Innospec e Unesco Iesalc firmam parceria para apoiar estudantes indígenas

A Innospec, empresa global em especialidades químicas, anunciou a parceria com o Instituto Internacional de Educação Superior da UNESCO (IESALC) para lançar um programa educacional destinado a melhorar o acesso à educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para estudantes indígenas no Brasil.

O principal resultado do projeto consistirá em um curso sobre desenvolvimento sustentável e STEM, co-projetado por estudantes e pesquisadores indígenas e não indígenas. Esse curso integrará o conhecimento e a ciência indígenas aplicados às práticas de sustentabilidade, com o objetivo de capacitar diversas vozes na educação STEM. A iniciativa oferecerá treinamento direto a 40 estudantes indígenas, com efeitos cascata que beneficiarão mais 200 indivíduos.

De acordo com dados publicados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), repercutido pelo portal g1, mais de 46.000 indígenas estavam matriculados no ensino superior, quase cinco vezes o número registrado em 2011. No entanto, apesar dessa melhoria significativa, as vozes indígenas permanecem sub-representadas no sistema educacional brasileiro.

Em colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte (MG), o programa busca atender aos objetivos expressos por estudantes indígenas durante a recente Conferência Regional de Educação Superior (CRES+5), que destacou a necessidade de um maior envolvimento na educação STEM. Esse objetivo está alinhado com o novo Pacto para o Futuro da ONU, que enfatiza a proteção e o aprimoramento do conhecimento indígena.

Vali Jerome, presidente de Fuel Specialties da Innospec, afirmou: “Operamos no Brasil desde 2011 e hoje empregamos mais de 300 pessoas. Como um empregador focado em STEM, estamos satisfeitos que o número de estudantes universitários indígenas esteja aumentando. Estamos honrados em trabalhar ao lado da UNESCO para continuar a ampliar a educação, o treinamento e as oportunidades profissionais STEM para estudantes indígenas no Brasil”.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

FEICON: Branco entra no ramo de ferramentas e traz novidades

Após reposicionamento de marca, empresa apresenta durante a feira suas novas linhas de ferramentas, aspiradores…

18 horas ago

Maranhense é autor do pôster oficial de Miami na Copa 2026

Há 16 anos vivendo nos Estados Unidos, ele já criou uma série de obras públicas…

18 horas ago

Setor de food delivery enfrenta desafios na logística

O mercado de delivery de comida no Brasil se consolida como um hábito crescente, impulsionado…

18 horas ago

Tributo Justo leva empresários a um salto para refletir sobre empreender

Empresários realizam salto de paraquedas em ação da Tributo Justo que conecta empreendedorismo e tomada…

18 horas ago