ABB integra megaprojeto de aço verde da Tata Steel

Consórcio entre a especialista em automação ABB e a fabricante de equipamentos para laminação de aço Clecim, venceu concorrência da Tata Steel para implantar uma unidade de decapagem nova e automatizada na planta da siderúrgica indiana em Port Talbot, País de Gales, Reino Unido.  

Em comunicado, ABB e Clecim disseram ter assinado contrato com a empresa indiana no início do ano, de valores não divulgados, que prevê a implantação de equipamentos de decapagem, etapa de remoção de impurezas da superfície do aço, e soluções de automação, digitalização e eletrificação, com comissionamento previsto para 2027.  

O texto afirma ainda que a ABB vai implantar soluções digitais para otimizar o processo, entre elas o ABB Ability™ Manufacturing Operations Management for Metals, o ABB Ability™ Data Analytics Platform for Metals, além do Extended Operator Workplace, centro de controle projetado para aprimorar operações de controle humano. 

A ABB também vai automatizar a etapa com as soluções Roll@xA, para laminação de aço, e o sistema de controle ABB Ability™ System 800xA®, configurado com bibliotecas específicas. Os sistemas serão interligados às automações da Clecim a reger os equipamentos mecânicos para estruturar uma operação de alta confiabilidade. 

“A nova linha de decapagem será implementada em nossa maior planta de aço verde, em Port Talbot, que vai garantir a disponibilidade de aço de alta qualidade e baixa pegada de carbono para nossos clientes e outros negócios da Tata Steel”, afirma o CEO da subsidiária do Reino Unido, Rajesh Nair. “A colaboração é um avanço na produção de aço galesa a mirar um futuro sustentável”.

O projeto também vai permitir a implantação no futuro de soluções digitais, especificamente manufatura inteligente, gestão de ativos e conexão entre colaboradores. Está previsto ainda a implantação de comutadores, transformadores de média voltagem, UPSs, inversores, motores e infraestrutura para controle operacional pela ABB.  

A linha de decapagem integra um investimento da Tata Steel de £ 1,25 bilhão, sendo £ 500 milhões do governo do Reino Unido, para fabricar aço verde em Port Talbot, com um alto-forno a arco-elétrico de capacidade para até 3,2 milhões de toneladas anuais do metal. A planta com modernização concluída deve atingir capacidade total até 2028. 

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
DINO

Recent Posts

Veículos elétricos têm um impacto positivo na qualidade do ar

Esses veículos oferecem uma alternativa viável e ecológica aos modelos tradicionais

19 horas ago

IBRI e Deloitte realizam pesquisa até 20 de maio de 2025

O tema da 18ª edição da pesquisa IBRI Deloitte é “Evolução nas Relações com Investidores:…

19 horas ago

Belgo Arames completa 50 anos com foco no futuro

A empresa especialista em soluções de arames de aço investe em tecnologias que tem como…

19 horas ago

Mastopexia com prótese corrige flacidez e devolve volume

Procedimento tem sido escolhido por mulheres que desejam melhorar a flacidez das mamas e recuperar…

19 horas ago

Pesquisa da Perficient descobre desconexão entre executivos e seus funcionários ao adotar IA generativa

Novo estudo ressalta necessidade de comunicação e treinamento mais intenso em IA generativa em todas…

19 horas ago

Estudo aponta dados sobre uso de IA no marketing digital

Conforme divulgado na pesquisa, nada menos que 75,7% dos profissionais de marketing já estão utilizando…

19 horas ago