Portal Comunique-se

Extensa agenda de shows no Brasil em 2025 movimenta turismo

Extensa agenda de shows no Brasil em 2025 movimenta turismo
Extensa agenda de shows no Brasil em 2025 movimenta turismo

Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre estão entre locais que recebem shows internacionais durante o ano e atraem turistas do segmento de eventos. Análise aponta crescimento anual de 8,8% no mercado de turismo musical até 2032

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Em 2025, o Brasil conta com uma extensa agenda de festivais musicais e shows de artistas internacionais. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba e Brasília são as principais capitais a receber as atrações com datas já confirmadas.

Entre os eventos musicais que se destacam estão a apresentação gratuita da cantora estadunidense Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, que aconteceu no último dia 03, a banda de rock Pretenders, em Porto Alegre e o festival de música The Town, em São Paulo, com apresentações de Katy Perry, Sex Pistols e Mariah Carey.

Cristiane Mörs, CMSO da rede Laghetto de hotéis com unidades no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, afirma que o segmento de turismo voltado para grandes eventos musicais desempenha um papel essencial na economia das grandes capitais. Segundo ela, shows individuais e festivais de grande porte impulsionam setores como hotelaria, gastronomia e transporte.

“O line-up desses eventos é um fator determinante para a atração de público e a expectativa é que, em 2025, a intensa programação de shows gere um impacto econômico significativo, resultando em alta ocupação hoteleira e aumento na demanda por serviços turísticos”, declara a especialista.

Segundo Mörs, a diversa agenda de shows e festivais representa uma excelente oportunidade para incrementar a receita hoteleira e fortalecer o turismo como um todo. “Eventos musicais de grande porte, especialmente aqueles realizados em estádios, costumam gerar picos de ocupação hoteleira, principalmente na véspera e no dia do evento, com um tempo médio de permanência de aproximadamente 1,5 noites”.

A especialista destaca que, quando ocorrem aos finais de semana, os eventos ajudam a compensar a queda natural da demanda corporativa, trazendo um impacto positivo para a hotelaria e demais setores envolvidos. “A expectativa para 2025 é que a hotelaria registre taxas elevadas de ocupação durante esses períodos, consolidando o turismo de entretenimento como um dos principais motores econômicos das capitais”.

Mercado de turismo musical e estratégias do segmento hoteleiro

O Rock in Rio é um dos festivais de música citado como um grande impulsionador do crescimento econômico no Brasil na análise do tamanho e participação do mercado de turismo musical da Coherent Market Insights. O relatório indica o desenvolvimento de programas estratégicos de turismo de festivais por alguns destinos para se estabelecerem como destinos musicais durante todo o ano, devido à crescente popularidade dos festivais de música.

Segundo o relatório, a América Latina emergiu como um mercado de turismo musical de crescimento extremamente rápido e as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são atraentes para turistas interessados em experiências musicais. A análise estima que o mercado de turismo musical mundial alcance o patamar de US$7,80 bilhões ainda em 2025, e deve atingir US$14,09 bilhões até 2032, com uma taxa composta de crescimento anual de 8,8%.

Edinan Santana, gerente de hospedagem do Laghetto Stilo São Paulo, acredita que existe uma grande oportunidade para que hotéis se conectem com o ecossistema de eventos, por meio de parcerias com organizadores, casas de shows e serviços de transporte.

“Uma parceria estruturada traz ainda mais benefícios aos hóspedes e à operação do hotel. Para quem está se preparando para 2025, minha recomendação é clara: personalize. Torne a experiência do hóspede memorável antes, durante e depois do evento. Isso fideliza e transforma a estadia em parte da celebração”, orienta o especialista.

Para Santana a personalização é uma das principais adaptações que as redes hoteleiras devem fazer para garantir uma experiência diferenciada ao público de eventos. “Cada evento tem seu público e sua atmosfera. Em datas como estas é interessante transformar o hotel em uma extensão do espetáculo”.

O gerente de hospedagem enumera algumas ações que tornam a experiência do hóspede mais imersiva. “Adaptar playlists e a programação nas TVs do hotel, ampliar horários do café da manhã quando necessário e indicar transportes confiáveis. Assim como reforçar o atendimento com informações práticas sobre o evento e rotas, com um time que entende e compartilha o entusiasmo do hóspede”.

No entanto, Mörs, CMSO da rede Laghetto, alerta para a preparação para o atendimento de a um público diversificado de turistas. “O público de shows e festivais têm um perfil diferente do hóspede tradicional, além da boa localização, ele busca um ambiente descontraído, com serviços que valorizem a experiência pré e pós-show. Isso inclui desde um bar animado com drinks especiais até opções para um ‘esquenta’ com os amigos”.

Santana reforça que o comportamento do público também muda. “Há mais euforia, mais movimento nas áreas comuns, e é necessário equilibrar isso com o descanso de outros hóspedes. Trabalhar com uma comunicação clara e acolhedora, além de destinar espaços adequados para quem quer curtir mais um pouco a noite com um drink, sem comprometer o sossego de quem já está em ritmo de descanso é importante”.

De acordo com o gerente de hospedagem do Laghetto Stilo São Paulo, um dos principais desafios é manter a excelência no atendimento mesmo durante o pico de ocupação. “A governança deve atuar com agilidade na limpeza e organização das áreas, e o bar e restaurante devem estar preparados para receber um fluxo maior de pessoas, muitas vezes em horários não convencionais. Preparar-se para esse público é oferecer hospitalidade com leveza e flexibilidade”, pontua.

Principais shows em 2025

Lady Gaga
3 de maio – Rio de Janeiro (Praia de Copacabana)

Pretenders
18 de maio – Porto Alegre (Auditório Araújo Vianna)
20 de maio – Curitiba (Teatro Positivo)
22 de maio – Brasília (Ulysses Centro de Convenções)

The Town
6,7,12, 13 e 14 de setembro – São Paulo (Autódromo de Interlagos)

Linkin Park
5 de novembro – Curitiba (Estádio Couto Pereira)
8 de novembro – São Paulo (MorumBIS)
11 de novembro – Brasília (Arena BRB Mané Garrincha)

Para mais informações, basta acessar: laghettohoteis.com.br/

Compartilhe
0
0
nutra brasil - topo mega banner