Câncer: nova tecnologia Pet/Ct Digital Omni chega ao Rio

Os avanços científicos e tecnológicos têm trazido uma nova perspectiva para o diagnóstico e o combate ao câncer, que ocupa o segundo lugar entre as causas mais frequentes de morte no Brasil. A identificação precoce de tumores, bem como a imunoterapia, novos medicamentos, marcadores moleculares e cirurgias minimamente invasivas aumentam o arsenal contra a doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são estimados 704 mil casos de câncer por ano no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul e sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência. O câncer de mama e próstata continuam sendo os tipos da doença com maior incidência no país. As informações são da publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. A Estimativa é a principal ferramenta de planejamento e gestão na área oncológica no Brasil, fornecendo dados e informações fundamentais para a definição de políticas públicas. 

Indo de encontro a este cenário, a medicina nuclear é uma das especialidades que vem contribuindo há décadas para o diagnóstico e tratamento de diversos tipos de cânceres.  Por meio de radiofármacos que detectam lesões, oferecendo informações precisas aos médicos, a especialidade apresenta resultados além das imagens convencionais, proporcionando uma base de análise das funções dos tecidos e órgãos do ponto de vista funcional, bioquímico e até molecular.

No Rio de Janeiro, a Clínica de Medicina Nuclear Villela Pedras, fundada em 1954, está trazendo para a cidade o primeiro aparelho PET/CT Digital OMNI, uma das principais tecnologias na luta contra diversos tipos de câncer. O equipamento, que até então só podia ser encontrado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, está disponível na unidade do Centro, na Rua México, 98 – 3º 4º e 5º andar, que oferece credenciamento com diversos convênios e operadoras de saúde.

A nova tecnologia é de fundamental importância no estadiamento, controle e reestadiamento em diversos tipos de neoplasias. O aparelho possui a maior sensibilidade e acurácia nas imagens, além de realizar o exame em pouco menos de sete minutos. “Trazer este novo equipamento de combate e monitoramento do câncer para o Rio de Janeiro significa continuar a missão da Clínica Villela Pedras, de contribuir na luta contra diversas doenças através das mais importantes tecnologias”, explica o Dir. de Negócios, Dr. Marcos Villela Pedras Polonia. 

Para reduzir a possibilidade de ser acometido pela doença, especialistas e representantes da sociedade civil da América Latina e do Caribe, convocados pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), revisaram as evidências científicas e recomendaram 17 ações que as pessoas devem fazer para prevenir o câncer. Entre as mais importantes causas evitáveis de câncer estão a prática de atividades físicas, perda de peso, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e ter uma alimentação saudável.

No site: www.villelapedras.com.br é possível obter mais informações sobre a nova tecnologia e agendar exames.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Regcheq é nova parceira comercial da ABCD

Empresa especializada em gerenciamento de conformidade regulatória e mitigação de riscos opera atualmente no Brasil,…

17 horas ago

PUMA assina uma parceria de longo prazo com a Federação Portuguesa de Futebol

A empresa esportiva PUMA assinou um acordo de longo prazo com a Federação Portuguesa de…

17 horas ago

Mercado de suplementos cresce no país mas carece de educação

Mesmo com o setor em expansão, Brasil está longe de chegar ao mesmo nível de…

17 horas ago

Médicos exploram segredo da longevidade das Blue Zones

Pesquisadores da expedição Be Real estudaram os hábitos e ingredientes das blue zones da Sardenha.…

17 horas ago

Turismo deve faturar R$ 157,74 bilhões na temporada de verão de 2024/2025

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais acumulam 55,5% do faturamento estimado

17 horas ago