Gestão Inteligente ganha força com uso de ERP
A transformação digital está remodelando a forma como as empresas conduzem seus processos e tomam decisões. Nesse novo cenário, o uso de sistemas de gestão e sistemas integrados ganha protagonismo por oferecer mais eficiência, agilidade e uma visão 360º do negócio. É o que aponta o artigo “Sistemas ERP: Aliados na Análise de Negócios e Tomada de Decisões”, publicado pela Revista Tópicos. De acordo com a publicação, os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) automatizam processos como controle de estoque, gestão financeira e recursos humanos, fornecendo análise de dados em tempo real para embasar decisões mais estratégicas.
De acordo com o Índice de Transformação Digital Brasil 2024, desenvolvido pela PwC Brasil em parceria com a Fundação Dom Cabral, as empresas brasileiras avançaram em maturidade digital, mas ainda enfrentam desafios estruturais e culturais que comprometem o impacto pleno das estratégias digitais. O relatório aponta que, embora o índice médio de maturidade tenha subido de 3,3 para 3,7 em uma escala de 1 a 6, grande parte das organizações ainda precisa aprimorar sua governança e alinhar suas estratégias à realidade do mercado.
Para Flávio Luiz, CEO da Upper, consultoria Gold Partner da SAP há 18 anos, investir em um sistema de gestão robusto é essencial para quem busca competitividade e crescimento da maturidade digital. “A adoção de um ERP moderno como o SAP Business One é um divisor de águas para empresas que desejam crescer de forma estruturada e inteligente. O sistema permite simplificar processos, integrar áreas e tomar decisões mais rápidas, baseadas em dados reais. Isso muda completamente a forma de gerir um negócio e garante mais competitividade em qualquer setor”, afirma. Segundo ele, investir em gestão inteligente deixou de ser tendência: hoje, é questão de sobrevivência no mercado.
Além da automação de processos, que por si só pode elevar a produtividade de 0,8% a 1,4% ao ano, de acordo com a McKinsey, a análise de dados em tempo real se tornou uma aliada indispensável dos gestores. Ferramentas de Business Intelligence (BI) permitem acesso a informações estratégicas com rapidez, facilitando decisões mais assertivas.
Apesar dos ganhos evidentes, a adoção da gestão inteligente ainda enfrenta desafios. Segundo Flávio Luiz, um dos principais obstáculos está na resistência à mudança e na falta de maturidade digital. A boa notícia é que, segundo a McKinsey, empresas que superam esses obstáculos registram aumento de até 20% na eficiência operacional.
“Em meio a esse contexto, a gestão inteligente se consolida como o novo padrão para empresas que desejam liderar em seus segmentos e transformar a forma como operam”, conclui o CEO da Upper.
– Primeiro teste de diagnóstico in vitro baseado em sangue a receber autorização da FDA…
Kléver estabelece a equipe de melhor desempenho do Equador sob a bandeira eXp, acelerando a…
Empresa, membro da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados, participa da iniciativa…
Novo atendimento "LTP Barware" realiza a personalização de utensílios de vidro, cerâmica e metal para…
A OTIS, em parceria com a Edoo, lança mais de 65 vagas de estágio técnico…
Profissional que deseja pedir aumento de salário precisa se preparar, reunir dados e escolher o…