaba de divulgar os resultados de um teste vocacional realizado com jovens de 13 a 17 anos na própria instituição, a fim de apoiá-los em suas escolhas de carreira. 

Segundo informações divulgadas pela Full Sail, o teste vocacional utiliza Inteligência Artificial (IA) para apresentar as três melhores opções de carreira para cada aluno.

“O teste é realizado em inglês e proporciona uma visão personalizada das possibilidades profissionais para os jovens em um momento crucial de decisão sobre o futuro acadêmico e profissional”, afirma Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.

De acordo com Olival, o projeto tem como objetivo ampliar a visão do aluno sobre suas habilidades e como ele pode investir em uma carreira criativa.

Resultados da amostragem de 1000 testes vocacionais

O balanço divulgado tem como base os resultados de uma amostragem de 1000 testes vocacionais. Os testes revelam uma variedade de interesses, com destaque para áreas bastante diversificadas. Segue abaixo o percentual de intenção de carreira por área:

  • Música: 10% dos alunos mostraram interesse nessa área, com participantes optando por carreiras relacionadas à música e gravação;
  • Games: 13% dos alunos têm grande interesse pela indústria de jogos, refletindo o crescente mercado de games no mundo;
  • Negócios: 11% dos estudantes demonstraram inclinação para carreiras relacionadas ao mundo corporativo e ao empreendedorismo;
  • Mídia: com 13% dos participantes, as carreiras ligadas à mídia, comunicação e conteúdo digital também atraem muitos jovens;
  • Tecnologia: 10% dos alunos expressaram interesse em seguir carreiras ligadas à tecnologia;
  • Arte: a área de arte e design aparece com 16% de interesse, destacando a relevância do setor criativo;
  • Cinema: 12% dos jovens demonstraram preferência pela indústria cinematográfica, evidenciando um desejo de explorar o mercado audiovisual;
  • Esportes: a área de esportes teve o maior destaque, com 17% dos estudantes considerando carreiras ligadas a esse setor.

Indústria de games e tecnologia chamam a atenção

“Há uma sobreposição de interesses entre as áreas de games e tecnologia”, destaca Olival. “Ambas estão intrinsecamente ligadas, já que muitas carreiras de desenvolvimento de jogos dependem de conhecimentos técnicos robustos em programação, design de software e outras habilidades ligadas à tecnologia”, complementa.

A Community Outreach Director da Full Sail University explica que, quando somados os percentuais de interesse nas áreas de game (13%) e tech (10%), é possível observar que o interesse por carreiras nessas duas indústrias chega a 23%, tornando-se o maior conjunto de interesse entre os participantes da pesquisa.

“Esse dado reflete a tendência crescente de jovens atraídos pelas possibilidades de inovação e criação dentro do mundo digital, tanto no desenvolvimento de novos jogos quanto no avanço de soluções tecnológicas”, considera.

Arte e design ganham destaque 

Segundo Olival, chama atenção nos resultados o destaque para a área de arte e design, que apareceu com 16% de interesse entre os jovens testados. “Esse é o segundo maior grupo da pesquisa, com participantes optando por carreiras ligadas à criatividade, design gráfico, artes visuais, entre outros”.

Para Olival, esse dado é relevante considerando que a economia criativa tem ganhado espaço e valorização global, abrindo oportunidades significativas para profissionais que combinam habilidades técnicas com criatividade. “Os jovens parecem reconhecer essa tendência e enxergam nas carreiras de design e arte uma oportunidade de expressão pessoal e sucesso profissional”.

Área de sports surpreende

O setor de esportes teve o maior destaque, com 17% dos participantes expressando interesse por carreiras ligadas a esse setor. “Esse resultado é uma surpresa, tanto para os instrutores que acompanham os testes vocacionais quanto para os próprios alunos”, afirma.

De acordo com Olival, durante os workshops é comum perceber a reação surpresa dos jovens ao verem a área de esportes surgindo como uma das opções recomendadas. “Isso se deve ao fato de que, embora as carreiras ligadas ao sports business e sports marketing não estejam necessariamente no radar inicial dos estudantes, elas emergem como opções viáveis quando os interesses pessoais relacionados a esportes são considerados”.

Para Olival, essa desconexão entre o que os jovens imaginam como carreira e o que o teste vocacional sugere é um ponto interessante para reflexão, e lembra da importância de expor os estudantes a novas possibilidades de carreira, como o amplo leque de funções no setor esportivo, que vai além do desempenho físico e inclui funções empresariais e estratégicas.

Na visão da especialista, esses dados fornecem insights tanto para as escolas quanto para os próprios alunos, ajudando-os a visualizar um futuro em que suas paixões podem se transformar em carreiras reais.

“A Full Sail University, ao disponibilizar esses testes e oferecer conteúdo vocacional nas escolas, busca contribuir para o processo de escolha profissional desses jovens, abrindo portas para que explorem oportunidades tanto no Brasil quanto no exterior”, diz Olival.

Para mais informações, basta acessar: @fullsailbrazilcommunity

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Uniphore e Konecta unem forças para impulsionar a IA na experiência do cliente e na transformação digital

A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…

23 horas ago

A unidade de Friendly Hackers da Thales inventa um metamodelo para detectar imagens deepfake geradas por IA

Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…

23 horas ago

Ella Miami Beach atinge 50% de vendas, sinalizando forte demanda no mercado de North Beach

O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…

23 horas ago

Yubico anuncia a Yubico Enrollment Suite para usuários da Microsoft, uma solução completa para autenticação sem senhas

Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…

23 horas ago

Novos meios de pagamento vão impulsionar e-commerce

Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…

23 horas ago

Créditos de Carbono: receitas podem chegar a até 130 bilhões

A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…

23 horas ago