Portal Comunique-se

Festival celebra artes visuais com programação inédita em Trindade

Festival celebra artes visuais com programação inédita em Trindade
Festival celebra artes visuais com programação inédita em Trindade

Com início no dia 16 de agosto, no Teatro Desencanto, o evento propõe conexão entre artistas e comunidade por meio de exposição, oficinas, mesas-redondas e apresentações artísticas

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Trindade (GO) recebe, a partir do dia 16 de agosto, uma nova edição do Festival de Artes ao Ar Livre (Faal), que neste ano tem como tema Diálogos Visuais: Artes Ao Ar Livre. A abertura será às 20h, no Teatro Desencanto, com uma programação composta por exposição de artes visuais, exibição de filme e mesa-redonda. O festival é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.

Com atividades programadas até o dia 6 de setembro, o evento apresenta uma edição expandida em relação aos anos anteriores, incluindo exposição interna, oficinas, sessões de cinema, debates e apresentações de dança, teatro e música. “O Faal tem mais de três décadas de trajetória e se consolidou como um importante espaço para artistas em diferentes fases de carreira, desde os iniciantes até os mais reconhecidos. É um evento que contribui significativamente para o cenário artístico de Trindade e de todo o estado”, afirma Rodrigo Cunha, diretor-geral do projeto.

A exposição principal ocorre de 18 de agosto a 4 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na área interna do Teatro Desencanto. O encerramento, nos dias 5 e 6 de setembro, será realizado na área externa do teatro e contará com atividades das 9h às 23h. A programação inclui ainda oficinas de artes visuais, sessões de filmes, mesas-redondas e apresentações artísticas.

Segundo o curador do festival, Amarildo Jacinto, cerca de 100 obras integram a mostra deste ano, selecionadas com base na diversidade de linguagens, originalidade e representatividade. “A procura por parte dos artistas foi expressiva. O público terá acesso a uma programação plural, que contempla diferentes estéticas, temáticas e formatos, em consonância com a proposta do festival”, ressalta.

A edição de 2025 também representa uma nova etapa na história do evento, com ampliação da estrutura e da abrangência. “Estamos realizando a maior edição do Faal até agora, com mais dias de atividades e espaços preparados para receber o público com segurança e conforto. Uma equipe dedicada tem trabalhado intensamente para garantir a qualidade desta edição, que dá ainda mais destaque às artes visuais”, destaca Angely Parreira, produtora executiva do projeto.

Além de oferecer acesso gratuito a diversas manifestações artísticas, o festival reafirma seu compromisso com a acessibilidade e a inclusão, por meio de recursos físicos e comunicacionais que possibilitam a participação de todos os públicos. “O objetivo é transformar o espaço cultural da cidade em um ambiente democrático e interativo, alinhado à proposta do festival de tornar a arte uma experiência educativa e coletiva”, completa a produtora.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner