Portal Comunique-se

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira
Profissionais de tech não temem impactos da IA na carreira

Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo “Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, realizado pela TOTVS, afirmaram não ter receio de que o avanço e evolução da Inteligência Artificial impacte negativamente sua carreira

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Setenta por cento (70%) dos profissionais de tecnologia brasileiros dizem não ter medo ou receio dos impactos da Inteligência Artificial (IA) em suas carreiras. A informação é do estudo Panorama de carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década, realizado pela TOTVS, empresa brasileira de tecnologia, em parceria com a h2r insights e trends. Dentre os quatro perfis entrevistados pelo levantamento (profissionais de Marketing e Vendas; Tecnologia, RH e Finanças), os profissionais de tecnologia foram os que expressaram menor preocupação quando o assunto é IA, junto aos da área de finanças.

O estudo também indicou que, dentre os profissionais que afirmaram possuir algum tipo de receio sobre a utilização da IA, a maior insegurança diz respeito ao impacto na empregabilidade, como substituição da mão de obra e diminuição na demanda de trabalho. A preocupação com relação a ser dependente da IA para criar análises, se tornando apenas um executor, também é um fator negativo para os profissionais da área, sendo o segundo aspecto mais apontado pelos profissionais, que apontaram como eventual preocupação o crescimento descontrolado da inteligência artificial.

A IA é e vai continuar sendo uma realidade dentro das empresas, proporcionando impactos de curto e longo prazo. Contudo, a pesquisa aponta que a maioria dos profissionais entrevistados (90%), independente da área de atuação, não possuem medo de perder seu emprego para esta tecnologia. O contínuo aprendizado e atualização dos profissionais no mercado seriam então fatores primordiais neste novo contexto tecnológico.

Perfil dos entrevistados

Para a elaboração da pesquisa foram ouvidas 477 pessoas. O público ouvido era constituído majoritariamente de profissionais de Tecnologia (60%), 15% de Marketing e Vendas, 13% de Finance, 7% de RH e 5% de outras áreas. Desses, 37% ocupam cargos de alta liderança; 35% são analistas; 17% são coordenadores/supervisores; 6% são especialistas; e 5% são estagiários.

Para ter acesso ao e-book completo do estudo “Panorama das carreiras 2030: o que esperar das profissões até o fim da década”, basta acessar: https://conteudo.totvs.com/panorama-das-carreiras-2030

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner