A Cirium, a fonte de análise de aviação mais confiável do mundo, anunciou hoje os vencedores de sua Avaliação de Pontualidade de 2024, celebrando as companhias aéreas e os aeroportos que se destacaram em pontualidade e operacionalidade.
Este comunicado de imprensa inclui multimédia. Veja o comunicado completo aqui: https://www.businesswire.com/news/home/20250101964059/pt/
Cirium On-Time Performance Review 2024 (Photo: Business Wire)
O relatório anual da Cirium é o padrão de excelência para análises de desempenho de companhias aéreas e aeroportos em nível global. Um voo pontual é definido como aquele que chega ao portão de desembarque dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário programado. Os aeroportos medem a pontualidade considerando os voos que decolam dentro de 14 minutos e 59 segundos do horário de partida previsto.
A companhia aérea de bandeira do México está no topo das classificações globais
A Aeromexico conquistou o prestigioso título de “Companhia Aérea Global” mais pontual em 2024, alcançando uma impressionante taxa de pontualidade de 86,70%. A Saudia ficou em segundo lugar com 86,35%, enquanto a Delta Air Lines garantiu o terceiro lugar com 83,46%, continuando a demonstrar sua confiabilidade operacional no cenário mundial.
A Avaliação Anual da Cirium também reconhece a excelência operacional das companhias aéreas em todo o mundo, com cinco prêmios regionais. A Iberia Express, membro do International Airlines Group, obteve sucesso como a companhia aérea mais pontual da Europa e a companhia aérea de baixo custo mais pontual do mundo. A Japan Airlines ficou em primeiro lugar na região Ásia-Pacífico, apenas um poucoàfrente da All Nippon Airways.
A Delta Air Lines continuou seu domínio na América do Norte, enquanto a Copa Airlines alcançou a 10ª vitória na América Latina. A Safair também ganhou o prêmio de companhia aérea mais pontual no Oriente Médio e na África. As tabelas completas dos resultados por região e categoria são apresentadas abaixo.
O Aeroporto King Khalid de Riad recebe as honras máximas na categoria Aeroporto Global
Nas categorias de aeroportos, o Aeroporto Internacional King Khalid de Riad, a porta de entrada para a capital da Arábia Saudita, conquistou o prestigioso título de “Aeroporto Global” mais pontual deste ano, com impressionantes 86,65% dos voos partindo no horário. O hub do Oriente Médio se destacou ainda mais ao garantir a vitória na categoria “Aeroporto de grande porte”, superando os principais concorrentes de todas as partes do mundo.
O título de “Aeroporto de médio porte” mais pontual foi concedido ao Aeroporto Internacional de Tocumen, no Panamá – a base da vencedora latino-americana Copa Airlines, enquanto o vencedor da categoria “Aeroporto de pequeno porte” foi o Aeroporto Internacional de Guayaquil Jose Joaquin de Olmedo, no Equador.
Reconhecimento especial de excelência operacional: o Prêmio Cirium Platinum
A Delta Air Lines liderou a tabela pelo quarto ano consecutivo, recebendo o Prêmio Platinum da Cirium por excelência operacional global. Esse prestigioso prêmio vem no momento em que a companhia aérea com sede em Atlanta continua a ser elogiada por seu compromisso inabalável com o desempenho operacional.
O prêmio Platinum considera a complexidade da rede da companhia aérea, o volume de voos e a capacidade de limitar o impacto das interrupções de voos sobre os passageiros durante todo o ano. A companhia aérea foi reconhecida por sua pontualidade ao longo de 2024, com 83,46%, em mais de 1.712.529 voos totais em 2024.
Este ano, a Cirium também concedeu seu primeiro Prêmio Platinum anual a um aeroporto global, com o Aeroporto Internacional El Dorado em Bogotá, Colômbia, recebendo esse prestigioso prêmio. O Prêmio Platinum para Aeroportos considera um conjunto mais amplo de fatores, incluindo o impacto dos atrasos sobre os passageiros, a duração das interrupções, a complexidade operacional e o apelo do aeroporto, com um foco especial no crescimento. Essa abordagem holística destaca a excelência em várias dimensões, estabelecendo uma nova referência na avaliação do desempenho do aeroporto.
Jeremy Bowen, CEO da Cirium, declarou: “Em um setor definido pela complexidade operacional, estamos extremamente orgulhosos de celebrar as companhias aéreas e os aeroportos que ofereceram aos clientes os voos mais pontuais e o melhor desempenho em 2024, reconhecendo sua excelência operacional”.
“2024 foi um ano difícil para as companhias aéreas, enfrentando uma interrupção de TI em larga escala e padrões climáticos atípicos e severos. Apesar desses desafios, essas companhias aéreas e aeroportos trabalharam incansavelmente para garantir que seus clientes tivessem uma viagem tranquila e chegassem ao destino pontualmente”.
“Parabenizamos todos os vencedores da Avaliação de Pontualidade deste ano, cada um estabelecendo novos padrões de excelência operacional. Um reconhecimento especial vai para a Delta Air Lines, que continua sua impressionante sequência de vitórias com o Prêmio Platinum da Cirium para companhias aéreas, para a Copa Airlines, que alcançou seu décimo título como a companhia aérea mais pontual da América Latina, para a Iberia Express, por seu desempenho consistente como a companhia aérea mais pontual da Europa, e para o Aeroporto El Dorado, em Bogotá, por conquistar o primeiro Prêmio Platinum da Cirium para um aeroporto”.
Agora em seu 16º ano, a Avaliação de Pontualidade da Cirium continua sendo o principal padrão para monitorar o desempenho operacional das companhias aéreas em nível global. Alimentada pelos vastos e imparciais dados da Cirium – provenientes de mais de 600 fontes em tempo real, incluindo companhias aéreas, aeroportos, sistemas globais de distribuição e autoridades de aviação civil –, oferece uma visão completa e objetiva do setor. O programa é ainda fortalecido pela orientação de um conselho consultivo independente composto por experientes especialistas do setor com décadas de experiência.
A Avaliação de Pontualidade completa da Cirium para 2024 está disponível para visualização e download em www.cirium.com/on-time-performance.
Notas para os editores:
Os resultados de 2024 para os dez melhores desempenhos em todas as categorias incluem o seguinte:
As companhias aéreas líderes globais foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | AM | Aeroméxico | 86,70% |
2 | SV | Saudia | 86,35% |
3 | DL | Delta Air Lines | 83,46% |
4 | LA | LATAM Airlines | 82,89% |
5 | QR | Qatar Airways | 82,83% |
6 | AD | Azul Airlines | 82,42% |
7 | AV | Avianca | 81,80% |
8 | IB | Iberia | 81,58% |
9 | SK | Scandinavian Airlines | 81,40% |
10 | UA | United Airlines | 80,93% |
Na Europa, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | I2 | Iberia Express | 84,69% |
2 | IB | Iberia | 81,58% |
3 | SK | Scandinavian Airlines | 81,40% |
4 | VY | Vueling Airlines | 81,20% |
5 | DY | Norwegian | 79,23% |
6 | UX | Air Europa | 78,99% |
7 | OS | Austrian Airlines | 78,72% |
8 | SN | Brussels Airlines | 77,77% |
9 | LO | LOT Polish Airlines | 77,72% |
10 | D8 | Norwegian Air Sweden | 76,04% |
Na América do Norte, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | DL | Delta Air Lines | 83,46% |
2 | UA | United Airlines | 80,93% |
3 | AS | Alaska Airlines | 79,25% |
4 | AA | American Airlines | 77,78% |
5 | WN | Southwest Airlines | 77,77% |
6 | NK | Spirit Airlines | 76,05% |
7 | B6 | JetBlue Airlines | 74,53% |
8 | F9 | Frontier Airlines | 71,57% |
9 | AC | Air Canada | 71,36% |
10 | WS | WestJet | 70,99% |
Na região Ásia-Pacífico, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | JL | Japan Airlines | 80,90% |
2 | NH | All Nippon Airways | 80,62% |
3 | SQ | Singapore Airlines | 78,67% |
4 | NZ | Air New Zealand | 77,58% |
5 | FD | Thai AirAsia | 77,46% |
6 | VN | Vietnam Airlines | 76,70% |
7 | PR | Philippine Airlines | 76,06% |
8 | GA | Garuda Indonesia Airlines | 75,30% |
9 | CX | Cathay Pacific Airlines | 75,19% |
10 | QF | Qantas Airways | 73,93% |
Na América Latina, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | CM | Copa Airlines | 88,22% |
2 | AM | Aeroméxico | 86,70% |
3 | BW | Caribbean Airlines | 85,47% |
4 | G3 | Gol Linhas Aereas | 84,09% |
5 | AR | Aerolineas Argentinas | 83,06% |
6 | LA | LATAM Airlines | 82,89% |
7 | AD | Azul Airlines | 82,42% |
8 | AV | Avianca | 81,80% |
9 | H2 | Sky Airlines | 76,67% |
10 | JA | JetSmart Chile | 73,23% |
No Oriente Médio e na África, as principais companhias aéreas foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | FA | Safair | 93,82% |
2 | WY | Oman Air | 90,27% |
3 | RJ | Royal Air Jordanian | 87,02% |
4 | SV | Saudia | 86,35% |
5 | KU | Kuwait Airways | 84,63% |
6 | GF | Gulf Air | 84,11% |
7 | QR | Qatar Airways | 82,83% |
8 | EY | Etihad Airways | 76,91% |
9 | EK | Emirates | 74,42% |
10 | FZ | Flydubai | 70,44% |
As principais companhias aéreas de baixo custo foram:
Classificação | Código da companhia aérea | Nome da companhia aérea | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | I2 | Iberia Express | 84,69% |
2 | G3 | Gol | 84,09% |
3 | AD | Azul Airlines | 82,42% |
4 | MM | Peach Aviation | 82,32% |
5 | VY | Vueling Airlines | 81,20% |
6 | G4 | Allegiant Air | 79,31% |
7 | DY | Norwegian | 79,23% |
8 | QZ | Indonesia AirAsia | 78,97% |
9 | WN | Southwest Airlines | 77,77% |
10 | FD | Thai AirAsia | 77,46% |
Os líderes globais de aeroportos foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | RUH | Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad | 86,65% |
2 | LIM | Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez | 84,57% |
3 | MEX | Aeroporto Internacional Benito Juarez, Cidade do México | 84,04% |
4 | SLC | Aeroporto Internacional de Salt Lake City | 83,80% |
5 | SCL | Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez | 82,84% |
6 | MSP | Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul | 82,27% |
7 | IAD | Aeroporto Internacional Washington Dulles | 82,23% |
8 | DTW | Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County | 82,06% |
9 | OSL | Aeroporto de Oslo Gardermoen | 81,91% |
10 | DOH | Aeroporto Internacional de Doha Hamad | 81,38% |
Os líderes dos aeroportos de grande porte foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | RUH | Aeroporto Internacional Rei Khalid de Riad | 86,65% |
2 | HNL | Aeroporto Internacional de Honolulu | 85,45% |
3 | LIM | Aeroporto Internacional de Lima Jorge Chavez | 84,57% |
4 | MEX | Aeroporto Internacional Benito Juarez, Cidade do México | 84,04% |
5 | SLC | Aeroporto Internacional de Salt Lake City | 83,80% |
6 | SCL | Aeroporto Internacional Santiago Arturo Merino Benitez | 82,84% |
7 | LGA | Aeroporto LaGuardia de Nova York | 82,39% |
8 | MSP | Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul | 82,27% |
9 | IAD | Aeroporto Internacional Washington Dulles | 82,23% |
10 | DTW | Aeroporto Metropolitano de Detroit Wayne County | 82,06% |
Os líderes aeroportos de médio porte foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | PTY | Aeroporto Internacional Tocumen do Panamá | 90,34% |
2 | BSB | Aeroporto Internacional de Brasília | 88,19% |
3 | ITM | Aeroporto Internacional de Osaka Itami | 88,18% |
4 | SDU | Aeroporto Santos Dumont do Rio de Janeiro | 88,17% |
5 | PDX | Aeroporto Internacional de Portland | 84,86% |
6 | SJC | Aeroporto Internacional San Jose Mineta | 84,74% |
7 | AEP | Aeródromo de Buenos Aires Jorge Newbery | 83,30% |
8 | VCP | Aeroporto Internacional de Viracopos-Campinas | 83,26% |
9 | SMF | Aeroporto Internacional de Sacramento | 82,77% |
10 | KWI | Aeroporto Internacional do Kuwait | 81,59% |
Os líderes aeroportos de pequeno porte foram:
Classificação | Código do aeroporto | Nome do aeroporto | Desempenho dentro do prazo (OTP) |
1 | GYE | Aeroporto Internacional de Guayaquil José Joaquin de Olmedo | 91,38% |
2 | UIO | Aeroporto Internacional de Quito Mariscal Sucre | 90,05% |
3 | CPT | Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo | 89,39% |
4 | SAL | Aeroporto Internacional de El Salvador | 89,33% |
5 | KOA | Aeroporto Internacional Ellison Onizuka Kona | 88,61% |
6 | SVG | Aeroporto de Stavanger | 86,73% |
7 | BOI | Terminal Aéreo de Boise | 86,21% |
8 | NGO | Aeroporto Internacional de Nagoya Chubu Centrair | 85,98% |
9 | FOR | Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins | 85,32% |
10 | SSA | Aeroporto Internacional de Salvador | 85,21% |
Sobre a Cirium
A Cirium® é a fonte mais confiável do mundo de análises de aviação. A empresa oferece dados poderosos e análises de vanguarda para potencializar um amplo espectro de participantes do setor. Ela vem equipando companhias aéreas, aeroportos, empresas de viagens, fabricantes de aeronaves e entidades financeiras com a clareza e a inteligência de que precisam para otimizar suas operações, tomar decisões com informação e acelerar o crescimento de receitas.
A Cirium® é parte da LexisNexis® Risk Solutions, uma empresa da RELX, que fornece ferramentas de análise e decisão com base em informações para clientes profissionais e empresariais. As ações da RELX PLC são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de cotação: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova York: RELX.
Para informações adicionais, siga a Cirium® no LinkedIn ou acesse cirium.com.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20250101964059/pt/
Contato:
Para consultas de imprensa sobre a Cirium, envie um e-mail para media@cirium.com
Fonte: BUSINESS WIRE
YUNFU, China, Jan. 04, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Medicina do Sul da China desempenha…
Novas regras da ANS sobre descredenciamento de hospitais ampliou as normas de portabilidade para os…
Recurso online gratuito oferece mais de 1.200 artigos informativos, receitas, vídeos e podcasts de vários…
A Performa Web, agência de marketing digital full service com mais de 10 anos no…
Local onde foi gravado programa de verão atrai turistas e possui empreendimentos voltados para a…
Pode ocorrer comprometimento da geometria da direção e acelerar o desgaste dos pneus