Uma sondagem divulgada pela Robert Half revelou quais são as principais tendências de contratação e salários do setor de tecnologia para 2025. Os cargos mais demandados em tecnologia para vagas efetivas são Gerente de Tecnologia da Informação (TI) Generalista, Desenvolvedor Back-end, Coordenador de Segurança da Informação e Gerente de Projetos.
Já para demandas por projetos, as principais oportunidades são para Desenvolvedor Full-stack, Analista de Infraestrutura, Analista de Business Intelligence (BI) e Consultor ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais, em português).
A pesquisa destaca que o mercado de tecnologia brasileiro vem passando por uma transformação dinâmica, graças às empresas que investem em tecnologia a fim de melhorar operações e experiências dos clientes.
No entanto, para Boner, existe um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de profissionais qualificados, o que resulta em salários atrativos e uma alta competitividade por talentos. “Essa lacuna também reflete a necessidade de investimentos em educação e qualificação técnica para suprir as exigências do mercado”.
Ela observa que a pesquisa da Robert Half destaca cargos com salários a partir de R$ 3 mil (Analista de Suporte Júnior) até cargos com remuneração de R$ 50 mil (Chief Information Officer – CIO).
Diante disso, na visão de Boner, o profissional que atua – ou pretende atuar – nessa área deve considerar alguns fatores ao escolher sua especialização em TI:
Setor esbarra em falta de profissionais qualificados
De acordo com a pesquisa da Robert Half, entre as habilidades técnicas mais difíceis de serem encontradas pelas contratantes, estão IA, automação e aprendizado de máquina. Boner atribui essa dificuldade a diversos fatores:
Quais são as certificações mais buscadas?
Segundo Boner, as certificações destacadas como principais pelas demandas do setor (CCNP, AWS, CompTIA, COBIT) refletem habilidades técnicas reconhecidas globalmente e aumentam a empregabilidade no setor de TI:
Profissionais devem investir em habilidades
Boner também destaca que, para quem desejar começar a atuar profissionalmente nessa área, há determinados elementos que devem ser considerados, para além das certificações técnicas.
De acordo com a empresária e profissional da área de tecnologia, além das certificações técnicas, é importante desenvolver:
“O setor de TI valoriza profissionais que possuem visão estratégica do impacto da tecnologia nos negócios. Assim, além do conhecimento técnico, é importante entender como a TI pode ser usada para gerar valor, aumentar a eficiência e promover a inovação”, explica Boner.
Para a empresária, participar de hackathons, projetos open source ou cursos on-line gratuitos pode ser um ponto de partida para ganhar experiência prática e se destacar no mercado.
Para mais informações, basta acessar: Cristina Boner (@cristina.boner) | Cristina Boner | LinkedIn
Nexcore by Selbetti incorpora novas tecnologias à plataforma de Contact Center as a Service
Dado é do Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do Agro, pesquisa realizada pela TOTVS que…
O estímulo constante é necessário para evitar perdas de conhecimento
Modelos treinados com base nas próprias transações de cada cliente, e soluções para segmentos não…
Pedidos de visto para investir e morar fora atraem mulheres de negócios
Atriz Caroline Marie conquista espaço em filmes de ação norte-americanos