Portal Comunique-se

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Por 'net zero', cimenteira Lafarge Canada investe em automação
Por 'net zero', cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai racionalizar uso de combustíveis fósseis

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

A cimenteira Lafarge Canada, subsidiária do Grupo Holcim, firmou contrato com a ABB para equipar sua fábrica de cimento na cidade canadense de Kingston, província de Ontário, com um novo sistema de controle de processos. 

De acordo com comunicado divulgado pela ABB, a unidade será equipada com uma versão atualizada do controle distribuído ABB Ability™ System 800xA®, que vai reger processos produtivos e de calcinagem realizados no forno rotativo existente na instalação. 

A expectativa é que o sistema otimize o uso de combustíveis na calcinagem. No processo, a queima de combustível proporciona altas temperaturas que desencadeiam a série de reações químicas necessárias à conformação final do cimento.

O sistema também deve contribuir para que a Lafarge amplie o uso de combustíveis menos poluentes na planta. A unidade tem capacidade para produzir um milhão de toneladas anuais de cimento. O investimento em automação representa um novo passo rumo à meta de zerar emissões até 2050, de acordo com a cimenteira canadense. 

Além do investimento em automação, outro esforço da Lafarge para alcançar neutralidade de carbono em 2050 é um projeto piloto de sequestro de carbono atmosférico, desenvolvido em conjunto com a também canadense Hyperion, especialista em soluções sustentáveis. 

Segundo a Lafarge, essa tecnologia permite retirar carbono da atmosfera e incorporar o gás no cimento no momento que o material é usado para produzir concreto, reduzindo, assim, o balanço de carbono. 

“Nossa iniciativa de sequestro de carbono coloca-nos mais perto da neutralidade de emissões”, afirmou no texto divulgado Andrew Stewart, vice-presidente de cimento da Lafarge. 

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner