Blefaroplastia é o 3º procedimento mais realizado em 2023

A busca por um olhar mais jovem impulsiona a blefaroplastia para o topo do ranking mundial de cirurgias estéticas, segundo dados do International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). No Brasil, essa tendência se confirma com o procedimento ocupando o terceiro lugar entre os procedimentos cirúrgicos mais populares em 2023.

Segundo a ISAPS, os cinco procedimentos cirúrgicos mais populares são a lipoaspiração,  aumento dos seios, cirurgia de pálpebras, rinoplastia e abdominoplastia. Para o oftalmologista Dr. Sergio Crivelin, os índices são um reflexo de algo já observado no consultório: o impacto que o olhar tem na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. 

“A blefaroplastia, tanto no Brasil quanto no mundo, se destaca porque vai além de uma questão estética. Ela resgata um olhar mais jovem, descansado e feliz, algo que influencia diretamente na maneira como nos sentimos e nos comunicamos com o mundo”, afirma o médico, que é especialista em blefaroplastia.

Ele ressalta que os brasileiros estão cada vez mais conscientes da importância do olhar. “Isso também reforça a missão de um especialista na área: oferecer técnicas seguras e resultados naturais, sempre respeitando a individualidade de cada paciente. Afinal, o olhar é único”, frisa.

Crivelin possui dezesseis anos de experiência em blefaroplastia e é mentor do curso para médicos “Segredos da Blefaroplastia”. Em sua 20ª edição, o curso já formou mais de 350 médicos na modalidade presencial e mais de 3 mil alunos de todo o país no formato on-line.

Procedimento pode solucionar diversos incômodos

Segundo Crivelin, diversos incômodos podem ser solucionados com a blefaroplastia, a começar pelo excesso de pele nas ordens superiores, que pode causar o chamado “olhar cansado” e, até mesmo, prejudicar o campo de visão.

“O procedimento também é uma alternativa para bolsas de gordura nas sombras inferiores, que dão a aparência de inchaço ou olheiras permanentes, mesmo após uma boa noite de sono”, afirma. “Além disso, a modalidade é uma opção para o problema de flacidez e rugas ao redor dos olhos, que acentuam o envelhecimento e tiram a vitalidade do rosto”, explica.

O especialista ainda destaca que a blefaroplastia pode ajudar com assimetrias ou imperfeições que comprometem a harmonia do olhar.

“Além da parte estética, há um impacto emocional positivo. Os pacientes relatam uma melhora significativa na autoestima e na confiança, sentindo-se mais interessados e felizes em situações do dia a dia, como tirar fotos ou socializar”, diz o médico.

Blefaroplastia pode ser indicada para condições de saúde

De acordo com Crivelin, a blefaroplastia vai além da estética e pode ser indicada por motivos de saúde. “Um dos casos mais comuns é o excesso de pele nas pálpebras superiores, algo que pode chegar a comprometer o campo visual, dificultando atividades cotidianas como ler”.

Segundo o médico oftalmologista, outro problema que pode ser solucionado com a modalidade é a ptose palpebral, que ocorre quando a pálpebra superior é caída devido a uma fraqueza da musculatura. “Isso pode causar desconforto visual e forçar o paciente a compensar levantando as sobrancelhas ou inclinando a cabeça”, explica.

Ele ressalta que a blefaroplastia também ajuda em casos de blefarite crônica, onde o excesso de pele facilita o acúmulo de secreções, piorando a intensidade das margens das lesões. “Além disso, a cirurgia pode aliviar sintomas de tensão ocular ou dor de cabeça. Essas condições mostram como o procedimento pode melhorar não só a estética, mas também a qualidade de vida”, observa.

Pré e pós-operatório exige atenção

Segundo Crivelin, é necessário prestar atenção aos cuidados pré e pós-operatórios de quem realiza uma cirurgia de blefaroplastia.

“O pré-operatório inclui avaliação detalhada da saúde, análise das estruturas ao redor dos olhos e orientações como evitar medicamentos que aumentam o risco de sangramento”, afirma. “O paciente deve seguir as orientações de jejum e ter um acompanhante no dia da cirurgia”, explica.

O mentor do curso para médicos “Segredos da Blefaroplastia” conta que, após o procedimento, é necessário repouso relativo e compressas frias nos primeiros dias.

“Além disso, recomendamos que o paciente use os medicamentos prescritos para prevenir infecções e desconfortos e evite exposição solar direta e atividades físicas intensas, com o retorno gradual às atividades normais em cerca de trinta dias”, afirma Crivelin.

Ainda de acordo com o especialista, é preciso deixar de usar maquiagens nos primeiros trinta dias. “Os resultados começam a aparecer já no primeiro mês, com cicatrizes quase imperceptíveis após três a seis meses”, explica.

Técnicas combinadas à blefaroplastia podem trazer diferentes resultados

Crivelin comenta que existem várias técnicas complementares que potencializam os resultados da blefaroplastia, proporcionando um rejuvenescimento mais completo. Entre os principais estão:

  • Cantopexia: eleva o canto dos olhos, melhorando a firmeza e a estética da região;
  • PIES (Ponto de Interrupção do Excesso de Pele): técnica que permite maior precisão na remoção do excesso de pele;
  • Preenchimento: usada para reposicionar o volume perdido na região periorbital, suavizando olheiras e dando um aspecto mais jovem;
  • Laser ou Peelings: podem ser combinados para melhorar a textura da pele ao redor dos olhos.

“Essas combinações trazem resultados ainda mais naturais. Em todo o caso, é preciso verificar as melhores alternativas com um médico especializado”, conclui Crivelin.

Para mais informações, basta acessar: https://www.instagram.com/dr.sergiocrivelin

Compartilhe
DINO

Recent Posts

Vidrí seleciona a Blue Yonder para otimizar gestão de inventários e aumentar a resiliência da cadeia de suprimentos

A principal varejista salvadorenha de ferragens e materiais de construção empregará os recursos de reabastecimento…

11 horas ago

Andersen Consulting aprofunda recursos de segurança cibernética

A Andersen Consulting continua aperfeiçoando seus recursos de consultoria com a empresa colaboradora IT Security…

11 horas ago

Créditos de carbono poderão quitar impostos no agronegócio

Com valorização no mercado internacional, esses instrumentos avançam como solução sustentável e, no Brasil, podem…

11 horas ago

Cetrel participa da IFAT Brasil com novas soluções em gestão ambiental

Com a inclusão de serviços de resposta a emergências e Total Waste Management (TWM), a…

11 horas ago

LambdaTest revela ‘Smart Branching and Baseline Management’ para modernizar fluxos de trabalho de testes visuais

A SmartUI agora alinha testes visuais com práticas de desenvolvimento do mundo real, ao eliminar…

11 horas ago

Rigaku anuncia o STAvesta, um analisador térmico feito sob medida para o desenvolvimento de materiais de última geração

Favorece uma ampla gama de usuários, de iniciantes a especialistas, atendendo a uma ampla variedade…

11 horas ago