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Seca no Norte exige estratégias logísticas para evitar problemas no transporte

Seca no Norte exige estratégias logísticas para evitar problemas no transporte
Seca no Norte exige estratégias logísticas para evitar problemas no transporte

O período de seca severa na região Norte impacta anualmente a logística de transporte fluvial, gerando prejuízos bilionários e afetando operações de diversas cidades

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A seca severa que atinge a região Norte do Brasil entre os meses de junho e novembro, e que, em 2024, causou mais de R$ 1 bilhão em prejuízos econômicos e afetou 209 cidades, segundo dados da Defesa Civil e da Confederação Nacional de Municípios (CNM), tem trazido problemas para além do que acontece com a população da região.

O setor de logística é um dos afetados, já que o transporte pelos rios não acontece como nos outros períodos do ano. Diante desse desafio, a Viktória Cargas, especializada em soluções logísticas customizadas, adota, desde 2022, um modelo de planejamento contínuo e diversificação de modais que visa garantir a continuidade das operações, atender às demandas do mercado e mitigar os efeitos da estiagem prolongada.

Quando rios secam e o transporte fluvial se torna inviável, o risco de desabastecimento cresce. É exatamente nesse ponto que o planejamento logístico se torna crítico. “A partir de 2022 percebemos que o desafio da seca deixou de ser sazonal. Em 2023, por exemplo, ela avançou até janeiro, o que nos obrigou a rever nosso modelo de operação na região”, explica Selly Sayed, CEO da Viktória Cargas.

A estratégia da empresa para driblar a crise tem se baseado na diversificação dos modais, com foco no fortalecimento do transporte rodoviário, e na expansão de parcerias com companhias aéreas, especialmente com novas operadoras que surgiram recentemente no mercado, oferecendo alternativas competitivas. Paralelamente, a empresa investiu na construção de uma nova planta logística, equipada para armazenagem, o que pode permitir que os clientes antecipem seus embarques e reduzam os riscos de desabastecimento durante os períodos mais críticos da seca.

Mais do que mitigar riscos, a estratégia da Viktória visa fortalecer as relações com clientes e parceiros, oferecendo não apenas transporte, mas soluções logísticas com base em inteligência. A possibilidade de armazenamento é uma das apostas para os próximos anos. Com ela, a empresa pretende ampliar sua capacidade de atendimento, oferecendo espaço para que as indústrias possam estocar seus insumos e mercadorias, a ideia é garantir abastecimento contínuo, mesmo nos períodos de estiagem severa.

Os resultados desse modelo são expressivos. Entre 2022 e 2023, dados da empresa indicam que o volume de cargas na região cresceu 23%. De 2023 para 2024, esse crescimento foi ainda mais robusto, chegando a 85%. A expectativa para 2025 é de, no mínimo, um aumento adicional de 15%, impulsionado principalmente pela demanda do setor automotivo, que tem no fluxo entre São Paulo e Manaus uma de suas principais rotas logísticas.

No coração desse cenário está o Polo Industrial de Manaus (PIM), um dos maiores centros industriais da América Latina, com faturamento anual superior a R$170 bilhões em 2024, e que depende diretamente de uma logística eficiente para abastecimento e escoamento de produtos. A cada ano, as secas na região Norte têm se tornado mais longas e severas. De acordo com a Defesa Civil, os impactos da estiagem em 2024 afetaram diretamente 900 mil pessoas, comprometendo atividades econômicas e, sobretudo, o transporte fluvial, essencial para a região.

O modelo adotado pela Viktória tem o objetivo de garantir segurança, previsibilidade e continuidade das operações, mesmo quando os desafios climáticos impactam o transporte fluvial, que historicamente é essencial na Amazônia, mas que se torna inviável durante longos períodos de seca. “É preciso garantir que a carga dos clientes chegue, independentemente do cenário, contar com parcerias estratégicas do setor e com uma estrutura própria que assegure o compromisso de manter as cadeias produtivas funcionando”, conclui Selly.

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