Bahia: Contur apresenta balanço anual positivo de 2024
O Conselho Estadual de Turismo da Bahia (Contur-BA) divulgou o balanço anual de 2024, em dezembro do ano passado. Os números são positivos nas 13 zonas turísticas do estado.
Na ocasião, o presidente do órgão e secretário de Estado de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou o crescente aumento, acima da média nacional, de viagens para a Bahia. Segundo ele, o estado é o mais procurado do Nordeste por turistas estrangeiros.
O Contur-BA apresentou dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo que apontam que mais de 40% dos visitantes estrangeiros que procuram destinos nordestinos começam os passeios pela Bahia.
O órgão também informou que, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), 8,9 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos baianos, o maior número entre os terminais de transporte aéreo das regiões Norte e Nordeste.
Felipe Oliveira Pedreira, da empresa de transfer e passeios Bahia Terra Turismo, celebra os índices positivos apresentados pelo Contur-BA. “O balanço de 2024 eleva as expectativas para o trade turístico da Bahia em 2025. Esperamos que os números sejam ainda maiores este ano. O calendário está ótimo para o cenário turístico”.
Pedreira afirma que o cenário positivo representa um aumento significativo da demanda turística em Salvador e em todo estado da Bahia, seja para destinos já bastante visitados, como Morro de São Paulo na Ilha de Tinharé, ou para o litoral norte de Salvador com seus resorts all inclusive.
O empresário lembra a importância dos serviços receptivos e de passeios nesse cenário. “Uma vez que o turista está em Salvador, são os guias de receptivos locais que apresentam a cidade e todos seus roteiros turísticos. O segmento busca atender a alta demanda com qualidade, isto inclui a qualificação da mão de obra, ampliando e intensificando os treinamentos dos profissionais”.
Para Pedreira, os dados indicam que o estado tem seu papel na diversidade turística do país e que esta é a razão de seu potencial. “A Bahia é um estado muito diversificado, com variedade nas opções de praias em um litoral enorme com mais de 900 km de extensão, além de muitas opções de trilhas, montanhas e cachoeiras na Chapada Diamantina”.
Outro dado da Anac, anunciado pelo Contur-BA, aponta que de janeiro a outubro de 2024, os voos para a Bahia tiveram taxa de ocupação superior a 80%. Em outubro do ano passado, o acesso de turistas europeus ao estado foi ampliado com a inauguração de voos diretos entre Paris e Salvador.
Para mais informações, basta acessar: bahiaterra.com/
A sofisticação das estratégias de CRM, impulsionada pela hiperpersonalização, tem gerado um desafio para as…
Boku obtém autorização como Instituição de Pagamento do Banco Central do Brasil para suportar pagamentos…
Mesmo com o alívio nos preços, manter o planejamento financeiro e repensar a rotina de…
Durante o AI Quest da CIONET, o executivo Breno Ferreira de Andrade destacou como a…
SÃO PAULO, July 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI Revolution Company (AI/R), líder global…
Empresa aposta na tecnologia para gestão do setor, melhorando a cultura organizacional.